Faixa publicitária
Missão País: um projeto transformador para viver o serviço aos outros PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

O projeto católico “Missão País” decidiu agradecer o dom de Deus. Em março sucederam-se celebrações em Coimbra, Lisboa e Porto. Na Catedral do Porto, na Eucaristia presidida por D. Manuel Linda, o bispo do Porto pediu aos jovens universitários para evangelizarem as universidades, prestarem apoio aos estudantes Erasmus e a estarem atentos ao discernimento vocacional com vista a um empenho missionário e sacerdotal

A Catedral do Porto acolheu neste domingo dia 17 de março uma Missa de Ação de Graças organizada pelos jovens universitários que participam no projeto “Missão País”. Uma iniciativa que nos últimos dias decorreu também nas dioceses de Coimbra e Lisboa. O lema foi: “Chegou o momento de juntos agradecermos o dom de Deus”.

 

No Porto, a Sé encheu-se por completo numa Eucaristia presidida pelo bispo do Porto. Na sua homilia, D. Manuel Linda refletiu sobre as leituras do II Domingo da Quaresma, em particular, sobre a passagem do Evangelho que relata a Transfiguração de Jesus. A este propósito o bispo do Porto referiu que na visão do Corpo Glorioso de Jesus os discípulos percecionaram a salvação. “Uma salvação que se cumpre na História” – afirmou D. Manuel Linda declarando que o projeto da fé em Cristo é para ser vivido em missão para que, assim, se possa cumprir na vida de cada pessoa.

Aos universitários presentes nesta Eucaristia e que viveram experiências intensas de vida no projeto “Missão País” o bispo do Porto lançou três pedidos concretos: contribuírem para a evangelização das universidades; prestarem atenção e apoio aos estudantes do projeto Erasmus em Portugal e estarem atentos ao discernimento vocacional, em particular, para um empenho missionário e sacerdotal.

Antes do início desta celebração falou à reportagem da VP Beatriz Magalhães, uma estudante de Nutrição e que tem responsabilidades de chefia no projeto “Missão País” na sua implantação no Norte de Portugal. Assinalou que já participa na Missão País há cinco anos, um projeto que considera ser “de universitários para universitários” feito para “servir o outro” procurando testemunhar o “amor de Deus”.

“Vamos para terras onde Jesus já chegou há muito mais tempo do que nós e mostramos com a nossa simplicidade, força e vontade de jovens, o amor de Deus” – afirmou Beatriz Magalhães que declarou sentir-se transformada pela vivência do projeto “Missão País”.

“Acho que é completamente transformador e cada pessoa que experiencia a Missão País transforma-se. Não por aquilo que leva às pessoas mas por aquilo que as pessoas nos dão quando vamos àquelas terras. Chegamos todos de coração cheio” – declarou Beatriz Magalhães.

A Missão País iniciou-se com o Movimento Apostólico de Schoenstatt, com o propósito de inspirar gerações que vivam a fé Católica em Missão. Começou com 20 jovens missionários universitários em 2003. No último ano estiveram envolvidos na Missão País mais de 3000 missionários de 43 faculdades tendo o projeto passado por 55 localidades. Segundo dados da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa, desde a sua criação já se realizaram 154 Missões País.

Por Rui Saraiva - VP

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.