Faixa publicitária
Encontros de formação de música litúrgica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

 

No passado mês de Julho de 2016, o Secretariado Diocesano de Liturgia fez saber, através dos meios de comunicação da Diocese, da sua vontade e intenção de reativar o Serviço Diocesano de Música Litúrgica, por tudo o que este foi, semeou  e representou na Diocese e por tudo o que terá que ser e representar na Diocese de hoje e amanhã que quer cantar os louvores de Deus com arte e com alma. Para tal, promoveu a realização de quatro encontros, distribuídos pelas quatro regiões pastorais da Diocese, no sentido de auscultar as preocupações, inquietações e anseios dos responsáveis dos coros: diretores, organistas, coordenadores.

Os encontros realizados permitiram ouvir cerca de duzentos responsáveis que nos deixaram muita e importante informação, partilharam dificuldades e expectativas e nos urgiram a passar à acção, indo ao encontro das carências e necessidades detectadas.

 

Entretanto, o nosso Bispo aprovou a criação deste Serviço Diocesano, no âmbito do Secretariado Diocesano de Liturgia, e nomeou o seu Director. O Serviço, ainda numa fase de «instalação», vai agora estruturar-se, de uma forma que contemple a participação orgânica dos agentes da pastoral do canto e da música litúrgica ao nível de toda a Diocese. Naturalmente, o processo requer tempo. Entretanto, mesmo sem a estrutura completa e funcional, podemos e devemos começar a intervir.

É certo que, a curto prazo, o Serviço Diocesano de Música não tem a pretensão (nem capacidade) para dar resposta a todas as expectativas. Mas compromete-se a, gradualmente, ir tornando realidade um conjunto de acções que permitam o aparecimento de condições propícias a uma boa prestação de todos os agentes da música litúrgica de tal forma que a glória de Deus e a santificação dos homens seja uma realidade.

Assim, e como primeiro passo, propomos dois encontros de formação, especialmente orientados para responsáveis, directores de coros e salmistas. A proposta será replicada em cada uma das 4 regiões pastorais da nossa Diocese, com o seguinte calendário:

– 28 de Janeiro e 4 de Fevereiro, às 9:30 horas – Arrifana (Salão Paroquial) para os responsáveis da música litúrgica e salmistas das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Sul.

– 28 de Janeiro e 4 de Fevereiro, às 9:30 horas – Porto (Casa Diocesana de Vilar) para os responsáveis da música litúrgica e salmistas das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral do Grande Porto.

– 11 e 18 de Fevereiro, às 9:30 horas – Santo Tirso (Centro Paroquial) para os responsáveis da música litúrgica e salmistas das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Norte.

– 11 e 18 de Fevereiro, às 9:30 horasPenafiel (Centro Paroquial) para os responsáveis da música litúrgica e salmistas das paróquias, reitorias e capelanias da Região Pastoral Nascente.

 

Qualquer um destes encontros terminará até às 12.30 horas.

Não sendo estritamente necessário, solicita-se, por razões de ordem organizacional, que se faça uma inscrição através do link

Para qualquer esclarecimento adicional, pode contactar-se o Serviço Diocesano de Música Litúrgica através do endereço electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Contamos com a presença e colaboração de todos os que, com responsabilidade, fidelidade e entusiasmo, dão vida a este maravilhoso ministério litúrgico, ajudando as nossas assembleia a cantar ao Senhor com arte e com alma.

S.D.L.

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Missa
2017-06-14 15:57:08
Terço
2017-06-14 15:56:37
Programa e Ficha de inscrição.
2017-06-02 09:34:51
Ficha de inscrição.
2017-06-02 09:34:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.