«Diaconado: Ministério e Missão» PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Ciclo de Conferências no Centro de Cultura Católica por ocasião dos 25 anos do diaconado permanente no Porto

A 26 de abril de 1992 foram ordenados na Sé do Porto os primeiros 18 diáconos permanentes da diocese. Em 2017, cumprem-se 25 anos sobre esse momento significativo da vida da Igreja do Porto.

Nesta ocasião, o Diaconado Permanente da Diocese do Porto e o Centro de Cultura Católica (CCC) promovem nas instalações do CCC, entre janeiro e março de 2017, um ciclo de conferências aberto a toda a comunidade diocesana subordinado ao tema «Diaconado: Ministério e Missão. Nos 25 anos do diaconado permanente na Igreja do Porto». Será uma oportunidade não só para os diáconos permanente refletirem sobre o seu ministério, mas também para a comunidade diocesana o poder conhecer e compreender melhor.

O ciclo, programado a partir da «participação diaconal do único e tríplice múnus de Cristo no ministério ordenado» («Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes», nn. 22-42), tem agendadas as seguintes conferências:

- 3 de janeiro, 21 h.:  «Diaconado e Diaconia da Caridade», por José Maria Gonçalves Fabião (Reitor da Igreja da Trindade e Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa e da Caritas Diocesana).

- 7 de fevereiro, 21 h.: «Diaconado e Diaconia da Liturgia», por João da Silva Peixoto (Pároco de Ermesinde e Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia).

- 7 de março, 21 h.: «Diaconado e Diaconia da Palavra», por Manuel Monteiro Mendes (Pároco de Matosinhos e Assistente do Secretariado Nacional da Pastoral Familiar).

O ciclo é de entrada livre, não sendo necessária inscrição prévia

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Decreto Sobre as Virtudes do Servo de Deus ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO Bispo do Porto e Missionário
2017-07-25 11:34:15