Faixa publicitária
QUARTA FEIRA DE CINZAS 2011 - Homilia - Mensagem quaresmal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2011



- Uma Quaresma para levarmos especialmente a sério!

 

1. Começamos a Quaresma de 2011 e tomamo-la como oportunidade de conversão e mudança. Conversão a Deus e mudança de vida, sempre renovada pela sua graça e alargada na caridade de Cristo.

 

Ouvimos o profeta Joel: “Diz agora o Senhor: ‘Convertei-vos a Mim de todo o coração […]. Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos!’”. Primeiro o apelo, depois o modo imprescindível. Apelo ao regresso a Deus, início e fim absolutos da realização que se pretenda; modo imprescindível de o fazer, com sinceridade total, íntima e definitiva.

O Apóstolo Paulo insistia depois, já em nome de Cristo: “Reconciliai-vos com Deus!”. E qualificava de antemão toda a Quaresma que fizermos: “Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação”.

No Evangelho escutado, foi a vez do próprio Cristo requerer a totalidade da atitude, de cada um para Deus, sem outro interesse que não seja Ele mesmo, único modo de depois caberem todos: “Tende cuidado em não praticar as vossas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus”. Deus não é pretexto nem acréscimo de qualquer autopromoção; é a raiz exclusiva do bem universal.

Outro modo de dizer que Quaresma é reinício da vida em Deus e a partir de Deus. Não retomando a origem pré-histórica da humanidade ou o irrecuperável “primeiro minuto” do Universo, mas na consciência certa e permanente de que, como Humanidade de todos e de cada um, nem nos explicamos nem nos bastamos sozinhos. Perguntando-nos positivamente, como Bento XVI no seu último livro: “E não é porventura verdade que o facto de os homens não estarem reconciliados com Deus, com o Deus silencioso, misterioso, aparentemente ausente e todavia omnipresente, constitui o problema essencial de toda a história do mundo?” (Bento XVI, Jesus de Nazaré. Da Entrada em Jerusalém até à Ressurreição, p. 73-74).

Consciência e sentimento que universalmente partilhamos, na religião e além dela. Assim no discurso de Paulo em Atenas, onde se incluem citações de Epiménides e Aratos, poetas pagãos: “É nele [Deus], realmente, que vivemos, nos movemos e existimos, como também o disseram alguns dos vossos poetas: ‘Pois nós também somos da sua estirpe’” (Act 17, 28).

Conversão a Deus, como à origem pessoal e constante da vida. Significando isto que, antes de mais, só assim nos podemos (re)descobrir e definir. E retomando-nos num Deus tão pessoal e universal, retomamo-nos, consequentemente, como criaturas entre todas e cada uma das criaturas, em solidariedade sem limites. Essa mesma, que, ultimamente revelada nos sentimentos de Cristo, se chamará propriamente “caridade”.

Tal nos oferece o “tempo favorável” que iniciamos. Favorável pela Palavra que escutarmos, favorável pela resposta que obteremos, favorável e sumamente oportuno pelas circunstâncias em que vivemos hoje, na sociedade e na Igreja. – Uma Quaresma para levarmos especialmente a sério!

2. Quando nos confrontamos com a divergência continuada e crescente de necessidades e remédios, em tantos sectores da vida pessoal e alheia, devemos perguntar-nos se, para além dos aspectos conjunturais da sociedade e da economia, não há uma discrepância ainda mais profunda entre a verdadeira realidade das coisas e a representação mental que temos delas, distraindo-nos por excesso ou por defeito do que deve efectivamente considerar-se.

Sendo directo e breve: - Se temos de responder aos problemas de toda a ordem que tantas existências enfrentam, não nos devemos entender, antes de mais, sobre o que a própria vida é, quer do ponto de vista biológico – da concepção à morte natural -, quer do psíquico e relacional? - Se necessariamente concluímos pela absoluta arbitrariedade e incoerência de depreciar qualquer fase da vida – embrionária ou intra-uterina, debilitada ou terminal que seja –, não devemos corrigir tudo quanto a desrespeite no seu todo, mesmo que legal e abusivamente permitido? – Se temos de nos ajudar como “pessoas”, não devemos atender à sociabilidade básica que nos caracteriza, protegendo e promovendo as famílias e dando-lhes toda a viabilidade na respectiva constituição e manutenção intergeracional, como valor social, cultural e até económico de primeira ordem? – E não devemos realçar também a sua essencial complementaridade, de homem e mulher, novos e velhos, recolhendo a tradição geral da humanidade nesse sentido? – Se ganhámos uma visão positiva e essencial do trabalho humano, como factor indispensável para a realização pessoal, não devemos tomar como grande prioridade a sua prossecução e garantia, para jovens e menos jovens, alargando criativamente o leque das actividades e da respectiva valorização, bem como reconhecendo e incentivado a dimensão social das empresas? – Se queremos mesmo ser uma sociedade de cidadãos, com responsabilidade e participação alargadas, não deveremos organizar-nos melhor, em subsidiariedade e solidariedade autênticas, para que cada instância política e administrativa não esgote em si, antes promova, tudo quanto os corpos intermédios, das famílias às escolas, da beneficência às empresas, das autarquias às diversas associações, possam fazer por si próprias e com vantagens “públicas” evidentes? – Se acreditamos sinceramente na dimensão espiritual de cada pessoa, pela qual se transcende e responde a interpelações definitivas, não devemos reconhecer e habilitar a liberdade religiosa em que tal espiritualidade também se desenvolve e compartilha, inclusive nos sinais que publicamente manifeste?

Poderíamos continuar o elenco, pois decerto evidenciaria - qual “exame de consciência” colectivo, para crentes e não crentes – que, não sendo coerentes com princípios geralmente aceites, nos ficamos por expedientes que, não nos tendo assegurado no passado, também não nos resolverão o futuro.

Mesmo social e “civilmente” falando, adiaremos ainda mais o futuro quanto menos respeitarmos o presente, ou seja, a realidade actual do que somos e devemos ser, sem descurar nenhum sector ou etapa da existência humana conjugada. Planificar para “indivíduos” abstractos e sem a conexão essencial às famílias e aos meios, ou perspectivados apenas para alguns anos de vida saudável e contribuinte, é um desastroso óbice ao progresso, além de gravíssimo erro moral e clamoroso deficit cultural.

3. E assim nos encontram, a nós os crentes, estas “Cinzas” de 2011, contando também com a Mensagem quaresmal de Bento XVI, toda à volta das exigências baptismais a reforçar. Ainda aqui ressoa a Palavra de Deus que há pouco ouvimos, quando nos convidava a regressar a Deus, para n’Ele verdadeiramente progredirmos.

Escreve o Papa, a dado passo: “O nosso imergir-nos na morte e ressurreição de Cristo através do Sacramento do Baptismo, estimula-nos todos os dias a libertar o nosso coração das coisas materiais, de um vínculo egoísta com ‘a terra’, que nos empobrece e nos impede de estar disponíveis e abertos a Deus e ao próximo. […] Através das práticas tradicionais do jejum, da esmola e da oração, expressões do empenho da conversão, a Quaresma educa para viver de modo cada vez mais radical o amor de Cristo” (Mensagem, nº 3).

“Convertei-vos a Mim de todo o coração”, insistia Deus pela voz do Profeta. Deixemo-nos nós, nesta Quaresma, repassar profundamente pelo apelo divino, tão veemente sentido e expresso por Joel. Quando Paulo fez depois apelo idêntico, era já “em nome de Cristo”, definindo mais a que Deus nos havemos de religar.

Importantíssimo ponto é este mesmo, amados irmãos e irmãs. - Quanto despiste religioso consentiríamos, se, numa pretensa “conversão” a Deus, falhasse a humanidade, a nossa humanidade que tomou em Cristo! De oração e “espiritualidade” talvez nunca se tenha falado tanto e prometido ainda mais… Mas a reconciliação com Deus a que Paulo nos exorta, é pedida “em nome de Cristo”, Deus humanado, passando necessariamente, na oração e na vida, pela comunhão espiritual e solidária com a humanidade de todos, onde Deus sofre e nos espera.

Da sua permanente ligação ao Pai, partia Cristo para o constante serviço dos outros. E, quando nos ensinou a rezar, deixou-nos no Pai Nosso, tanto o sentido de Deus como o sentido dos outros, e dos outros por amor de Deus. Também de Deus por amor dos outros, que bem precisam que lhes transpareçamos Deus. Como o soube concluir uma admirável poetisa portuense: “Só o olhar daqueles que escolheste / Nos dá o Teu sinal entre os fantasmas” (Sophia M. B. A., Não darei o Teu nome).

Esta a oração a fazer, na conversão pessoal e comunitária ao Deus de todos e de cada um. Oração de resposta à sua palavra, nunca por demais ouvida e ecoada até ao último rincão da alma e à última aplicação da caridade, que, aliás, nunca acabará. Jejum de tudo o mais, do que possa distrair-nos deste amor essencial e até esquecer-lhe a substância ou diminuir-lhe o gosto. E a própria esmola, além do que oferecermos, seremos também nós, se formos realmente mendigos de Deus, porque o receberemos a Ele mesmo, como amor compartilhável. Quaresma total, em suma, pois total é o desígnio de Deus e totais são os apelos dos pobres, antigos e novos.

4. Como se tornou corrente, podeis encaminhar as vossas renúncias quaresmais para o Fundo Social Diocesano, “caixa comum” para muitas necessidades, próximas ou distantes, que são apresentadas à Igreja do Porto. Desde a última Quaresma, efectivámos, designadamente, apoios a grávidas e a famílias com bebés recém-nascidos, através da “Norte Família e Vida” e da Cáritas Diocesana. Com o vosso contributo, reforçando os cerca de 120 000 euros que agora temos, poderemos ajudar muitas pessoas assistidas pelas Conferências de S. Vicente de Paulo e cujo apuramento preciso está a ser ultimado. De tudo vos voltarei a dar contas posteriormente.

- Em Cristo e rumo à Páscoa!

+ Manuel Clemente

9 de Março, Quarta-Feira de Cinzas de 2011

Anexos:
Fazer download deste arquivo (QUARTA FEIRA DE CINZAS 2011 - Homilia - Mensagem quaresmal.pdf)QUARTA FEIRA DE CINZAS 2011 - Homilia - Mensagem quaresmal
 Homilia - D, Manuel Clemente
 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Missa
2017-06-14 15:57:08
Terço
2017-06-14 15:56:37
Programa e Ficha de inscrição.
2017-06-02 09:34:51
Ficha de inscrição.
2017-06-02 09:34:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.