SEMANA DOS SEMINÁRIOS "16 - 6 a 13 de novembro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Celebraremos de 6 a 13 de Novembro a Semana dos Seminários, sob o lema “Movidos pela misericórdia de Deus”. Propomos, uma leitura do Discurso proferido pelo Papa Francisco na receção aos participantes do Congresso Internacional de Pastoral Vocacional intitulado “Miserando atque Eligendo”, que decorreu em Roma de 19 a 21 de outubro, promovido pela Congregação para o Clero e a Obra Pontifícia das Vocações Sacerdotais. Aí somos convocados todos a assumir a tarefa da Pastoral Vocacional, com responsabilidades diversas mas igualmente desafiados a sair, ver e chamar, como tarefa fundamental da Igreja. Ajuda- nos a repropor o sentido dessa Pastoral Vocacional capilar que, transversal, quer também uma estruturação que a torne efetiva, visível, considera- da, influindo nos processos de crescimento e de transmissão da fé das nossas comunidades cristãs, especialmente a partir das Equipas de Pastoral Vocacional.

O Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, disponibiliza dois guiões para sustentar a reflexão e a oração desta Semana Semana dos Seminários. O Texto do Papa Francisco aparece, na íntegra, no guião que apresenta o Programa de Pastoral Vocacional Juvenil, que se desenvolve a partir da Casa da Juventude, o Calendário Vocacional para o Ano Pastoral 2016-2017 e a proposta da Cadeia Diocesana de Oração pelas Vocações - ROGAI. Neste guião recolhe-se também o que no Plano Diocesano de Pastoral concerne, de forma mais explícita, à Pastoral Vocacional, nomeadamente com o testemunho das crianças, refletido dos Pastorinhos nas Aparições de Fátima.

O outro guião, faz a apresentação da população dos nossos Seminários Diocesanos e do Pré-Seminário, e propõe a sugestiva homilia do Papa Francisco aquando da Missa com sacerdotes, religiosos e seminaristas, em Cracóvia nas recentes Jornadas Mundiais da Juventude.

Há quatro objetivos que presidem à realização desta Semana e que importa reter: ação de graças a Deus e gratidão pelo dom dos Seminários e de quantos os compõem; a apresentação da Vocação Sacerdotal, do seu processo formativo e das instâncias desse itinerário; apelo e proposta vocacional, junto dos mais novos, e em particular nas etapas de crescimento mais aptas a acolher esta proposta; prover os Seminários das condições materiais que garantam a normal prossecução das suas atividades, com a colecta junto do Povo de Deus.

O Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, disponibiliza os vários materiais, em suporte físico e no seu site, bem como no da Diocese. Aí pode-se complementar a informação com propostas de oração.

Informações e inscrições devem ser remetidas para os contactos deste Secretariado.

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Missa
2017-06-14 15:57:08
Terço
2017-06-14 15:56:37
Programa e Ficha de inscrição.
2017-06-02 09:34:51
Ficha de inscrição.