Mensagem do Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Cónego Pio Gonçalo Alves de Sousa sempre serviu com dedicação, competência e empenho esmerado os diversos encargos pastorais que lhe foram atribuídos. Honra-nos, por isso, a sua nomeação para bispo auxiliar da diocese do Porto. Daí que seja de inteiro dever da minha parte, como responsável desta parcela do Reino de Deus, e em nome das pessoas e das causas que serviu, prestar a mais profunda gratidão. A Deus pelo chamamento ao sacerdócio e ao Cón. Pio Alves pelo modo como tem encarado o seu ministério e pelo trabalho incansável ao serviço da Igreja. O Cabido e a Universidade Católica, como campos de acção privilegiados, não conseguirão esquecer o seu contributo, testemunho, competência e dedicação.

Ao partir para outra aventura e para outras responsabilidades, resta-nos concretizar a nossa gratidão com a mais sincera fraternidade e comunhão eclesial. Não podia deixar de manifestar esta gratidão recordando dois pensamentos oportunos de S. Martinho de Dume: “É um grande bem da alma não ter medo, estar firme e esperar o fim desta vida sem receios” e “amarás Deus se o imitares no desejo do bem para todos e do mal para ninguém; então, chamar-te-ão todos um homem justo, seguir-te-ão, venerar-te-ão com amor”.

É com este sentimento de gratidão e de comunhão profunda que convido toda a Arquidiocese de Braga para o rito Solene de Ordenação Episcopal, a acontecer na cripta do Sameiro, no dia 10 de Abril, pelas 16.00.

Ao Cón. Pio Gonçalo Alves de Sousa desejo um fecundo apostolado ao serviço da Boa-Nova de Jesus Cristo.

Braga, 18 de Fevereiro de 2011,

Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Ficha de inscrição e programa
2018-06-13 15:14:45