Notícias Vigararias

Acólitos/Matosinhos: Encontro vicarial PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Aproveitando o dia feriado e a memória litúrgica de São José, operário, no passado dia 1 de maio, a Equipa Vicarial de Liturgia de Matosinhos promoveu, através dos representantes dos respetivos grupos, o IX Encontro Vicarial de Acólitos. A iniciativa contou com a participação de mais de uma centena de acólitos, provenientes de todas as paróquias e teve lugar nas instalações da Paróquia da Senhora da Hora.

O dia começou com a oração de Laudes, seguida de um tempo formativo, subordinado ao tema “A Eucaristia, Sacramento da Caridade”, em sintonia e em resposta a três desafios do Plano Diocesano de Pastoral 2017/2018, no âmbito litúrgico: descobrir a especial ligação entre a Eucaristia e a Caridade, redescobrir a relação entre o Pão partido da Eucaristia e o pão repartido para a vida do mundo e redescobrir também a relação entre a adoração prestada ao Corpo eucarístico de Jesus e o cuidado devido à carne sofredora de Cristo nos pobres.

Mais

Arouca celebra Festas da Rainha Santa Mafalda PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Com forte componente cultural, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda promove eventos que preparam e solenizam a celebração da festa em hora de Santa Mafalda, padroeira da vila e do concelho de Arouca. Esse dia é feriado Municipal.

Mais

Jovens de Trofa/Vila do Conde realizam caminhada ecológica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

“Movidos por Deus no amor à Criação” foi o lema dos cerca de 100 jovens da vigararia Trofa/Vila do Conde na caminhada realizada ao longo das lagoas de Bertriandos, Ponte de Lima, nos dias 14 e 15 de abril. Esta caminhada proporcionou aos jovens um olhar de fé sobre a natureza e a questão ecológica, uma temática desenvolvida pelo Papa Francisco na Encíclica “Laudato Si”. Para o assessor da juventude, P. Diogo Pereira, “estes dias foram certamente uma ocasião marcante para os jovens peregrinos, especialmente pela compreensão viva de que a fé que professamos e celebramos em Igreja tem contornos objetivos e nos impele a uma relação de amor e equilíbrio com Deus, com o próximo e também com a natureza, obra do Criador”. Um dos jovens caminheiros, pertencente ao grupo “Os Mensageiros”, assim resumia a sua experiência: “Paramos uns momentos e escutamos os sons que nos rodeavam – o chilrear dos pássaros, o coaxar das rãs, o movimento do vento… Fizemos caminho e fomos sentindo o cansaço, as pernas a ceder, o coração a bater mais forte.

Mais

Catequese da Vigararia de Matosinhos festejou o Domingo da Palavra PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Como vem sendo habitual, em tempo pascal, a Equipa Vicarial da Catequese, da Vigararia de Matosinhos, organiza anualmente um encontro com a Catequese da Infância e logo depois um outro com a Catequese da Adolescência.

No presente ano pastoral 2017/2018, a opção foi no sentido de aproveitar o encontro vicarial da catequese da Infância, para valorizar e festejar o Domingo da Palavra, de acordo com a proposta do Plano Diocesano de Pastoral (I.3.1.) e em resposta a um dos desafios do Papa Francisco, na Carta Apostólica com que concluiu o Ano da Misericórdia (Misericordia et misera, n.º 7).

Mais

Trofa celebra Dia vicarial da catequese e do acólito PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

À semelhança dos anos anteriores, 25 de abril foi a data escolhida para a celebração do dia da catequese e do acólito da vigararia Trofa/Vila do Conde. Na celebração, presidida por D. Pio Alves, na qual concelebraram onze sacerdotes e com a participação de dois diáconos, estiveram presentes cerca de dois milhares de pessoas. Entre elas, ao redor de uma centena de acólitos.

Atendendo a que a vigararia é composta por 28 paróquias de dois concelhos, esta celebração é realizada alternadamente numa paróquia de Vila do Conde e noutra da Trofa. Depois de, no ano passado, Aveleda (Vila do Conde) ter sido a anfitriã deste evento, neste ano tal tarefa recaiu sobre Alvarelhos (Trofa).

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 6