Dedicação da Catedral do Porto – 9 de setembro – 19 horas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Notas Pastorais

A Catedral é a Igreja mãe de todas as Igrejas da Diocese. Nela tem o Bispo a sua sede e por isso lhe chamamos Sé. Nela se espelha a unidade da Igreja local e se afirma a comunhão com o Papa Francisco, Pastor universal de todas as Igrejas. No Porto, a Catedral é também a sede do Cabido Portucalense, que à Catedral e ao Bispo está vinculado desde a sua criação, há mais de 900 anos.

Neste Ano Santo da Misericórdia, a Catedral é, por excelência, Igreja Jubilar de toda a Diocese e aí se encontra a Porta Santa da Misericórdia, diariamente aberta para entrarmos e acolhermos a misericórdia divina e daí partirmos para levarmos esta mesma misericórdia, por todos os caminhos da Diocese, ao coração de cada família e de cada um dos diocesanos da Igreja do Porto.

Celebrar a Dedicação da Catedral do Porto é, neste tempo jubilar, afirmar, viver e testemunhar a alegria das bem-aventuranças do Evangelho e proclamar: “Felizes os misericordiosos!”.

No caminho pastoral que queremos percorrer como Igreja do Porto sentimo-nos incentivados, ajudados e guiados por Maria, Mãe de Deus e Padroeira da Catedral e da Diocese, para nos renovarmos nas fontes da Alegria.

O dia 9 de setembro – dia litúrgico da Dedicação da Catedral – é data abençoada para nos reunirmos à volta do mesmo altar da Eucaristia, como Povo de Deus, na diversidade de ministérios e na riqueza de dons, congregando o Cabido Portucalense, os Seminários, as Vigararias, as Paróquias, as diferentes Comunidades religiosas, os vários Secretariados e Serviços diocesanos, os Movimentos apostólicos, as Associações e as Instituições cristãs da Diocese.

Esta data marcada no calendário litúrgico, logo no início da programação pastoral da nossa Diocese, coincide com o retomar das catequeses nas Paróquias, com o começo do ano letivo nas Escolas e com o relançar do tempo académico nas Universidades.

A celebração da Dedicação da Catedral oferece-nos, assim, este momento favorável, continuando uma bela iniciativa de há já alguns anos. Todos nós, bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, catequistas, animadores de jovens, professores de EMRC, professores das Escolas Católicas e agentes de pastoral desejamos celebrar deste modo e com este sentido a Dedicação da nossa Igreja Catedral para nos confiarmos a Deus e Lhe entregarmos o ano que agora começa e para assumirmos, na oração e na comunhão da Igreja do Porto, o nosso Plano Diocesano para esta nova etapa de 2016-2017.

A celebração da Dedicação da Catedral assume, assim, na Igreja do Porto este belo sentido de envio em missão, conscientes de que “A Alegria do Evangelho é a nossa missão”.

Com este espírito e neste horizonte do novo ano pastoral, que se inicia, convido todos os diocesanos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, consagrados (as) e leigos (as) para a Eucaristia da celebração da Dedicação da nossa Catedral do Porto, no próximo dia 9 de setembro, às 19 horas.

Consagro a Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Catedral e da Diocese, esta amada Igreja do Porto. Confio-Lhe, como Mãe de Misericórdia e Senhora da Mensagem de Fátima, cuja Imagem Peregrina nos visitou e percorreu toda a nossa Diocese, esta bela missão de todos e de cada um de nós, com as palavras e com o sonho do nosso lema pastoral: “Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria”.

Porto, 05 de setembro de 2016

António, Bispo do Porto

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Catequese Infantil