Mensagem - Convite à Diocese PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

A Alegria da Gratidão

Os meses de julho e agosto são, há várias décadas, o tempo escolhido para a celebração das ordenações presbiterais na nossa Diocese. Desde sempre, mas com acrescido entusiasmo nos últimos tempos, a celebração do aniversário da ordenação para o ministério ordenado assume um particular sentido de louvor a Deus e de gratidão aos sacerdotes por parte das as comunidades paroquiais e das instituições locais e diocesanas.

Esta evocação da memória do tempo e esta afirmação da gratidão do coração fazem da alegria de cada sacerdote e de cada comunidade o júbilo de toda a Igreja do Porto.

É esta mesma Igreja que sente, neste ano pastoral, razões aumentadas de alegria para dar graças a Deus pela ordenação episcopal de D. António Augusto de Oliveira Azevedo, oriundo do nosso presbitério diocesano, pela ordenação de quatro sacerdotes diocesanos e um religioso, de três diáconos diocesanos e um religioso a caminho do presbiterado e de cinco diáconos permanentes.

Junta-se a este hino de acção de graças a nossa comunhão com os nove sacerdotes, cinco do presbitério diocesano e quatro de Congregações Religiosas, que, no mês de julho, celebraram o jubileu dos 25 anos de ordenação presbiteral.

Centra-se agora o nosso louvor a Deus em torno do Senhor D. António Maria Bessa Taipa e dos seus condiscípulos que celebram o jubileu de 50 anos de ordenação presbiteral. O senhor D. António Taipa foi Reitor do Seminário Maior e professor de grande parte do presbitério diocesano. Foi Vigário Geral e é Bispo na nossa Diocese. Compreende-se, por isso, a alegria da gratidão que a todos nos envolve nesta hora.

Queremos associar na nossa oração e na nossa gratidão a esta celebração jubilar o Senhor D. Manuel da Silva Martins e seus condiscípulos que celebram 65 anos de ordenação e aqueles sacerdotes que celebram 60 anos de ordenação.

Venho, por este meio, convidar toda a Diocese, muito particularmente quantos se sentem mais próximos da vida e do ministério sacerdotal dos jubilados, a participar no próximo dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, na Eucaristia das 11 horas na Sé.

Aguardo a vossa presença, amados diocesanos, para convosco agradecer a Deus o dom da vida, da fidelidade e da comunhão fraterna do senhor D. António Taipa e de quantos celebram o jubileu sacerdotal na nossa Diocese, neste ano.

Peço aos sacerdotes que partilhem esta mensagem e levem este convite a todas as paróquias da Diocese para que, na oração, na comunhão e na presença, manifestemos a alegria da nossa gratidão e cantemos um cântico de louvor pelas maravilhas que Deus realiza, através destes sacerdotes, a nosso favor e para bem da Sua Igreja.

Sabemos todos quanto estes gestos de dedicação e de gratidão, que a celebração dos jubileus sacerdotais testemunha, abrem campo fecundo à pastoral vocacional e constituem uma bela forma de semear a esperança no coração dos jovens, das famílias e das comunidades, para que novas vocações para o ministério ordenado e para a vida consagrada surjam na Igreja do Porto.

Porto, 5 de agosto, dia da Dedicação da Basília de Santa Maria Maior, de 2016

António, Bispo do Porto

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Decreto Sobre as Virtudes do Servo de Deus ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO Bispo do Porto e Missionário