Faixa publicitária
Homilia das Exéquias do Dr. Diogo Vasconcelos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2011

Viemos prestar uma última homenagem ao Diogo Vasconcelos. Viemos celebrar a Eucaristia e rezar para que ele esteja na paz de Deus.

Desejo saudar a Esposa, os Pais, demais Familiares e Amigos do Diogo, os Representantes do Senhor Presidente da República e Primeiro Ministro, o senhor Ministro, o senhor Presidente da Câmara, os  senhores Vereadores e Deputados da nação. Saúdo igualmente os Sacerdotes presentes e todos os demais que participam nesta celebração.

Da liturgia:

Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim… Eu vou preparar-vos um lugar…

Confortam-nos estas palavras do Verbo da Vida que é Jesus Cristo: Não tenhais medo nem da morte nem do sofrimento nem do presente nem do futuro. Um homem e uma mulher de fé sentem, sofrem, passam por calafrios e provações, mas não desistem, não se perturbam e olham em frente. Porque a fé os anima.

Temos um lugar junto de Deus. As promessas são para cumprir. E, se os homens cumprem, também Deus cumpre o que prometeu. Se disse que nos preparou um lugar no reino da justiça e da paz, Ele cumpre, se fizermos a nossa parte. Nós acreditamos que é esse lugar que o Diogo ocupa ou ocupará.

 

 

Recuperámos para esta celebração duas leituras bíblicas que foram do casamento do Diogo e da Paula, sua esposa. E as duas deixam-nos uma mensagem de Sabedoria e um Hino ao amor, conjugal ou não.

A Sabedoria é mais, muito mais do que folhear manuais, que também são necessários. A Sabedoria é outro nome de Deus e, na experiência humana, vai-se consolidando no decorrer da vida. O Amor está definido nas palavras de S. Paulo que fazem parte da literatura universal:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como bronze que ressoa… A caridade é paciente, é benigna, não é invejosa, não se orgulha, não é inconveniente, não se irrita, alegra-se com a verdade… A caridade não acaba nunca!

O Diogo partiu. Antes do tempo, para o que nos diz respeito, porque para Deus não há tempo. Na expressão da sua própria esposa, este é um momento muito, muito difícil. Nem admira. Ele era um homem simples, homem da inovação que confiava nos homens. Foi formado nos valores cristãos no seio da sua família, onde o conheci em menino. Seguiu depois a formação universitária na Universidade católica. Empenhou-se em múltiplas tarefas, como não se tem cansado de repetir a comunicação social. Era cristão mas de uma espiritualidade não efusiva. Repetia até à exaustão a frase: Nós somos o que partilhamos. Uma publicação destes dias chamou-lhe o evangelizador digital. Através do digital também passa e passará cada vez mais o evangelho de Jesus Cristo.

O que nos fica para meditação é que a vida é um dom precioso mas não nos pertence. Está nas nossas mãos, está por vezes nas mãos dos médicos, mas finalmente está nas mãos de Deus. Podemos repetir aqui a frase que Maria José Nogueira Pinto, mulher de fé e profundas convicções cristãs, deixou escrita na sua derradeira página: O Senhor é meu Pastor, nada me faltará.

Dela e do Diogo fica-nos a saudade mas também a certeza de que o bem feito permanece, não apenas na memória dos homens ou nas páginas escritas, mas nos arcanos de Deus. Somos frágeis, muito frágeis. Por isso não adiantam vaidades. As vaidades esfumam-se como o nevoeiro da madrugada ou como a gota de orvalho ao sol da manhã.

A própria Bíblia pergunta: Que é o HOMEM sobre a terra? E responde: Fizeste-o, Senhor, um pouco inferior aos anjos. Mas acrescenta também: O homem é semelhante à flor do campo que hoje existe amanhã é deitada fora porque secou.

Será o homem e a mulher para deitar fora? NÃO! Mas que são como a flor do campo, isso são. De um momento para o outro o fio que nos liga à vida desliga aqui, para se unir à COMUNHÃO dos Santos em Cristo. Nesta vida, se forem fiéis e justos, se buscarem a paz e a comunhão fraterna, o homem e a mulher deixam um rasto de LUZ…

Regressemos ao evangelho: Não se perturbe o vosso coração… Eu vou preparar-vos um lugar. Quem crê, acredita que temos um lugar no céu. O fundamento dessa nossa fé é que Jesus ressuscitou dos mortos e nós, batizados, ressuscitaremos com Ele. A partida do Diogo é um convite a vivermos a vida, fazendo-a render não apenas para o momento presente, mas até à eternidade. A sua Esposa, Pais e restante família, os nossos sentidos pêsames.

Porto e Igreja da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, 16 de Julho de 2011

+ João Miranda Teixeira, Bispo Auxiliar do Porto

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense
2017-10-11 16:12:03
Powerpoint + PDF
2017-10-09 11:26:12
Recursos gráficos
2017-09-19 13:45:08
Formato ICS (Google, Outlook, iCal, ...)
2017-08-21 15:07:09
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.