Notícias Secretariados

Encontros de formação de música litúrgica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Na continuidade das ações iniciadas no ano pastoral anterior e, no âmbito formativo, anunciamos uma nova ação dirigida a Diretores de Coros e Salmistas, tendo como tema o canto litúrgico no Advento e no Natal. Em cada região estão previstos 2 encontros, de cerca de 2 horas cada, com tempo de formação litúrgica em comum sobre esses tempos litúrgicos e trabalho técnico em separado com Diretores e Salmistas. Na sequência de sondagens feitas, esses encontros preencherão um serão de sexta-feira e uma manhã de sábado. Eis o calendário:

– 17/11/2017, às 21h30 e 18/11/2017, às 10h: Região Sul (Arrifana, Centro Pastoral) e Região Nascente (Penafiel, Centro Pastoral);

– 24/11/2017, às 21h30 e 25/11/2017, às 10h: Região do Grande Porto (Casa Diocesana de Vilar) e Região Norte (Santo Tirso, Centro Pastoral).

As inscrições podem, desde já, ser feitas no link INSCRIÇÕES

Mais

Dia Mundial dos Pobres - 19 de novembro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

A Mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres, a celebrar no dia 19 de Novembro, XXXIII Domingo Comum, surge como apelo para a Igreja, nas suas comunidades e famílias, se abrir a “um verdadeiro encontro e a uma partilha que se torne estilo de vida, prova da sua autenticidade evangélica”.

O I Dia Mundial dos Pobres é o primeiro dos que em cada ano a Igreja celebrará e o seu objectivo é “que todas as comunidades se tornem, em todo o mundo, cada vez mais e melhor sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e mais carenciados”.

Mais

Fátima: Jornadas Nacionais de Catequistas refletem sobre nova Carta pastoral para o setor PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

«Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo» é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 [#JNC2017] que o Centro Paulo VI, em Fátima, vai receber de 3 a 5 de novembro de 2017.

A formação, destinada a Catequistas de todo o país, acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a carta pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa em maio passado.

"Esta carta constituiu-se base para o trabalho catequético dos próximos anos e queremos, em contexto de jornadas, dá-la a conhecer a todos os catequistas", afirmou, ao Educris, D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF):

Mais

SEMANA DOS SEMINÁRIOS "17 - 12 a 19 de novembro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MENSAGEM

A Semana dos Seminários é ocasião privilegiada para que os cristãos tomem consciência da importância do seminário como lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja. Consciência que resulta da reflexão sobre as implicações da formação inicial, feita nos seminários, na missão da Igreja e no futuro da fé; consciência que se desdobra em oração ao Senhor da vinha para que chame trabalhadores para a sua vinha; consciência que se abre ainda à partilha e ajuda material aos seminários.

O lema desta semana é a frase pronunciada por Maria no episódio das Bodas de Caná: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo.2,5). Após a interpelação dirigida a Jesus - «Não têm vinho!», Maria volta-se para os serventes para que estes, seguindo a palavra de Jesus, tudo façam para que a sua Hora chegue. O apelo da Mãe do céu dirige-se agora a todos e a cada um: aos batizados, chamados a servir o Senhor; a todos os que estão em formação nos seminários; àqueles que o servem nos vários ministérios e formas de vida consagrada.

Mais

Secretariado das Missões prepara Vigília celebrativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

O Secretariado Diocesano das Missões prepara para o dia 30 de outubro, na catedral, às 21h30, um encontro celebrativo com o tema “A Missão no coração da Fé cristã”, recordando o tema do Plano Diocesano de Pastoral “Com Maria, Missionários da Misericórdia”, inspirado também nas palavras do Bispo D. António Francisco: “Igreja do Porto, vive esta hora com paixão evangelizadora que é a nossa missão”.

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 6