Nota histórica - Diocese do Porto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Obscura nas suas origens, como outras Dioceses hispânicas. Já em 572 há referência aos Bispos da Galiza, presentes no Concílio de Braga, entre eles Viator, Bispo de «Meinedo»; Meinedo («Magnetis») dista da cidade episcopal do Porto cerca de 30 Kms, e terá sido, segundo toda a probabilidade, a primeira Sé da Diocese do Porto.
A cidade episcopal é o Porto, sufragânea de Braga. A Igreja da Sé é monumento nacional, de construção romano-gótica (séc. XII e XIII) com modificações barrocas dos sécs. XVII e XVIII; foi restaurada pelos serviços dos Monumentos Nacionais em 1936 a 1939.

A Diocese do Porto, está situada ao Norte do País ao longo do litoral atlântico, prolonga-se em direcção ao interior pela margem esquerda do Rio Ave e Vizela até ao vale do Tâmega (inclusive), e é limitada a Sul pelo Vale do Rio Douro, que ultrapassa na faixa litoral e coincide em grande parte com a Província do «Douro Litoral».

A Diocese do Porto tem uma área de 3.010 quilómetros quadrados. Engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao distrito do Porto, 8 ao distrito de Aveiro e 1 ao distrito de Braga. Tem 4 regiões pastorais, 22 vigararias e 477 paróquias.

A população da Diocese é de cerca de 2.000.000 de habitantes.

Natal 2016

carta