Faixa publicitária
Homilia da Solenidade do Corpo de Deus PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2010

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

- Por um mundo mais justo e fraterno!

Amados irmãos e irmãs, neste Corpo de Cristo que é a Santa Igreja:

Felicíssima coincidência faz com que nesta diocese e cidade estejamos a viver sucessivamente as características mais identificativas da piedade cristã-católica: visitou-nos o Santo Padre, visitou-nos Nossa Senhora de Fátima, na sua imagem peregrina, celebramos agora a permanente visita de Cristo Senhor nosso, no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Se, a 14 de Maio, o Sucessor de Pedro nos confirmou na fé e na missão, rodeado pela alegria e o assentimento duma multidão transbordante; se, na noite de 31 de Maio, o coração da cidade irradiou tanta luz na devoção à Mãe de Deus, que assim mesmo nos visitava e impelia a sermos, como Ela, visitadores do próximo: hoje, acolhemos de coração agradecido a oferta de Cristo, para O oferecermos a todos os que mendigam alimento da boca ou do espírito, na constante partilha do “pão que desce do Céu e dá a vida ao mundo” (cf. Jo 6, 33). Esta é a vida de Cristo, concebida e oferecida por Maria, esta a missão em que o Sucessor de Pedro nos confirmou: tudo recebamos então, com renovado acolhimento e compromisso.

Fatigado em extremo devia estar Abraão naquele dia, quando se aproximou de Salém… Muito generoso foi Melquisedec, rei da cidade e sacerdote do Altíssimo, que lhe ofereceu pão e vinho e o abençoou em nome do “Criador do céu e da terra”.

E aqui estamos nós hoje, celebrando a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no coração de outra cidade – a nossa cidade – trazendo fomes e cansaços, como os levava Abraão ao abeirar-se de Salém. E para recebermos do novo e eterno “Melquisedec” – Jesus Cristo, nosso Senhor – o pão e o vinho da sua oferta, bem mais excelente porque pessoal, sendo a si próprio que se entrega na vida e no sacramento.

Assim mesmo o lembrava São Paulo aos Coríntios, que já precisavam da advertência, por não retirarem da Eucaristia a consequência solidária que lhes competia. Lembra-lhes o Apóstolo que deviam guardar entre si uma comunhão correspondente à totalidade com que Cristo se dera e continuava a dar a todos e a cada um. Como dissera: “Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de mim”.

Memória viva da entrega de Cristo, memória perpetuada no testemunho de quem O recebia, com semelhante totalidade de acolhimento e oferta, sem restrições no afecto nem acepções de destinatários, pobres ou ricos, socialmente iguais ou distintos: assim devia realmente ser.

Solenidade de grande exigência é esta, amados irmãos e irmãs, porque se trata do coração da Igreja, que é Corpo de Cristo também. É insistência de São Paulo, aos coríntios e a outros, como a nós agora. Pouco antes do passo que escutámos, já ele tinha interpelado os mesmos coríntios: “O cálice de bênção, que abençoámos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão” (1 Cor 10, 16-17).

- Que grande é a responsabilidade de estarmos aqui, celebrando o Corpo e o Sangue do Senhor, amados irmãos e irmãs! Que enorme consequência deve ter, na vida que levarmos e no que fizermos dela. Se nos dispomos deveras a receber a única e total oferta de Cristo – que é a de si mesmo – como havemos de ser oferta também, àqueles que igualmente O recebem e a todos os que por Ele esperam, quer o saibam quer não. De nós O esperam, para que o Corpo de Cristo se alargue no mundo, convertendo a cidade em caridade!

Isto mesmo devemos ter em grande consideração e consciência, amados irmãos e irmãs: comungar o Corpo eucarístico de Cristo tem forçosamente de coincidir com a comunhão prática que exercitamos no seu Corpo eclesial. Não é mera devoção, no sentido fraco do termo; é grande responsabilidade, na acepção comunitária da Eucaristia. Pois no trecho de que foi tirada a segunda leitura desta Santa Missa, é precisamente à comunidade que São Paulo se refere, querendo-a unida e não dividida, apelando para isso à conformidade com Cristo eucarístico.

Sentia-se Paulo da desunião entre os coríntios: “… não posso louvar-vos: reunis-vos, não para vosso proveito, mas para vosso dano. Em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, há divisões entre vós…” (1 Cor 11, 17-18). Por isso mesmo lhes lembrava Cristo, que inteiramente se oferecera, para inteiramente ser recebido em adesão consciente e consequência prática.

Por se entregar, Cristo fez da morte vida, vida de quem O receba com igual disposição de morrer para si e viver para os outros, no Espírito de Cristo. Quem não entra nesta novíssima “lógica” da Eucaristia não está em condições de a receber e, se comunga sem conversão, de nada aproveita e mais se afasta. É ainda São Paulo a dizê-lo, sem poupar nas palavras nem na advertência: “… todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha. Assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Portanto, examine-se cada um a si próprio e só então coma deste pão e beba deste vinho; pois aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação” (1 Cor 11, 28-29).

Não nos dê isto receio nem reserva excessiva, em relação à Santíssima Eucaristia. Mas dê-nos muita seriedade e aplicação, no respeitante à verdade que queremos comungar. Como nos ensinou o Papa Bento XVI, o “Corpo” de Cristo cedo se assumiu em três acepções solidárias, nenhuma delas dispensável: “A Eucaristia é, pois, constitutiva do ser e do agir da Igreja. Por isso, a antiguidade cristã designava com as mesmas palavras – corpus Christi – o corpo nascido da Virgem Maria, o corpo eucarístico e o corpo eclesial de Cristo. Bem atestado na tradição, este dado faz crescer em nós a consciência da indissolubilidade entre Cristo e a Igreja. Oferecendo-Se a si mesmo em sacrifício por nós, o Senhor Jesus preanunciou de modo eficaz no seu dom o mistério da Igreja” (Sacramentum Caritatis, nº 15).

O Cristo que recebemos da Virgem Mãe é o mesmo que, ressuscitado, recebemos na Eucaristia, para com Ele formarmos um só corpo, entregue para a vida do mundo: - Que imensa verdade esta, amados irmãos e irmãs, que grande responsabilidade também, para sermos exactamente assim e nas actuais circunstâncias da cidade e do mundo, onde não faltam fomes e sedes, materiais e espirituais de toda a ordem!

E é ainda com o Papa que quero insistir, do modo mais directo e prático: “Cada celebração eucarística actualiza sacramentalmente a doação que Jesus fez da sua própria vida na cruz por nós e pelo mundo inteiro. Ao mesmo tempo, na Eucaristia, Jesus faz de nós testemunhas da compaixão de Deus por cada irmão e irmã; […] as nossas comunidades, quando celebram a Eucaristia, devem consciencializar-se cada vez mais de que o sacrifício de Jesus é por todos; e, assim, a Eucaristia impele todo o que acredita n’Ele a fazer-se ‘pão repartido’ para os outros e, consequentemente, a empenhar-se por um mundo mais justo e fraterno” (Sacramentum Caritatis, nº 88).

Por um mundo mais justo e fraterno… Este mundo preciso e concreto, que nos toca aqui e agora, caríssimos irmãos e irmãs, de modo particularmente grave onde falte trabalho e sustento, saúde ou companhia. Aí seremos nós Corpo de Cristo alargado, como realmente o comungamos e adoramos na Santíssima Eucaristia, “fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima Santa Maria”. Entendendo cada vez melhor e até ser de vez, que só assim comungamos dignamente o Corpo e o Sangue do Senhor, precisamente se o fizermos no seu Espírito, que é outro nome de Deus Caridade.

É ainda São Paulo que, usando a mesma metáfora do “corpo”, aplicada à comunidade cristã, insiste na atenção aos mais frágeis, sempre prioritária: “quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários. […] Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior honra ao que dela carecia, para não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros” (1 Cor 12, 22.24-26).

Amados irmãos e irmãs: unidade e solidariedade, com especial atenção aos mais fracos e pobres, são características indispensáveis da vida eucarística e eclesial. E, da Igreja para a sociedade que igualmente integramos, assim há-de sê-lo agora, quando as pesadas circunstâncias económicas e financeiras que nos atingem devem ser ultrapassadas por todos segundo as possibilidades de cada um e não agravando excessivamente a subsistência daqueles que já não têm o suficiente para si e para os seus.

 

Ouvimos o Evangelho: chegaram os Doze ao pé de Jesus, preocupados com a multidão que O ouvia e já não tinha sustento. Mandou-lhes Jesus que lhe dessem eles mesmos de comer, o que os deixou perplexos, pois só tinham cinco pães e dois peixes… Então, depois de mandar sentar a todos, “Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e pronunciou sobre eles a bênção. Depois partiu-os e deu-os aos discípulos, para eles distribuírem pela multidão…”.

A narração é claramente eucarística, como veremos de seguida sobre o altar desta igreja. Em nome de Cristo, o sacerdote pedirá ao Espírito que faça do pão oferecido o alimento abundante “para a alma e para o corpo”. Depois, todos os que O podermos comungar devidamente transmitiremos à multidão o mesmo Cristo recebido, “para a vida do mundo”. Quando, logo à tarde, levarmos o Santíssimo Sacramento em procissão, bem pelo centro da nossa cidade, Ele próprio nos levará consigo, ao encontro de todos os que O esperam, nos mil e um apelos de hoje em dia. E assim a Eucaristia se faz missão, no envio e entrega de Cristo em nós ao mundo mais concreto, perto ou longe, segundo as urgências levantadas.

Amados irmãos e irmãs, permiti-me uma última alusão: ainda em Ano Sacerdotal, vejamos nos nossos padres a continuação daqueles discípulos a quem Jesus mandou distribuir os pães do milagre. Rezemos por eles, que também rezam por todos. É cada um deles uma oferta de Cristo, que lhe comunicou muito especialmente a sua paixão pelo povo, nascendo todos do “amor do Coração de Jesus”, segundo a definição certeira do Santo Cura d’Ars.

Como lemos noutro passo evangélico: “Contemplando a multidão, Jesus encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe’” (Mt 9, 36-38). A seguir, Jesus chamou doze discípulos, primeiros de tantos mais, para alargarem a sua missão salvadora (cf. Mt 10, 1 ss).

Roguemos então pelos sacerdotes, sinais vivos da compaixão de Cristo e primeiros distribuidores do seu “pão”, eucarístico e solidário. Pela sua acção, toda a comunidade cresce nos mesmos sentimentos de entrega e serviço. Concretamente, abnegadamente. E também assim, também por eles, o realismo do magnífico quadro que o Evangelho nos trouxe continuará presente: Jesus saciando a multidão pela força do Espírito e a colaboração dos Doze, desdobrados em muitos, “para a vida do mundo”.

Porto, Igreja da Trindade, 3 de Junho de 2010

+ Manuel Clemente

Anexos:
Fazer download deste arquivo ( Homilia da Solenidade do Corpo de Deus.pdf) Homilia da Solenidade do Corpo de Deus
 03 de Junho 2010
 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

rito da coroa / pegada / preces
2017-11-29 11:43:29
Vigília
2017-11-02 17:36:10
Rosário
2017-11-02 17:35:48
Áudio
2017-11-02 17:34:38
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.