Notícias Secretariados

Jornadas Catequéticas (13 jul.) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

As próximas jornadas catequéticas vão decorrer no dia 13 de julho, das 9h às 17.30h na Casa Diocesana de Vilar.

São sete as propostas de itinerários formativos:

Itinerário 1: Métodos, interpretação e estudo de itinerários bíblicos: a vocação nas Escrituras

Itinerário 2: A arte de discernir e acompanhar em grupo eclesial: uma iniciação

Itinerário 3: Uma catequese ao serviço da iniciação cristã (reflexão e metodologias)

Itinerário 4: O adolescente: conhecer, comunicar e acompanhar

Itinerário 5: O adolescente: alegria e festa do encontro com Jesus Cristo (reflexão e metodologias)

Itinerário 6: Iconografia Cristã: A Arte como caminho para a iniciação cristã e a vivência da fé

Itinerário 7: Leitura orante da Palavra: métodos de planificação

Mais

Festa das Missões: envio de Missionários, Jovens, Padres e uma Religiosa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Neste quinto domingo pascal, a Sé do Porto viveu um “Pentecostes” muito sui generis, talvez algo mesmo que nunca tenha visto nestes novecentos anos de vida como Igreja Mãe do Porto.

O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, acolheu e presidiu à Eucaristia deste encontro de gerações, desde a Infância e Adolescência Missionária, até venerandos cooperadores e anciãos missionários, Institutos Religiosos e Missionários, os três Seminários diocesanos – Maior da Sé, Bom Pastor e Redemptoris Mater – Alguns Assessores e Equipas Vicariais das Missões. As Associações e Movimentos Laicais com seus Estandartes, Movimentos dos Missionários com seus Lenços ao peito, juntamente com turistas que ficaram para ver, lotaram a Igreja Mãe. Este Encontro, para celebrar, viver e aprofundar a comunhão diocesana para o envio em missão, neste Domingo V da Páscoa, antecipava já o Pentecostes: a alegria dos jovens, a diversidade, todos unânimes na oração, com o Bispo, saindo portas fora confirmados no anúncio do Senhor ressuscitado. Constava de duas partes: Eucaristia, com dois testemunhos missionários e depois no Seminário Maior: Festa de animação com músicas e danças de vários Continentes.

XVII encontro de alunos de EMRC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

XVII encontro de alunos de EMRC da diocese do Porto realiza-se no 17 de maio, no Parque Oriental do Porto.

«Liga-te, estás convocado» é o tema da iniciativa que vai desafiar milhares de alunos a serem “protagonistas da mudança no mundo”.

Lançámos um desafio aos alunos de serem capazes de olhar para o mundo à sua volta, natureza e pessoas, e fazerem desse mundo um lugar melhor. Convocado a transformar o mundo onde ser Humano e natureza convivem e lidam em equilibrio”, revelou ao EDUCRIS o diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), professor António Madureira.

IV Encontro Diocesano de Cuidadores PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

No ano Missionário o Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde - SDPS organiza e promove o IV Encontro Diocesano de Cuidadores, subordinado ao tema: “Todos chamados à Missão de Cuidar”, que terá lugar no domingo 2 de junho de 2019, a partir das 15h, na Casa Diocesana de Vilar – Porto, sala 105 (este dia substitui o dia 16 de junho, previsto no Plano Diocesano de Pastoral, em virtude de coincidir com o Dia Diocesano da Família e outras atividades da Diocese).

O Encontro dirige-se a todos aqueles que estão envolvidos na Pastoral da Saúde e na Pastoral Social, especialmente a todos os que estão próximos e cuidam de quem vivencia a fragilidade e sofrimento.

Todos estão convidados. A entrada é livre, não sendo necessário inscrição.

Programa:

Semana Oração das Vocações 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

A Semana de Oração pelas Vocações, assinalada já desde há 56 anos a esta parte e celebrada pela Igreja do mundo inteiro, constitui um desafio para que todos,

particularmente os cristãos, possam refletir sobre a incontornável dimensão vocacional da vida de cada ser humano, rezando pelas vocações no seio da Igreja (matrimónio, sacerdócio, vida consagrada e vida laical).

Tendo lugar em pleno tempo da Páscoa, quando trazemos no coração e nos lábios, de modo particularmente mais intenso, o anúncio festivo da Ressurreição de Jesus, esta Semana, realizada entre os III e IV domingos deste tempo e culminando naquele que é conhecido como o domingo do Bom Pastor, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o que este ano corresponde ao intervalo de dias entre 5 e 12 de maio, recorda-nos que as vocações na Igreja têm uma marca profundamente pascal, porque todas nos interpelam para o serviço aos outros, para o amor sem medida, para a entrega da vida, para o risco de procurarmos a alegria inédita e indiscritível que se ergue e se descobre na manhã perfumada e luminosa da Ressurreição.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (2.Cartaz.zip)Semana Oração das Vocações 2019
 Cartaz e banner FB
Fazer download deste arquivo (Guiao.56.Semana.Oracao.Vocacoes.reduzida.zip)Semana Oração das Vocações 2019
 Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
Fazer download deste arquivo (Guiao_56_Semana_Oracao_Vocacoes.pdf)Semana Oração das Vocações 2019
 Guião
Fazer download deste arquivo (Oracao.Pagela.pdf)Semana Oração das Vocações 2019