Faixa publicitária
Dedicação da Catedral do Porto – 9 de setembro – 19 horas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Notas Pastorais

A Catedral é a Igreja mãe de todas as Igrejas da Diocese. Nela tem o Bispo a sua sede e por isso lhe chamamos Sé. Nela se espelha a unidade da Igreja local e se afirma a comunhão com o Papa Francisco, Pastor universal de todas as Igrejas. No Porto, a Catedral é também a sede do Cabido Portucalense, que à Catedral e ao Bispo está vinculado desde a sua criação, há mais de 900 anos.

Neste Ano Santo da Misericórdia, a Catedral é, por excelência, Igreja Jubilar de toda a Diocese e aí se encontra a Porta Santa da Misericórdia, diariamente aberta para entrarmos e acolhermos a misericórdia divina e daí partirmos para levarmos esta mesma misericórdia, por todos os caminhos da Diocese, ao coração de cada família e de cada um dos diocesanos da Igreja do Porto.

Celebrar a Dedicação da Catedral do Porto é, neste tempo jubilar, afirmar, viver e testemunhar a alegria das bem-aventuranças do Evangelho e proclamar: “Felizes os misericordiosos!”.

No caminho pastoral que queremos percorrer como Igreja do Porto sentimo-nos incentivados, ajudados e guiados por Maria, Mãe de Deus e Padroeira da Catedral e da Diocese, para nos renovarmos nas fontes da Alegria.

O dia 9 de setembro – dia litúrgico da Dedicação da Catedral – é data abençoada para nos reunirmos à volta do mesmo altar da Eucaristia, como Povo de Deus, na diversidade de ministérios e na riqueza de dons, congregando o Cabido Portucalense, os Seminários, as Vigararias, as Paróquias, as diferentes Comunidades religiosas, os vários Secretariados e Serviços diocesanos, os Movimentos apostólicos, as Associações e as Instituições cristãs da Diocese.

Esta data marcada no calendário litúrgico, logo no início da programação pastoral da nossa Diocese, coincide com o retomar das catequeses nas Paróquias, com o começo do ano letivo nas Escolas e com o relançar do tempo académico nas Universidades.

A celebração da Dedicação da Catedral oferece-nos, assim, este momento favorável, continuando uma bela iniciativa de há já alguns anos. Todos nós, bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, catequistas, animadores de jovens, professores de EMRC, professores das Escolas Católicas e agentes de pastoral desejamos celebrar deste modo e com este sentido a Dedicação da nossa Igreja Catedral para nos confiarmos a Deus e Lhe entregarmos o ano que agora começa e para assumirmos, na oração e na comunhão da Igreja do Porto, o nosso Plano Diocesano para esta nova etapa de 2016-2017.

A celebração da Dedicação da Catedral assume, assim, na Igreja do Porto este belo sentido de envio em missão, conscientes de que “A Alegria do Evangelho é a nossa missão”.

Com este espírito e neste horizonte do novo ano pastoral, que se inicia, convido todos os diocesanos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, consagrados (as) e leigos (as) para a Eucaristia da celebração da Dedicação da nossa Catedral do Porto, no próximo dia 9 de setembro, às 19 horas.

Consagro a Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Catedral e da Diocese, esta amada Igreja do Porto. Confio-Lhe, como Mãe de Misericórdia e Senhora da Mensagem de Fátima, cuja Imagem Peregrina nos visitou e percorreu toda a nossa Diocese, esta bela missão de todos e de cada um de nós, com as palavras e com o sonho do nosso lema pastoral: “Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria”.

Porto, 05 de setembro de 2016

António, Bispo do Porto

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Catequese Infantil
2017-04-27 14:38:43
Guião
2017-04-27 14:37:25
Pagela
2017-04-27 14:36:55
JORNADAS DE PASTORAL VOCACIONAL
2017-04-27 14:36:19
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.