Homilia na Jornada Diocesana do Escutismo - São Jorge 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2015

1. Celebramos anteontem, dia 23, o dia litúrgico de S. Jorge, padroeiro do Escutismo Católico. Esta Jornada do escutismo católico da nossa Diocese assume particular relevância, como momento de vida, de fé e de missão dos membros do CNE da Região do Porto.

Saúdo-vos, caríssimos escuteiros da nossa Diocese, aqui reunidos em tão grande número, neste campo aberto em torno do altar da Eucaristia. Saúdo as vossas famílias, que se juntam a nós nesta manhã, em Ovar. Merecem-me uma particular palavra de saudação e de gratidão o Assistente Diocesano, Padre Renato Poças e o Chefe Regional, Hugo Carvalho. Saúdo-vos, irmãos diáconos e presbíteros.

Somos uma Diocese e uma Região com numerosos Agrupamentos ativos e vários em formação. Vindos de toda a Diocese, vencestes distâncias e descobristes nos horizontes desta terra da ria, na Vigararia de Ovar-Espinho, o espaço ideal para uma iniciativa deste alcance, que aqui reúne hoje 5.500 escuteiros.

Ovar é uma terra nascida à beira da ria de olhos voltados para o mar. Aqui sentimos e vivemos a alegria e a festa, tão próprias destas gentes da ria e do mar. aqui encontramos jovens felizes e cristãos que nos devem fazer sonhar tempos novos, onde um mundo melhor seja a herança do vosso futuro, caríssimos escuteiros.

“Há muito, muito tempo, diz-nos o imaginário deste Dia, surgiu a necessidade de criar um grupo de pessoas que, por terem capacidades extraordinárias de adaptação, perseverança, amizade, solidariedade e o arrojo de ir mais além e ser mais e melhor se tornaram os guardiões de S. Jorge”. Surgiram depois os cavaleiros de rumos e as alcateias repletas de boa disposição e sabedoria e comunidades que têm a destreza de construir novos mundos” (Do imaginário deste Dia de S. Jorge).

Estamos convosco, queridos escuteiros, e queremos dizer-vos que a Igreja do Porto está aqui, presente em cada um de nós e na comunhão da fé e da vida que aqui nos reúne.

2. O C.N.E. é um movimento de escutismo católico, alicerçado nos princípios recebidos do fundador, Baden Powell, e nos valores perenes da nossa fé. Os compromissos assumidos, as promessas feitas, a formação adquirida e a participação consciente na vida das comunidades cristãs dizem-nos esse modo inconfundível de sermos escuteiros cristãos e afirmam o espírito escutista que nos identifica.

No mundo global em que vivemos torna-se necessário e urgente afirmar o respeito pela natureza, o espírito de equipa, o imperativo da fraternidade humana, o valor da fé e a primazia da comunhão entre todos, que o escutismo nos oferece. A Igreja é chamada a prestar este contributo à Humanidade e a cumprir esta missão. Vós jovens, não sois um problema nem para a Igreja nem para a Sociedade. Sois pessoas com dignidade, com imensas qualidades e com muitos projetos e sonhos. Importa dar-vos tempo, espaço e voz. Importa que a Igreja, de que sois membros conscientes, saiba caminhar convosco.

Quantas comunidades devem o melhor de si mesmas às iniciativas inspiradoras, ao trabalho generoso e á participação ativa dos escuteiros plenamente integrados na vida e na ação pastoral das suas comunidades?

3. A Palavra de Deus, hoje proclamada, é um convite a “anunciar a alegria do Evangelho”, cumprindo o mandato de Jesus ressuscitado entregue aos onze apóstolos, antes da sua ascensão aos Céus. E os apóstolos “partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam”. ( Mt 16, 15-20).

A missão da Igreja consiste precisamente nisto: estar no lugar onde se ouvem os clamores do Povo e anunciar a boa nova do Evangelho para que ao Povo que caminha nunca falte o alimento da verdade, aprendida na escola dos valores cristãos e o alimento da vida que a Eucaristia nos dá.

A missão da Igreja exprime-se de modo tão belo no testemunho de vida, na disponibilidade de tempo, na seriedade do trabalho, no esforço permanente de formação e no exemplo de comunhão eclesial diariamente afirmados pelos dirigentes e assistentes do C.N.E. na nossa Região. A Diocese do Porto conta convosco neste esforço de renovação pastoral que está a empreender para que façamos da “alegria do Evangelho a nossa missão”

4. Estamos a viver a 52.ª semana de oração pelas vocações. Cumpre-nos sair ao encontro dos jovens e semear a alegria da vocação, para que a seu tempo se possa colher com abundância. O Papa Francisco, na sua mensagem para esta semana, convida-nos e convoca-nos para uma experiência de êxodo como paradigma da vida cristã. Esta dinâmica de êxodo rumo a Deus e à Humanidade, tão própria do espírito e da prática escutista, enche a vida de alegria e de significado.

5. Que Nossa Senhora, Mãe da Igreja e nossa Mãe, vos ajude, caríssimos escuteiros, a descobrir o sentido da vida e o valor da fé e S. Jorge, nosso padroeiro, vos ensine que é sempre Deus que nos guia e alimenta de esperança e de coragem em todas as etapas do nosso caminho, para que estejamos: «Sempre alerta para servir»

Ovar 25 de abril de 2015

António Francisco, Bispo do Porto