DEZ PROPOSTAS DE TRABALHO PESSOAL E DE GRUPO PARA UMA LEITURA PASTORAL DA “EVANGELII GAUDIUM” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - “A ALEGRIA DO EVANGELHO É A NOSSA MISSÃO”

A alegria do evangelho é a nossa missão!

Assim nos foi proposto, na abertura do ano pastoral 2014-2015. E esta “alegria do evangelho” refere-se não apenas ao anúncio feliz e partilhado da nossa experiência do encontro com Cristo, na Igreja, mas diz também respeito à própria Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (EG), enquanto documento inspirador, renovador e mobilizador do nosso programa pastoral diocesano.

Neste sentido, é fundamental que os cristãos, os grupos paroquiais e os movimentos, os agentes pastorais, os membros dos conselhos paroquiais de pastoral, e todos os discípulos missionários que se assumem corresponsáveis na tarefa evangelizadora, conheçam bem este texto programático, para esta “nova etapa evangelizadora da Igreja, marcada pela alegria” (EG1). E, conhecendo-o, refletindo-o, analisando-o, partilhando-o, procurem, em comunhão com os seus pastores, discernir caminhos de conversão e de transformação missionária da Igreja.

Para ajudar a esse trabalho de reflexão pastoral, a partir da leitura da EG, disponibilizamos dez fichas de trabalho, mais uma ficha introdutória sobre a metodologia e conteúdos destes dos encontros. A tradução livre, e a sua apresentação e divulgação, são fruto da colaboração de vários sacerdotes da diocese, a quem muito se agradece.

Trata-se, aqui, de disponibilizar um conjunto de dez fichas de trabalho adaptadas a partir das propostas de Paula Depalma e Hermínio Otero, que integram a publicação “La Alegría del Evangelio. Claves y propuestas para la comunidad evangelizadora”[1].

Com elas, queremos oferecer uma espécie de Manual de formação e ação da comunidade evangelizadora, a partir da leitura, reflexão e aplicação da EG. Seguindo o esquema da referida publicação, dividimos o estudo da EG em dez secções, para dez encontros: O ideal é que os grupos sigam o esquema dos dez encontros. Mas nada impede que optem por ler, refletir, aplicar, apenas uma ou, em específico, algumas partes da EG, que lhes digam mais diretamente respeito: por exemplo, o grupo de catequistas pode tomar mais a peito o tema do 7º encontro. Ou algum grupo ligado ao setor socio-caritativo pode escolher o 8º tema. Em cada Paróquia ou Movimento, podem estabelecer-se critérios diferentes de aproveitamento do material disponível. Por isso, o material está disponível, em ficheiros pdf (clique aqui) ou em formato doc, (clique aqui) de modo a poder ser editável e reproduzido, segundo os interesses e a criatividade de cada um. Bom proveito.

[1] AAVV (2014) La alegría del Evangelio. Claves y propuestas para la comunidade evangelizadora. Madrid: PPC Editorial

Brochura Caminhada
2018-11-14 16:53:38