Faixa publicitária
Mensagem - Convite à Diocese PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

A Alegria da Gratidão

Os meses de julho e agosto são, há várias décadas, o tempo escolhido para a celebração das ordenações presbiterais na nossa Diocese. Desde sempre, mas com acrescido entusiasmo nos últimos tempos, a celebração do aniversário da ordenação para o ministério ordenado assume um particular sentido de louvor a Deus e de gratidão aos sacerdotes por parte das as comunidades paroquiais e das instituições locais e diocesanas.

Esta evocação da memória do tempo e esta afirmação da gratidão do coração fazem da alegria de cada sacerdote e de cada comunidade o júbilo de toda a Igreja do Porto.

É esta mesma Igreja que sente, neste ano pastoral, razões aumentadas de alegria para dar graças a Deus pela ordenação episcopal de D. António Augusto de Oliveira Azevedo, oriundo do nosso presbitério diocesano, pela ordenação de quatro sacerdotes diocesanos e um religioso, de três diáconos diocesanos e um religioso a caminho do presbiterado e de cinco diáconos permanentes.

Junta-se a este hino de acção de graças a nossa comunhão com os nove sacerdotes, cinco do presbitério diocesano e quatro de Congregações Religiosas, que, no mês de julho, celebraram o jubileu dos 25 anos de ordenação presbiteral.

Centra-se agora o nosso louvor a Deus em torno do Senhor D. António Maria Bessa Taipa e dos seus condiscípulos que celebram o jubileu de 50 anos de ordenação presbiteral. O senhor D. António Taipa foi Reitor do Seminário Maior e professor de grande parte do presbitério diocesano. Foi Vigário Geral e é Bispo na nossa Diocese. Compreende-se, por isso, a alegria da gratidão que a todos nos envolve nesta hora.

 

Queremos associar na nossa oração e na nossa gratidão a esta celebração jubilar o Senhor D. Manuel da Silva Martins e seus condiscípulos que celebram 65 anos de ordenação e aqueles sacerdotes que celebram 60 anos de ordenação.

Venho, por este meio, convidar toda a Diocese, muito particularmente quantos se sentem mais próximos da vida e do ministério sacerdotal dos jubilados, a participar no próximo dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, na Eucaristia das 11 horas na Sé.

Aguardo a vossa presença, amados diocesanos, para convosco agradecer a Deus o dom da vida, da fidelidade e da comunhão fraterna do senhor D. António Taipa e de quantos celebram o jubileu sacerdotal na nossa Diocese, neste ano.

Peço aos sacerdotes que partilhem esta mensagem e levem este convite a todas as paróquias da Diocese para que, na oração, na comunhão e na presença, manifestemos a alegria da nossa gratidão e cantemos um cântico de louvor pelas maravilhas que Deus realiza, através destes sacerdotes, a nosso favor e para bem da Sua Igreja.

Sabemos todos quanto estes gestos de dedicação e de gratidão, que a celebração dos jubileus sacerdotais testemunha, abrem campo fecundo à pastoral vocacional e constituem uma bela forma de semear a esperança no coração dos jovens, das famílias e das comunidades, para que novas vocações para o ministério ordenado e para a vida consagrada surjam na Igreja do Porto.

Porto, 5 de agosto, dia da Dedicação da Basília de Santa Maria Maior, de 2016

António, Bispo do Porto

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Decreto Sobre as Virtudes do Servo de Deus ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO Bispo do Porto e Missionário
2017-07-25 11:34:15
Texto
2017-07-20 17:35:49
Word
2017-07-20 17:35:10
Powerpoint + PDF
2017-07-11 14:08:03
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.