Faixa publicitária
Nomeações 2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Clero - Nomeações

Novembro

NOMEAÇÕES

PARA O SERVIÇO DO POVO DE DEUS

Na manhã da Ressurreição, os discípulos receberam de Cristo o mandato que envia em missão todos os que n´Ele crêem: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt. 28, 19-20).

 

O Concílio Vaticano II na Lumen Gentium, de cuja promulgação celebramos 50 anos no próximo dia 25 de novembro, situa este mandato e a configuração da Igreja no mistério/desígnio de Deus: “O Eterno Pai … aos que crêem em Cristo, decidiu chamá-los à santa Igreja, a qual, prefigurada já desde o princípio do mundo e admiravelmente preparada na história do povo de Israel e na Antiga Aliança, foi constituída no fim dos tempos e manifestada pela efusão do Espírito, e será gloriosamente consumada no fim dos séculos.” (LG 2)

 

E a Gaudium et Spes parte deste mesmo mistério para situar a Igreja como sacramento de salvação no mundo: “A Igreja, que tem a sua origem no amor do eterno Pai, foi fundada, no tempo, por Cristo Redentor, e reúne-se no Espírito Santo, … composta de homens que são membros da cidade terrena e chamados a formar já na história humana a família dos filhos de Deus, a qual deve crescer continuamente até à vinda do Senhor. Unida em vista dos bens celestes e com eles enriquecida, esta família foi por Cristo «constituída e organizada como sociedade neste mundo», dispondo de «convenientes meios de unidade visível e social»” (GS 40).

 

Nesta senda, o Código de Direito Canónico (CIC) expõe assim o que entende por Igreja Particular: “Uma Diocese é uma porção do Povo de Deus, confiada a um Bispo, para que ele, com a ajuda do seu presbitério, seja o seu pastor. Assim, a Diocese, ligada ao seu pastor e por ele reunida no Espírito Santo, graças ao Evangelho e à Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e actuante a Igreja de Cristo, Una, Santa, Católica e Apostólica” (c. 369).

 

A Diocese do Porto, com mais de quinze séculos de existência e sobretudo depois da sua restauração há 900 anos, celebrada agora, sempre fez surgir os organismos diocesanos necessários para responder às necessidades sentidas e aos desafios pastorais encontrados em cada tempo da sua longa história e no percurso do seu belo caminho.

 

O momento da vida da nossa Diocese, a partir da celebração jubilar dos 900 anos da restauração da Diocese, oferece-nos uma abençoada oportunidade de nos colocarmos disponíveis para acolher os apelos que o Espírito de Deus faz a esta sua Igreja, presente no Porto, decididos que estamos a fazer da “alegria do Evangelho a nossa missão”. Estes apelos revelam-nos o sonho de Deus para a sua Igreja, em cada tempo da história e em cada etapa do caminho, e brotam da nossa realidade humana e eclesial, da necessidade de uma acrescida consciência e de um permanente sentido de Diocese, da experiência de comunhão e de missão que somos chamados a realizar e da recente Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, de que o Papa Francisco fez programa do seu ministério e paradigma de missão para toda a Igreja.

 

Nesse sentido e com este mesmo espírito confirmei, por decreto exarado no próprio dia do início do meu ministério episcopal no Porto, todos os membros da Igreja Diocesana nos respetivos múnus que exerciam ao tempo da vacância da Diocese, de acordo com as Normas Canónicas em vigor e no horizonte do tempo a que cada múnus está adstrito. Agradeço a exemplar disponibilidade em todos encontrada e a generosa colaboração que de todos tenho recebido.

 

Ajudam-me e acompanham-me, dia a dia, neste fraterno testemunho de vida e de comunhão no ministério e neste necessário e contínuo esforço de missão, que a todos e a cada um agradeço, os Bispos D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, D. António Maria Bessa Taipa e D. João Evangelista Pimentel Lavrador, os Vigários Gerais Padre Américo Manuel Alves de Aguiar e Padre António Coelho de Oliveira e o Chanceler da Cúria, Secretário-geral da Diocese e Administrador da Casa Episcopal, Padre António Paulo Monteiro Pais, que constituem o Conselho Episcopal.

 

É minha primeira responsabilidade, com eles partilhada, acompanhar os sacerdotes, diáconos, seminaristas, consagrados e agentes de pastoral empenhados e interventivos aos vários níveis da vida em toda a Diocese, a todos agradecer a amizade fraterna, o testemunho de comunhão e a disponibilidade para a missão. A todos quero levar com entusiasmo, vigor e encanto a alegria do evangelho.

 

Quero implementar a ação pastoral dentro de um regular funcionamento de todas as estruturas diocesanas e dar conhecimento a todos os diocesanos da intenção de promover a eficácia pastoral no quadro de uma permanente comunhão e unidade na Diocese e de uma harmoniosa coordenação dos serviços diocesanos, dos agentes de pastoral, das iniciativas, das propostas e das atividades pastorais.

 

 

 

Venho, assim, a partir das experiências anteriormente vividas e do caminho aqui já feito, apresentar à Diocese algumas orientações de organização do nosso trabalho pastoral de Bispos ao serviço da Igreja do Porto; constituir, depois de cumpridos todos os procedimentos e normas em vigor, o novo Conselho Presbiteral e o novo Conselho Diocesano de Pastoral e nomear os seus Membros. Em decreto datado de 28 de outubro p. p. nomeei os Vigários da Vara e os Vigários Adjuntos. A todos agradeço a disponibilidade e o espírito de comunhão para a missão, que em todos e em cada um encontrei.

 

1. Na comunhão da mesma missão

Na comunhão com o Bispo Diocesano, os Bispos Auxiliares partilham por inteiro o múnus e a missão que o ministério episcopal pelo sacramento da Ordem nos confere e tornam visível no meio do povo cristão este rosto único do Bispo na Igreja.

Em ordem a uma melhor compreensão por parte das paróquias, das vigararias e dos serviços diocesanos e a uma maior clareza e mais expressiva comunhão, reparto com os Bispos Auxiliares, em ordem ao bem comum de toda a comunidade diocesana, o acompanhamento das diversas vigararias e setores de ação pastoral.

Assim:

D. Pio Gonçalo Alves de Sousa é nomeado Moderador da Cúria, preside à Comissão Diocesana de Infra-estruturas e Bens Culturais, que passa a integrar o Serviço Diocesano de Inventariação, tem por missão acompanhar as Vigararias de Porto Nascente, Porto Poente, Maia, Matosinhos, Lousada, Paços de Ferreira, Santo Tirso, Trofa-Vila do Conde e colabora com o Bispo diocesano na Administração e Economato da Diocese e nos Secretariados diocesanos da Pastoral Familiar, da Cultura e da Comunicação Social;

D. António Maria Bessa Taipa tem por missão acompanhar as Vigararias de Amarante, Baião, Castelo de Paiva-Penafiel, Felgueiras, Marco de Canaveses, Paredes, Valongo, preside à Assembleia das Associações, Movimentos e Obras, e colabora com o Bispo Diocesano na responsabilidade pelo Clero, Seminários e Vocações, Diaconado Permanente, Formação do Clero, Religiosos e Consagrados, Auxiliares do Apostolado, Secretariado diocesano da Liturgia e o Serviço diocesano do Ecumenismo;

D. João Lavrador tem por missão acompanhar as Vigararias de Arouca-Vale de Cambra, Espinho-Ovar, Oliveira de Azeméis-S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Gondomar, Vila Nova de Gaia – Sul e Vila Nova de Gaia-Norte e colabora com o Bispo Diocesano na Coordenação Pastoral, nos Secretariados da Educação Cristã, da Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola Católica, da Pastoral Juvenil e Universitária, da Pastoral da Saúde, da Mobilidade Humana, da Pastoral Sócio-Caritativa e nos vários Grupos da Ação Católica presentes na Diocese;

2. Conselho Presbiteral

FAZEMOS SABER QUE, sendo necessário constituir de novo o Conselho Presbiteral Diocesano, de harmonia com as disposições do Código de Direito Canónico (cânones 495 § 1, 497, 500 § 1 e 501 § 2), e tendo sido concluído o processo de eleição dos "representantes eleitos", nos termos dos Estatutos do Conselho,

HAVEMOS POR BEM designar, por três anos, os membros a seguir indicados, e convocar o novo Conselho Presbiteral para o dia 26 de Novembro de 2014, das 10:00 às 17:00 horas, no Auditório do Paço Episcopal.

Membros associados à Presidência:

D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, Bispo Auxiliar

D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Auxiliar

D. João Evangelista Pimentel Lavrador, Bispo Auxiliar

Membros em razão dos cargos:

Pe. Américo Manuel Alves Aguiar, Vigário Geral

Pe. António Coelho de Oliveira, Vigário Geral

Cón. Alfredo Leite Soares, Vigário Judicial

Pe. António Paulo Monteiro Pais, Secretário Geral

Cón. Álvaro Manuel Mancilha Veteriano, Ecónomo Diocesano

Pe. António Augusto Oliveira Azevedo, Reitor Seminário Maior

Cón. António Augusto de Sousa Marques, Reitor Seminário Bom Pastor

Pe. Daniel Henrique Saturi, Reitor Seminário Redemptoris Mater

Pe. Jorge Manuel Madureira Soares, Director Pré-Seminário

Pe. Joaquim Mário Areal Andrade, Presidente Direcção Fraternidade Sacerdotal

Membros eleitos:

Pelo Cabido:

Cón. João da Silva Peixoto

Pelos Padres dos Seminários e Pré-Seminário:

Pe. Helder Saul Ribeiro Barbosa

 

Pelos Religiosos Presbíteros:

Pe. João Nélio Simões Pereira, Dehoniano

Pe. Carlos Alberto Candeias do Nascimento, Claretiano

Pe. Tiago Veloso, Passionista

Pe. Vasco Nuno Tavares Costa, Carmelita Descalço

Pelos Padres dos Secretariados, Acção Católica, Movimentos e Obras Apostolado:

Pe. Adélio Fernando de Lima Pinto Abreu, Diretor Centro de Cultura Católica

Pelas Vigararias:

Pe. Lucindo António dos Santos Silva, Gondomar

Pe. Domingos Jorge Duarte do Aido, Maia

Pe. Amaro Gonçalo Ferreira Lopes, Matosinhos

Pe. Agostinho Manuel Ribeiro Pedroso, Porto Nascente

Pe. Renato Agostinho Freitas Poças, Porto Poente

Pe. José Manuel Macedo, Valongo

Pe. Emanuel António Brandão de Sousa, Vila Nova de Gaia - Norte

Pe. Joaquim Costa de Almeida Paiva, Vila Nova de Gaia - Sul

Pe. José Augusto Ribeiro Ferreira, Lousada

Pe. Manuel Luís Leão Pacheco de Brito, Paços de Ferreira

Pe. Damião Olindo das Neves Basto, Santo Tirso

Pe. Luciano Alberto da Silva Lagoa, Trofa - Vila do Conde

Pe. Adão Alberto Mota Cunha, Arouca - Vale de Cambra

Pe. José Pedro da Silva Azevedo, Espinho - Ovar

Pe. Domingos de Lima Milheiro Leite, Oliveira de Azeméis - S. João da Madeira

Pe. Eleutério Ferreira Pais, Santa Maria da Feira

Pe. Jorge Manuel da Rocha Nunes, Amarante

Pe. Luís Mário Araújo Ribeiro, Baião

Pe. Filipe Manuel da Costa e Silva, Castelo de Paiva - Penafiel

Pe. Luís Filipe da Rocha Coelho Ferreira, Felgueiras

Pe. José António de Sousa Barros, Marco de Canaveses

Pe. Mário João Ferraz da Rocha Soares, Paredes

Membros designados pelo Bispo:

Pe. Joaquim António da Silva Santos

Cón. Jorge Teixeira da Cunha

Cón. José Maria Gonçalves Fabião

Pe Luís Manuel Cordeiro da Silva Mateus

Pe. Manuel Correia Fernandes

Pe. Vitorino José Pereira Soares

3.Conselho Pastoral Diocesano

FAZEMOS SABER QUE, sendo necessário constituir de novo o Conselho Pastoral Diocesano, de harmonia com o Magistério da Igreja, designadamente o Decreto Christus Dominus, no seu nº 27, e as disposições do Código de Direito Canónico (cânones 511 a 514), e tendo sido concluído o processo de eleição dos “membros eleitos”, nos termos dos Estatutos do Conselho e do Regulamento Eleitoral,

HAVEMOS POR BEM nomear, para um mandato de cinco anos, os membros a seguir indicados, e convocar o novo Conselho Pastoral Diocesano para o dia 6 de Dezembro de 2014, das 10:00 às 13:00 horas, no Auditório do Paço Episcopal.

Membros Associados à Presidência:

D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, Bispo Auxiliar

D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Auxiliar

D. João Evangelista Pimentel Lavrador, Bispo Auxiliar

Membros Natos:

Pe. Américo Manuel Alves Aguiar, Vigário Geral

Pe. António Coelho de Oliveira, Vigário Geral

Pe. António Paulo Monteiro Pais, Secretário Geral

Cón. Álvaro Manuel Mancilha Veteriano, Ecónomo Diocesano

Membros eleitos:

Pelo Clero:

Pe. Fernando Silvestre Rosas Magalhães, Região Pastoral Grande Porto

Pe. António Fernando Pereira Pinto, Região Pastoral Norte

Pe. Sérgio Filipe Pinho Leal, Região Pastoral Sul

Pe. Vitorino José Pereira Soares, Região Pastoral Nascente

Diác. Fernando José de Sousa Almeida, Diáconos Permanentes

Pe. Amadeu Francisco Monteiro Teixeira, Seminários

Pelos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica:

Religiosos:

Pe. Agostinho dos Reis Leal, Carmelitas Descalços

Pe. Rui Alberto Carvalho Almeida, Salesianos

Religiosas:

Ir. Maria Fernanda Martins, Franciscanas Missionárias de Maria

Ir. Anabela Cristina Alves Pereira, Irmãs de Santa Doroteia

Ir. Nazaré Jardim, Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor

Ir. Isabel Lemos, Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada

Ir. Maria de Lurdes Mendes, Oblatas do Coração de Jesus

Ir. Maria Norberta Pereira, Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição

Institutos Seculares:

Fanny Rodrigues Fernandes, Filiação Cordimariana

Sociedades de Vida Apostólica:

Maria de Fátima da Silva Brandão Barbosa, Fraternidades de Nª Senhora

Pelas Comissões e Secretariados Diocesanos:

Pe. Jorge Manuel Madureira Soares, Vocações

Cón. João da Silva Peixoto, Liturgia

Maria Isabel Azevedo de Oliveira, Educação Cristã

Maria Eduarda Ramos de Viterbo de Almeida, Migrações e Turismo

António Augusto Nogueira Madureira, Ensino da Igreja nas Escolas

Por parte dos Leigos:

Vigararias:

Maria Alice Fontes Garrido de Castro Neves, Gondomar

Maria do Sameiro de Lima Mirra, Maia

Ana Cristina Santos Pereira, Matosinhos

Filipe Antero Ferreira Couto, Porto Nascente

Bernardino de Bessa Nunes Chamusca, Porto Poente

Jorge Leonel Sampaio de Jesus, Valongo

Maria do Rosário Meneses Rodrigues de Oliveira Alves, Vila Nova de Gaia - Norte

Elisa Maria da Silva Ferreira Tavares, Vila Nova de Gaia - Sul

José António Brandão Barros de Sousa, Lousada

Belmiro Arnaldo Santos Nogueira, Paços de Ferreira

Manuel Carlos Silva e Couto, Santo Tirso

Luísa Eugénia Marques da Silva e Sá, Trofa - Vila do Conde

Rosa Maria da Silva Martins Portugal, Arouca - Vale de Cambra

Maria Guiomar Alves Henriques da Silva Gomes, Espinho - Ovar

Norberto Manuel Marques Henriques Martins, O. Azeméis - S. João Madeira

Samuel Alberto Teixeira Reis, Santa Maria da Feira

José Pedro de Magalhães Novais, Amarante

Carlos Manuel Pinto de Carvalho, Baião

Ricardo Sérgio Cruz da Silva, Castelo de Paiva - Penafiel

José Carlos Pinto Pinheiro, Felgueiras

Francisco Luís Barros da Silva, Marco de Canaveses

Francisco Augusto Ferreira, Paredes

Acção Católica:

Maria Teresa Louro Caramona Ribeiro, Acção Católica Independente

Carlos de Oliveira e Silva, LOC/MTC

Movimentos e Associações Laicais:

Espiritualidade

Claudete Maria Rauen, Schoenstatt

Dina Cardoso de Oliveira, Focolares - Feminino

José Manuel Figueiredo, Focolares - Masculino

Artur Amorim Ferreira, Renovamento Carismático

Evangelização

Julinda Hermínia da Costa Brochado Oliveira, Instituição Teresiana

Maria Isabel Costa de Sousa, Missionárias da Boa Nova

Susana de Fátima Ferreira de Sousa, Apostolado Adolescentes e Crianças

António Luís Calheiros de Noronha de Almeida Ferraz, Mensagem Fátima

Família

Pedro Miguel Ferreira Ribeiro Soares, Equipas de Nossa Senhora

Sílvia Jaquelina Amaral Silva, Equipas de Nossa Senhora

Joaquim Neves Carrapa, Famílias Novas

Maria Helena Guedes da Costa, Famílias Novas

Maria Leopoldina Neves Pinho, Reformados - Vida Ascendente

Maria de Jesus Cruz Pereira, Obra de Santa Zita

Juventude

Hugo Paulo Oliveira Carvalho, Corpo Nacional de Escutas

Saúde

António Conde Alves, Enfermeiros e Profissionais de Saúde

Sócio-Caritativo

Maria Manuela de Vasconcelos Lopes Cardoso, África-Solidariedade

Pedro Alberto Pereira Alves Pimenta, Obra Diocesana

Manuel Fernando Carvas Guedes, S. Vicente de Paulo

Colégios Diocesanos:

Marco Aurélio Mendes Machado Dias da Silva, Amarante

Membros designados pelo Bispo:

Pe. Amaro Gonçalo Ferreira Lopes

Pe. Emanuel António Brandão de Sousa

Prof. Doutor Manuel Joaquim de Pinho Moreira de Azevedo

Lisandra Cristina Pereira Rodrigues

Eng Luís Garcia Braga da Cruz

Luís Manuel da Cruz Leal

 

Pastoral Paroquial

  1. Pe. José Carlos Teixeira Ribeiro, pároco de S. André de Gião, vigararia de Santa Maria da Feira, mantendo todos os múnus anteriores;
  2. Pe. Eugénio de Oliveira e Pinho, pároco de S. Vicente de Louredo, vigararia de Santa Maria da Feira, mantendo todos os múnus anteriores.

Vigários da Vara e Adjuntos - Triénio 2014-2017

Região Pastoral Grande Porto

Vigararia Gondomar
Vigário da Vara: Alípio Germano do Couto Bessa Barbosa
Adjunto: Carlos Armindo Oliveira Felgueiras

Vigararia Maia
Vigário da Vara: António Orlando Ramos dos Santos
Adjunto: José Oliveira da Silva

Vigararia Matosinhos
Vigário da Vara: Manuel Monteiro Mendes
Adjunto: Luís Manuel Cordeiro da Silva Mateus

Vigararia Porto Nascente
Vigário da Vara: Fernando de Lima Milheiro Leite
Adjunto: Agostinho Manuel Ribeiro Pedroso

Vigararia Porto Poente
Vigário da Vara: Renato Agostinho Freitas Poças
Adjunto: Domingos da Costa Monteiro de Oliveira

Vigararia Valongo
Vigário da Vara: Vicente António Nunes da Silva
Adjunto: Luís Borges Martins

Vigararia Vila Nova de Gaia – Norte
Vigário da Vara: Avelino Jorge Pereira Soares
Adjunto: Jorge Manuel Duarte de Oliveira

Vigararia Vila Nova de Gaia – Sul
Vigário da Vara: Joaquim Costa de Almeida Paiva
Adjunto: Domingos Gomes Duarte do Aido

Região Pastoral Norte

Vigararia Lousada
Vigário da Vara: André David de Vasconcelos Aguiar Soares
Adjunto: Mário Fernando Mendes Costa Pinto

Vigararia Paços de Ferreira
Vigário da Vara: Joaquim Samuel Ribeiro Guedes
Adjunto: António Alves Correia

Vigararia Santo Tirso
Vigário da Vara: Fernando Carlos Fernandes Coutinho
Adjunto: Miguel Filipe Freitas Coelho

Vigararia Trofa – Vila do Conde
Vigário da Vara: Luciano Alberto da Silva Lagoa
Adjunto: Ricardo António Dias da Silva

Região Pastoral Sul

Vigararia Arouca – Vale de Cambra
Vigário da Vara: João Pedro Serra Mendes Bizarro 
Adjunto: José Manuel da Rocha Araújo

Vigararia Espinho – Ovar
Vigário da Vara: José Pedro da Silva Azevedo
Adjunto: Nuno Monteiro de Oliveira

Vigararia Oliveira de Azeméis – S. João da Madeira
Vigário da Vara: Artur de Matos Bastos
Adjunto: Domingos de Lima Milheiro Leite

Vigararia Santa Maria da Feira
Vigário da Vara: José Carlos Teixeira Ribeiro
Adjunto: José de Almeida Campos

Região Pastoral Nascente

Vigararia Amarante
Vigário da Vara: António Jorge Correia de Oliveira 
Adjunto: Manuel de Almeida Sousa Vilar

Vigararia Baião
Vigário da Vara: Manuel Joaquim Ribeiro
Adjunto: Francisco Fernandes Pedrosa

Vigararia Castelo de Paiva – Penafiel
Vigário da Vara: Filipe Manuel da Costa e Silva 
Adjunto: Arlindo Rafael da Silva Teixeira

Vigararia Felgueiras
Vigário da Vara: Benjamim Monteiro Mesquita
Adjunto: Manuel Gaspar da Costa Magalhães (Vicentino)

Vigararia Marco de Canaveses
Vigário da Vara: Fernando Manuel Ferreira da Silva
Adjunto: Pedro Manuel de Sousa Oliveira

Vigararia Paredes
Vigário da Vara: Vitorino José Pereira Soares
Adjunto: Pedro Sérgio Gomes da Silva

 

Fundação Voz Portucalense - Corpos Gerentes 2014-2016

Pe. Manuel Correia Fernandes - Director

Joaquim Moreira Branco - Director Adjunto

João Alves Dias - Assessor para os Assuntos Económicos

António Teixeira Coelho - Assessor para os Assuntos Económicos

 

 


 

Pastoral Paroquial

P.e Albino José Gonçalves Reis, Pároco de Canelas, Vigararia de Vila Nova de Gaia-Sul, mantendo todos os múnus anteriores;

P.e Cândido Gomes da Silva, Pároco de Lamoso, Vigararia de Paços de Ferreira, mantendo todos os múnus anteriores;

P.e José Lopes Pires, Vigário Paroquial do Amial, Vigararia de Porto Nascente, obtido o acordo do Superior Provincial da Ordem dos Padres Capuchinhos;

P.e Manuel Lopes Ribeiro, Vigário Paroquial de Vilar de Andorinho, Vigararia de Vila Nova de Gaia-Norte, obtido o acordo do Superior Provincial dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus;

P.e Tiago Nuno de Castro Santos, Pároco de Figueiró, Vigararia de Paços de Ferreira, mantendo todos os múnus anteriores.

Serviços

P.e Albino José Gonçalves Reis, Assistente Diocesano da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS) - Região Porto, mantendo todos os múnus anteriores;

P.e António Manuel Bernardo Martins, Assistente Espiritual do Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo, mantendo todos os múnus anteriores;

P.e Joaquim Pinto Carneiro da Costa, Capelão dos Bombeiros Voluntários da Lixa, mantendo todos os múnus anteriores;

P.e Luciano Alberto da Silva Lagoa, Capelão dos Bombeiros Voluntários da Trofa, mantendo todos os múnus anteriores.

 


 

Julho

Para o serviço do Povo de Deus

Consciente de que “os presbíteros diocesanos são os principais e insubstituíveis colaboradores da ordem episcopal, investidos do único e idêntico sacerdócio ministerial, o Bispo associa-os à sua solicitude e responsabilidade pastoral de forma que se cultive sempre o sentido da Diocese, fomentando ao mesmo tempo o sentido universal da Igreja” (cf. Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos, n. 75);

Atento à idade, à saúde e ao trabalho pastoral dos presbíteros, cumpre-me destacar a generosidade e a dedicação testemunhadas ao longo de toda a vida pelos sacerdotes que, por motivos de saúde ou de idade, cessam os seus múnus pastorais, concretamente: P.e Alberto Laranjeira, P.e Avelino Vieira Alves, P.e José Ferreira Monteiro e P.e Manuel Moreira de Paiva.

Quero agradecer e louvar a disponibilidade e a comunhão manifestadas por quantos agora assumem novas responsabilidades pastorais. Acompanho a todos e a cada um na oração e na dedicação.

 

Os três novos sacerdotes, recentemente ordenados e agora nomeados para os seus primeiros múnus pastorais, são uma bênção de Deus, que devemos saber agradecer e são um sinal de confiança no futuro da Igreja, que devemos saber merecer.

 

Esta certeza de bênção e este sinal de esperança não nos fazem esquecer a escassez de Clero, mas animam-nos a trabalhar com renovado entusiasmo, acrescido vigor e fundada alegria. Deus não falta à sua Igreja com os trabalhadores de que a messe necessita.

A bênção que constitui para a Igreja no seu todo e para o Presbitério em si mesmo a ordenação dos novos presbíteros diz-nos como é importante agradecer a Deus os sacerdotes que temos, manifestar dedicação aos Seminários, como escola e ambiente de formação, e trabalhar com alegria e confiança para que novas vocações surjam no horizonte do futuro.

A missão de Jesus funda a missão da Igreja. É como continuadores ativos e participantes da missão de Jesus e para o serviço da Igreja, Povo de Deus, que tem sentido a missão que a cada um, em cada tempo e em cada lugar, se confia.

Cada batizado é sempre membro da comunidade eclesial mais alargada, que se vive e realiza na Igreja particular, que é a Diocese. É neste contexto pastoral e com este sentido mobilizador de toda a Diocese que procedo às nomeações agora apresentadas. Reconheço o trabalho que a todos solicito e sei a exigência da missão que a cada um confio neste momento. Imploro a bênção de Deus para a ação pastoral que de todos a Igreja do Porto confiadamente espera.

O serviço do Povo de Deus exige de todos nós uma permanente consciência de disponibilidade, de generosidade e de comunhão, para que unidos valorizemos os dons de Deus na diversidade de ministérios.

Neste espírito de comunhão para a missão a que Deus nos chama para servir a Igreja do Porto HEI POR BEM NOMEAR:

 

1. Pastoral Paroquial

  • P.e Agostinho Sebastião Watela, Pároco de Escariz, Fermedo e Mato, Vigararia de Arouca-Vale de Cambra;
  • P.e Américo Manuel Alves Aguiar, Pároco in solidum, com função de Moderador, da Paróquia da Sé, Vigararia de Porto Poente, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e André David de Vasconcelos Aguiar Soares, Pároco de Caíde de Rei e Meinedo, Vigararia de Lousada;
  • P.e António Almiro Mendes, Pároco de Canidelo, Vigararia de Gaia Norte, mantendo o múnus de Diretor do Secretariado Diocesano das Missões;
  • P.e António Fernando Pereira Pinto, Pároco de Canidelo, Vigararia de Trofa-Vila do Conde, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e António Jorge Correia de Oliveira, Pároco de Ataíde e Oliveira, Vigararia de Amarante, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e António Manuel Campanha Baptista, Pároco de Coimbrões, cessando o múnus de Pároco in solidum de Afurada e Canidelo, Vigararia de Gaia Norte;
  • P.e António Paulo Monteiro Pais, Pároco in solidum da Paróquia da Sé, Vigararia de Porto Poente, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e Arnaldo dos Prazeres Farinha, Pároco de Guisande e Vale, Vigararia de Santa Maria da Feira;
  • P.e Augusto Manuel Miranda Carneiro da Silva, Pároco de Moreira da Maia, Vigararia da Maia, e Administrador Paroquial de Mosteiró, Vigararia de Trofa-Vila do Conde;
  • P.e  Cláudio Manuel Pereira Vieira da Silva, Pároco de Covelas, Gôve, Grilo e Santa Cruz do Douro, Vigararia de Baião;
  • P.e Damião Fernandes dos Santos Dias, Vigário Paroquial de Pedroso, Vigararia de Gaia Sul, obtido o acordo do Superior Provincial dos Missionários do Coração de Maria, Padres Claretianos;
  • P.e Daniel Jorge Schipangue, Pároco de Avessadas e Rosém, Vigararia de Marco de Canaveses, obtido o acordo do Superior Provincial da Ordem dos Padres Carmelitas Descalços;
  • P.e Fernando Sérgio Pereira Fernandes, Pároco de São Martinho de Sardoura e Sobrado, Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel;
  • P.e João Manuel Carrapa Ribeiro de Carvalho, Pároco de Figueira, Fonte Arcada e Lagares, Vigararia de Penafiel-Castelo de Paiva;
  • P.e Joaquim Domingos da Cunha Areais, Pároco de Folgosa e S. Pedro Fins, Vigararia da Maia;
  • P.e Jorge Manuel da Rocha Nunes, Pároco de Fregim e Louredo, Vigararia de Amarante, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e José Fernando Alves Carneiro, Administrador Paroquial de Válega e São Pedro de Ovar, Vigararia de Espinho-Ovar;
  • P.e José Manuel Miranda Ferreira, Pároco de Gatão, Vigararia de Amarante, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e José Pires, Pároco de Afurada, cessando o múnus de Pároco in solidum de Canidelo e Coimbrões, Vigararia de Gaia Norte;
  • P.e José Ricardo da Rocha Dias, Pároco de Alpendorada e Matos e São Lourenço do Douro, Vigararia de Marco de Canaveses;
  • P.e Manuel de Almeida Sousa Vilar, Pároco de Aboadela, Vigararia de Amarante, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e Manuel Fernando Soares da Silva, Pároco de Alfena, Vigararia de Valongo;
  • P.e Manuel da Silva Santos, Pároco de Sanche, Vigararia de Amarante, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e Manuel Luís de Mesquita Teixeira, Pároco do Amial, Vigararia de Porto Nascente, obtido o acordo do Superior Provincial da Ordem dos Padres Capuchinhos;
  • P.e Manuel Mário Dias Ribeiro, Administrador Paroquial de Friande, Jugueiros e Sendim, Vigararia de Felgueiras, obtido o acordo do Superior Provincial da Congregação da Missão, Padres Vicentinos;
  • P.e Marcos Nuno Ribeiro Faria, Pároco de Valbom, Vigararia de Gondomar e Professor da Faculdade de Teologia, no Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa;
  • P.e Mário Henrique de Sousa Melo, Pároco de Ramalde, Vigararia de Porto Poente;
  • P.e Nélson António Vieira Soares, Pároco de S. Tiago de Figueiró, Vigararia de Amarante, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e Paulo Sérgio Silva Godinho, Pároco de Boim, Cristelos, Pias e Silvares, Vigararia de Lousada;
  • P.e Samuel Jorge Soares Coelho, Vigário Paroquial de Aboadela, Vigararia de Amarante, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e Tiago Nuno de Castro Santos, Pároco de Carvalhosa, Eiriz, e Sanfins de Ferreira, Vigararia de Paços de Ferreira;
  • P.e Vítor Nelson Santos Pacheco, Pároco de S. João de Ovar e S. Vicente de Pereira, Vigararia de Espinho-Ovar;

2. Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto

  • P.e António Augusto de Oliveira Azevedo, por inerência do múnus de Reitor do Seminário Maior, Responsável pelo acompanhamento dos Padres novos e Diretor do Museu do Seminário Maior, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e José Alfredo Ferreira da Costa, Diretor Adjunto do Museu do Seminário Maior, mantendo todos os múnus anteriores;

3. Colégios Diocesanos

  • P.e António Manuel Barbosa Ferreira, Diretor do Colégio de Gaia, mantendo todos os múnus anteriores;
  • P.e Jorge Manuel Madureira Soares, Diretor Adjunto do Colégio de Ermesinde, mantendo todos os múnus anteriores;

4. Secretariados Diocesanos

  • Cónego João da Silva Peixoto, Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia, mantendo todos os múnus anteriores;
  • Cónego José Maria Gonçalves Fabião, Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa e da Cáritas Diocesana, mantendo todos os múnus anteriores;

5. Revista Igreja Portucalense

  • P.e Adélio Fernando de Lima Pinto Abreu, Diretor da Revista Igreja Portucalense, mantendo todos os múnus anteriores;

6. Em missão com os Missionários Combonianos

  • P.e José Avelino Torres Moreira, em missão de trabalho pastoral, durante um ano, com Missionários Combonianos do Coração de Jesus, em Moçambique.

Porto, 25 de Julho de 2014, Festa litúrgica de S. Tiago, Apóstolo

António, Bispo do Porto



 

Fevereiro

D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, Administrador Apostólico da Diocese do Porto, procedeu às seguintes nomeações:

 

Vigararia Maia

  • Pe. José Múrias de Queiróz dispensado da paroquialidade de  Moreira (Divino Salvador)
  • Pe. António Orlando Ramos dos Santos nomeado Administrador Paroquial de  Moreira (Divino Salvador), em acumulação com os ofícios confiados anteriormente

Serviços

  • Pe. Emanuel António Brandão de Sousa nomeado Capelão do Centro de Reabilitação Norte da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), em acumulação com os ofícios confiados anteriormente

 

 

Porto, 4 de Fevereiro de 2014

 


 

Janeiro

D. Pio Alves, Administrador Apostólico do Porto, procedeu à nomeação de Diáconos Permanentes. São nomeados para exercerem o seu ministério nas paróquias e ou serviços pastorais abaixo referidos, sob orientação dos respectivos responsáveis:

 

  • Agostinho Teixeira - Vilar do Torno e Alentém (Stª Maria), Vig. de Lousada
  • Alberto Abel Melo Carneiro - confirmada a nomeação em Lavra (Divino Salvador) e Perafita (S. Mamede), Vig. de Matosinhos, sendo dispensado das restantes funções anteriormente atribuídas
  • Alberto Mota da Costa - Paranhos (S. Veríssimo), Vig. de Porto Nascente
  • Carlos Filipe Fernandes de Sousa Pinto - Gião (Stº André) e Louredo (S. Vicente), Vig. de Santa Maria da Feira
  • Filipe das Neves Gonçalves – Campo (S. Martinho), Vig. de Valongo
  • Francisco Augusto da Silva Soeiro - Lomba (Stº António), Pedorido (Stª Eulália) e Raiva (S. João Baptista), Vig. de Castelo de Paiva-Penafiel
  • Guilherme Augusto Ferreira de Oliveira - Nevogilde (S. Miguel), Vig. de Porto Poente
  • Joaquim Armindo Pinto de Almeida - Adjunto do Director do Secretariado Diocesano das Missões, sendo dispensado das funções anteriormente atribuídas
  • José Luís Leite Ferreira - Vilar de Andorinho (Divino Salvador), Vig. de Vila Nova de Gaia - Norte
  • Manuel Dias dos Santos - Boelhe (S. Gens), Cabeça Santa (Divino Salvador) e Peroselo (Nª Srª da Visitação), Vig. de Castelo de Paiva-Penafiel
  • Miguel Ângelo de Loureiro Abreu - Espinho (Nª Srª da Ajuda), Vig. de Espinho-Ovar

 

 

Secretaria Episcopal

13 Janeiro 2014

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

rito da coroa / pegada / preces
2017-11-29 11:43:29
Vigília
2017-11-02 17:36:10
Rosário
2017-11-02 17:35:48
Áudio
2017-11-02 17:34:38
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.