Homilia de Natal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2015

Foi a minha mãe, a primeira pessoa, que me contou histórias bíblicas e me ensinou a viver e a amar o Natal. No mundo de hoje, o Natal precisa de ser melhor conhecido e mais amado. O Natal existe por nossa causa e para nosso bem.

Maria e José não encontraram lugar na cidade e recolheram-se numa gruta da colina de Belém. Aí nasceu Jesus, o Filho de Deus. Jesus modelou em traços divinos a gruta onde nasceu e dela fez o primeiro presépio do mundo.

O Natal desperta-nos para acolhermos o amor de Deus pela Humanidade, manifestado no mistério do nascimento do Filho de Deus, que veio morar no meio de nós.

O Natal ensina-nos a sonhar com um mundo novo e diferente, habitado por homens e mulheres que sabem ser irmãos e querem cumprir as catorze Obras de Misericórdia, transformando as dores das pessoas em esperança e as dificuldades do mundo em oportunidade de justiça.

Todos quantos celebram o Natal de Jesus sabem que a esperança, de que o mundo carece, mora no presépio e está presente no coração generoso dos que acreditam, rezam e partilham. Para os cristãos, a oração está na raiz da caridade e no lugar onde se fortalece a esperança.

A Igreja conhece as alegrias e as esperanças das pessoas, as dúvidas e as provações das famílias e os sonhos e atrocidades dos povos, e por isso intensifica, neste tempo, a oração diante de Deus, apressa-se a ir ao encontro de quem sofre e proclama um Ano santo de Paz e de Misericórdia.

Há tanto a fazer para que o Natal seja verdadeira celebração do nascimento de Jesus e intensa experiência de Deus, Pai de bondade, de ternura e de misericórdia!

Hoje, já não há pastores nem reis magos, regressados do presépio e guiados pela estrela que brilha na noite, mas há mensageiros felizes do Natal (crianças, jovens, adultos e idosos) a caminho das casas sem pão e das famílias sem paz, decididos a ir ao encontro das pessoas sem-abrigo, sem família, sem trabalho, sem saúde, sem liberdade ou sem pátria. Há gente a repartir o seu magro salário, instituições e comunidades a multiplicar as suas respostas solidárias e empresas a fazer um esforço acrescido na consolidação de um trabalho estável e na repartição justa dos resultados conseguidos.

Muitos destes mensageiros caminham sem rótulos nem títulos. São os humildes e os simples, os puros e os misericordiosos, os justos e os construtores da paz.

O Natal é Jesus! É Jesus nascido na humilde manjedoura dos subúrbios da cidade, que os nossos presépios recordam e representam. A Igreja, que transporta em si a Alegria do Evangelho, tem a missão de nos fazer compreender que o Natal é Jesus: “Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor” (Luc 2, 11) .

Queremos prosseguir, com este espírito, na Igreja do Porto, o Plano Diocesano de Pastoral e a Caminhada de Advento – Natal, de acordo com a recente Carta Pastoral, multiplicando em cada dia do ano o milagre do cabaz cheio e do cesto de partilha fraterna a transbordar, transformados em acolhedora manjedoura onde Jesus nasce, em mesa de irmãos onde o pão se reparte com os pobres e em escola de fraternidade, onde as Obras de Misericórdia se vivem e se ensinam.

Há no coração das pessoas, das famílias, das instituições e das comunidades da Igreja do Porto belos sinais de Natal e imensos gestos que a fé em Jesus, Filho de Deus, nascido de Maria de Nazaré, nos inspira. Lembro apenas, entre tantos outros, três destes sinais:

1.No passado dia 13 de dezembro abrimos a Porta Santa da Misericórdia na Catedral do Porto, como nos mandou fazer o Papa Francisco, para iniciar o Jubileu da Misericórdia. Antes de abrir a Porta Santa da Catedral e passar a soleira multissecular desta entrada na Casa de Deus, percorremos as ruas íngremes, estreitas e belas do Bairro da Sé, que envolve, aconchega e abraça a Catedral.

Deste percurso, acompanhados por uma multidão de gente vinda de toda a Diocese e pelas Santas Casas da Misericórdia de todo o espaço diocesano, trazemos connosco as preces que ouvimos balbuciar, as lágrimas que vimos chorar e a curiosidade feliz de crianças e turistas, que também por ali andavam.

2.Chegaram à nossa Diocese, no mês de outubro, os primeiros refugiados da Síria, agora a viver em Ovar. No passado dia 18, deste mês, foi recebida pela Santa Casa da Misericórdia de Penafiel uma família de refugiados. Outros virão mais tarde!

Este é o primeiro Natal vivido por eles entre nós. Vai ser felizmente diferente para eles este Natal, mesmo que seja outra a sua fé, porque encontraram casa junto de nós, abrigo na cidade e espaço humano em terra de gente de paz e de bem.

3.Celebrei, hoje, a Missa da meia-noite na Ala Pediátrica do Hospital de S. João. Reunimo-nos à volta do altar, construído sobre um berço de criança. Estava ali Jesus celebrado no seu berço de Natal e no seu altar de Páscoa, rodeado de crianças hospitalizadas, de mães e pais a sofrer com a dor e a doença dos seus filhinhos. Estavam presentes neste momento, tão significativo para todos nós, os Responsáveis do Centro Hospitalar e médicos, enfermeiros, funcionários e voluntários.

Éramos muitos na sala maior preparada a gosto, com dignidade e beleza, para ser presépio diferente. Cantamos cânticos de Natal com a alegria dos pastores e acendemos a luz de Belém, que iluminou o caminho dos magos, vindos de longe. Adoramos Jesus ali presente no altar da Eucaristia e na vida cuidada das crianças, por entre um misto de ternura, de carinho, de alegria, de dor, de oração e de esperança de todos nós.

Estes sinais ali encontrados, agradecidos e vividos à luz da fé, em tempo de Natal, dizem-nos que os milagres de Deus acontecem nos nossos dias, porque cada vez  mais sabemos todos que: “há mais alegria em dar-(se)”.

Santo e feliz Natal. Felizes os misericordiosos!”

Porto, Igreja Catedral, 25 de dezembro de 2015

António, Bispo de Porto

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV