Nota Pastoral - O exemplo, a gratidão e a memória da Igreja PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Notas Pastorais

Dia 20 de Setembro – Dia de oração pela Paz

Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz.

Trinta anos depois, o Papa Francisco escolhe este mesmo dia e lugar para aí viver e rezar com os atuais Representantes das religiões pela mesma intenção. O Papa Francisco deseja juntar a este gesto de comunhão e de oração universal toda a Igreja e convida-nos a vivermos, todos nós católicos, este dia, unidos em oração pela paz.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

S. Francisco que fez de Assis um santuário de paz e da sua vida um exemplo de quem reza e de quem trabalha pela paz, inspira a nossa oração e fortalece a nossa esperança.

O Papa Francisco foi buscar ao Santo de Assis o nome e o modo que dão forma e rosto à sua missão de Pastor da Igreja e não se cansa de anunciar ao Mundo a necessidade da paz e a urgência da misericórdia e da reconciliação.

Seguindo o sábio conselho de Santo Inácio de Loiola, outro santo, de quem o Papa Francisco recebeu o carisma da consagração religiosa, sabemos que no horizonte do sonho e da construção da paz devemos “rezar como se tudo pertencesse a Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós”.

É isso que também hoje e sempre queremos viver como Igreja do Porto, rezando confiadamente e trabalhando incansavelmente pela paz na vida das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos.

Dia 25 de Setembro – Jubileu dos Catequistas

Neste Ano Santo da Misericórdia, que o Papa Francisco convocou, têm sido inúmeras as iniciativas, diversificados os momentos e muitas as celebrações em que somos chamados a acolher de modo mais consciente e intenso a misericórdia divina e a irradiá-la junto dos nossos irmãos.

O apelo renovado à conversão do coração que, ao entrar na Porta Santa das nossas Igrejas jubilares, mais se ouve e a prática das obras de misericórdia vivida com alegria, que tão belas experiências nos oferecem, dizem-nos do valor, da oportunidade e da dimensão profética da decisão do Papa Francisco, ao convocar este Ano Santo.

Compreendemos, por isso, que até aqueles que, ao nosso olhar, nos parecem mais distantes da fé ou esquecidos de Deus, se sentem tocados e interpelados por este Ano Santo da Misericórdia e sensibilizados pelos gestos misericordiosos da Igreja.

Entre todas as celebrações de sectores, grupos ou movimentos apostólicos realizadas ao longo deste Ano Santo da Misericórdia ganha particular significado, pela sua dimensão, e assume destacado relevo, pelo bem que lhes devemos, o Jubileu dos Catequistas.

O Papa Francisco escolheu o dia 25 deste mês para celebrar, em Roma, este Jubileu com representantes dos Catequistas de todo o mundo. Em sintonia e em comunhão com o Papa Francisco celebraremos, também nós, o Jubileu dos Catequistas, nesse mesmo dia, na nossa Diocese.

São muitos milhares os Catequistas da nossa Diocese. São um dom e uma bênção para a Igreja do Porto. A todos quero convidar e convocar para este Jubileu, celebrado no mesmo dia, em cada uma das Vigararias da nossa Diocese.

O Jubileu, assim celebrado, é uma bela maneira de iniciarmos este novo tempo pastoral na catequese, entrando pela Porta Santa da Misericórdia para acolhermos a graça da ternura e da bondade de Deus, que somos chamados a multiplicar pelos muitos milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos das nossas catequeses.

Desejo traduzir esta graça jubilar em testemunho de gratidão, em nome da Igreja do Porto, a todos os Catequistas e a cada uma das suas Famílias, que catequistas também são, o bem que lhes devemos no serviço pastoral do anúncio da Alegria do Evangelho, de que fazem sua missão abnegada e feliz de todas as horas.

Dia 29 – Na memória do coração e da gratidão da Igreja do Porto

Ocorre no próximo dia 29 de setembro o sexto aniversário do falecimento do senhor D. Armindo Lopes Coelho, que foi Bispo do Porto desde 1997 a 2006.

A exemplo dos anos anteriores, vamos celebrar nesse dia, na Sé, às 19 horas, a Eucaristia de sufrágio por todos os bispos, presbíteros e diáconos que serviram a Igreja do Porto e já partiram ao encontro de Deus.

Venho, assim, convidar os sacerdotes, diáconos, seminaristas, consagrados e leigos para participarem na Eucaristia das 19 horas do próximo dia 29, na Sé, com esta intenção de sufrágio e como sinal de memória agradecida de toda a Diocese.

Não deixaremos que o tempo faça esquecer aqueles a quem tanto devemos do percurso, da história e da vida da Igreja que somos.

Ao recordar os bispos, presbíteros e diáconos, a quem nos unimos pela oração e pela gratidão, queremos implorar a Deus que a todos acolha na bem-aventurança do Reino e lhes conceda a recompensa de vidas dadas por inteiro à Igreja, para bem de todos nós.

Acreditamos que a oração e a gratidão são sempre bênção lançada no terreno fértil das nossas comunidades que os bispos, presbíteros e diáconos, que nos precederam, trabalharam ao longo do tempo para que a semente do chamamento divino, generosamente correspondido, continue a germinar em novas vocações para o ministério ordenado e para a vida consagrada e missionária na Igreja do Porto.

Porto, 20 de setembro de 2016

António, Bispo do Porto

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Decreto Sobre as Virtudes do Servo de Deus ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO Bispo do Porto e Missionário