Caminhada de Advento – Natal – 2015-2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - “A ALEGRIA DO EVANGELHO É A NOSSA MISSÃO”

Há mais alegria em dar (-se) (At 20,35)!

Felizes os misericordiosos (Mt 5,7)!

“Queremos uma Igreja que faça experiência da misericórdia de Deus e que a traduza em toda a sua vida” (Plano Diocesano de Pastoral – PDP -  2015-2020, pág. 30).

Inspirada neste sonho e alicerçada nesta vontade, pretende-se com esta Caminhada de Advento – Natal de 2015-2016, a exemplo do que fizemos no ano passado, unir, congregar e mobilizar toda a comunidade diocesana, dando assim seguimento ao fortalecimento da pastoral da comunhão e ao caminho sinodal que desejamos para a nossa Diocese.

É uma proposta de vivência semanal do “tempo favorável” que Deus nos oferece para preparar e celebrar o nascimento de Jesus. Guia-nos nesta proposta o lema deste Ano Pastoral: “A Alegria do Evangelho é a nossa missão: felizes os misericordiosos”.

Pensada à luz da estrela que brilha em cada Natal e envolvida pela ternura, pela bondade e pela misericórdia de Deus que nos envia o Seu Filho nascido de Maria, esta Caminhada ajudará, assim, as famílias e as comunidades da nossa Diocese:

. a descobrir a condição alegre e feliz da nossa identidade cristã (PDP, pág. 35);

. a ser uma Igreja decidida a construir a fraternidade, mediante a partilha de dons, com  uma atenção privilegiada aos mais pobres e frágeis da sociedade (PDP, pág. 29);

. a promover uma educação ecológica, uma cultura de respeito pelos bens da Criação e uma vida sóbria e simples em cada pessoa, família e comunidade (PDP, pág. 19);

. a traduzir nos sentimentos, nos gestos e nas atitudes o “rosto” acolhedor e missionário da Igreja do Porto, Mãe de bondade, de ternura e de misericórdia, a exemplo de Maria, Mãe de Jesus.

O Natal possui o fascínio e tem a missão de nos fazer concretizar o sonho de Deus para a Humanidade, celebrado, vivido e contemplado no mistério da encarnação de Jesus, Filho de Deus.

Não podemos guardar esta Alegria – a Alegria do Evangelho do Natal – só para nós. Somos convidados a preparar com todos os vizinhos ou os estranhos, os “caminhos do Senhor” e a acolher o mistério do Natal no presépio do coração humano.

Como dom oferecido a toda a Humanidade, este mistério do Natal tem de concretizar-se em obras de misericórdia e em gestos de fraternidade, que levem a alegria do Evangelho a todas as periferias do mundo. Comecemos pelas famílias, grupos paroquiais, movimentos apostólicos e comunidades, este anúncio partilhado da Alegria do Natal. Iniciemos, aí, este caminho ao encontro de Jesus e em busca de proximidade e de fraternidade com os mais pobres e com os mais simples.

Enchamos em cada semana o “cesto” dos nossos dons para que eles se transformem em “cabaz” de generosidade, em “manjedoura” que acolhe e abriga a vida e em “sinal vivo” da misericórdia e da salvação de Deus para todos.

Ninguém é indiferente ao Natal, mesmo que não tenha fé! Pertence-nos, como cristãos, fazer do Natal de Jesus dom de Deus para as famílias, comunidades, serviços, secretariados diocesanos e instituições da Igreja e do Mundo.

A Caminhada, que agora propomos, não se destina apenas ao percurso catequético, aos grupos de jovens, ou às celebrações dominicais mas a toda a Comunidade e a cada Família. Dirige-se a toda a Diocese e a cada um dos diocesanos do Porto. A todos deve envolver, integrar, acolher e mobilizar.

Leva-nos esta Caminhada de Advento – Natal ao encontro de Jesus, para que, a partir deste encontro, como aconteceu com Maria e José, com os anjos de Deus, com os pastores, com os magos e com tantos discípulos missionários de todos os tempos saibamos fazer da “Alegria do Evangelho a nossa missão” e proclamar com a palavra e com as obras: “Felizes os misericordiosos!”

Porto, 28 de outubro de 2015

+  António Francisco dos Santos