Faixa publicitária
DEZ PROPOSTAS DE TRABALHO PESSOAL E DE GRUPO PARA UMA LEITURA PASTORAL DA “EVANGELII GAUDIUM” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - “A ALEGRIA DO EVANGELHO É A NOSSA MISSÃO”

A alegria do evangelho é a nossa missão!

 

Assim nos foi proposto, na abertura do ano pastoral 2014-2015. E esta “alegria do evangelho” refere-se não apenas ao anúncio feliz e partilhado da nossa experiência do encontro com Cristo, na Igreja, mas diz também respeito à própria Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (EG), enquanto documento inspirador, renovador e mobilizador do nosso programa pastoral diocesano.

Neste sentido, é fundamental que os cristãos, os grupos paroquiais e os movimentos, os agentes pastorais, os membros dos conselhos paroquiais de pastoral, e todos os discípulos missionários que se assumem corresponsáveis na tarefa evangelizadora, conheçam bem este texto programático, para esta “nova etapa evangelizadora da Igreja, marcada pela alegria” (EG1). E, conhecendo-o, refletindo-o, analisando-o, partilhando-o, procurem, em comunhão com os seus pastores, discernir caminhos de conversão e de transformação missionária da Igreja.

 

Para ajudar a esse trabalho de reflexão pastoral, a partir da leitura da EG, disponibilizamos dez fichas de trabalho, mais uma ficha introdutória sobre a metodologia e conteúdos destes dos encontros. A tradução livre, e a sua apresentação e divulgação, são fruto da colaboração de vários sacerdotes da diocese, a quem muito se agradece.

Trata-se, aqui, de disponibilizar um conjunto de dez fichas de trabalho adaptadas a partir das propostas de Paula Depalma e Hermínio Otero, que integram a publicação “La Alegría del Evangelio. Claves y propuestas para la comunidad evangelizadora”[1].

Com elas, queremos oferecer uma espécie de Manual de formação e ação da comunidade evangelizadora, a partir da leitura, reflexão e aplicação da EG. Seguindo o esquema da referida publicação, dividimos o estudo da EG em dez secções, para dez encontros: O ideal é que os grupos sigam o esquema dos dez encontros. Mas nada impede que optem por ler, refletir, aplicar, apenas uma ou, em específico, algumas partes da EG, que lhes digam mais diretamente respeito: por exemplo, o grupo de catequistas pode tomar mais a peito o tema do 7º encontro. Ou algum grupo ligado ao setor socio-caritativo pode escolher o 8º tema. Em cada Paróquia ou Movimento, podem estabelecer-se critérios diferentes de aproveitamento do material disponível. Por isso, o material está disponível, em ficheiros pdf (clique aqui) ou em formato doc, (clique aqui) de modo a poder ser editável e reproduzido, segundo os interesses e a criatividade de cada um. Bom proveito.

 

 


[1] AAVV (2014) La alegría del Evangelio. Claves y propuestas para la comunidade evangelizadora. Madrid: PPC Editorial

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Decreto Sobre as Virtudes do Servo de Deus ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO Bispo do Porto e Missionário
2017-07-25 11:34:15
Texto
2017-07-20 17:35:49
Word
2017-07-20 17:35:10
Powerpoint + PDF
2017-07-11 14:08:03
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.