Visitas Paço Episcopal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

+ informações e marcações através do e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar / 910 440 044

Horário/Schedule: 9h00/13h00 - 14h00/18h00

* últimas visitas - 30 min. antes do encerramento / last visits - 30min. before closing

** encerra às 4ªs e domingos / closed on wednesdays and sundays

Visitas e Guias

As visitas são realizadas por uma equipa de guias profissionais, com domínio de várias línguas estrangeiras. Todos eles partilham a paixão pelo contato direto com os visitantes, dispondo de uma forte orientação para o turismo e para o turista.

O nosso lema é saber acolher o visitante, fazendo-o sentir "em sua casa".

As visitas proporcionadas têm uma duração estimada de 30 minutos, e são, obrigatoriamente, acompanhadas pelo guia.

Preçário

Bilhetes para Individuais

Bilhete Paço individual (adulto) . 5,00€ * gratuito para crianças até aos 10 anos (inclusivé)

Bilhetes para Grupos
Bilhete Paço estudantes (escolas/universidades) . 3,00€ Bilhete Paço séniores (academias séniores) . 4,00€

Bilhetes Combinados
Bilhete Paço + Bilhete Sé + Bilhete Torre dos Clérigos (visita livre) . 11,00€

Bem-vindo ao Paço Episcopal do Porto

Tudo começou com uma pequena pergunta.
Porque é que este belo Palácio repleto de história, nossa e da cidade do Porto, está fechado?

O Paço Episcopal é uma residência eclesiástica, que devido à sua dimensão, à sua qualidade e tipologia arquitetónica, é considerado um palácio.

Um palácio habitado não por reis, mas por bispos.
O bispo cumpre uma missão episcopal, que entre outros princípios, assenta na ajuda e no acolhimento do outro. A Igreja deve abrir as suas portas à sociedade, que implica a renovação das dioceses, daí termos sentido a necessidade de abrir as portas de nossa casa para com o mundo celebrarmos os valores de partilha, gratidão, e compromisso.

Deste modo, esta herança patrimonial, que hoje tendes a oportunidade de visitar, é um monumento nacional, que pela sua história e pela sua grandeza arquitetónia, deve ser partilhada com todos.

Resta-me agradecer a vossa visita, assumindo desde já, o compromisso de trabalhar em vista à preservação e divulgação deste magnífico legado para que os vindouros o possam conhecer

A todos vós, um grande bem haja

D. António Francisco - Bispo do Porto

600 anos de história

A história da construção desta residência episcopal principia no século XIII e termina no século XIX. Seiscentos anos de uma história marcada por remodelações, construções e reconstruções, que marcaram a sua traça arquitetónica.

Em 1734, o arquiteto do Porto, Nicolau Nasoni, foi contratado para realizar um projeto de remodelação do Paço, tendo acompanhado as obras até 1737. Da sua autoria, parece ser, a
magnífica escadaria em granito, que nos leva, degrau a degrau, envoltos num belo jogo de cores e de luz – criado pela deslumbrante clarabóia que remata a cúpula – aos salões nobres do edifício.

O Paço, como hoje o conhecemos, evidencia uma arquitetura tardobarroca com fusão no neoclássico, e deve-se a Dom Frei João Rafael de Mendonça, Bispo do Porto entre 1771 e 1793.

As obras só terminariam em 1871, quase cem anos depois da reconstrução ordenada por Dom Rafael. Para esta delonga, muito contribuiu o facto do Paço ter acolhido nas suas dependências uma bateria de defesa da cidade durante o Cerco do Porto, entre 1832 e 1833. Alvo de alguns bombardeamentos, foram graves os danos causados no edifício.

O Paço Episcopal do Porto ao abrir as suas portas estreita a proximidade entre vários mundos: o clerical e o laico, a religião e a arte, a cultura e o turismo.

É, sem dúvida, uma visita inesquecível a um tesouro bem guardado.

Informações Gerais

Ao visitar o Paço Episcopal do Porto terá a oportunidade de entrar numa viagem repleta de história, à medida que vai percorrendo todo o edifício.

A viagem começa no átrio que apresenta uma fresta românica, testemunho do primitivo Paço.
Uma escadaria, feita em granito revelando um trabalho de entalhe, é dividida em dois lanços paralelos, que nos levam a um belo portal palaciano.

Chegados à sala dos espelhos, é possível contemplar os monumentais espelhos barrocos com moldura em talha dourada. Logo a seguir a sala do brasão, o brasão de armas do bispo Dom Frei João Rafael de Mendonça, em estuque pintado, personalidade a quem se deve a construção do Paço Episcopal. Continuando, temos acesso à sala de audiências, local utilizado para atos oficiais e receber convidados. À frente fica a sala do trono, local onde decorria, em cerimónia oficial, a tomada de posse dos Bispos. Este salão é também conhecido como Sala Vermelha, cor que simboliza o Amor Divino. No trajeto para o local onde podemos contemplar a vista panorâmica sobre o Douro, percorremos um espaço de exposições, com peças do belíssimo acervo da Diocese do Porto.

Venha descobrir, estamos de portas abertas para o receber.

Fotogaleria - LINK

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017