Faixa publicitária
Nota Pastoral - A santidade – fonte de alegria e de bênção PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Notas Pastorais

I -Processos de beatificação e canonização.

A Igreja do Porto tem em curso na Congregação da Causa dos Santos, em Roma, seis Processos de Beatificação e Canonização, quatro da Diocese e dois procedentes de Congregações Religiosas.

É um direito de todos os cristãos e uma prioridade da vida da Igreja do Porto conhecer e acompanhar com a oração estes processos de beatificação e de canonização.

Esta é a hora de partilhar com todos a alegria de vermos reconhecido o testemunho de vida e recordado o exemplo de santidade destes  irmãos nossos que nos antecederam no tempo e nos precederam na fé e no serviço à Igreja do Porto.

Esta é a hora de tudo fazer, no que à Diocese concerne, para que estes processos avancem sem demoras, de acordo com as normas canónicas em vigor. Tenho encontrado em toda a Diocese, nos Postuladores e na Congregação, em Roma, o melhor acolhimento a esta vontade diocesana e a este comum empenho de todos nós.

Os processos de beatificação e canonização em curso são os seguintes:

1- Irmã Maria do Divino Coração - Religiosa da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor.

Nasceu em Münster, na Alemanha, a 8 de setembro de 1863 e faleceu em Paranhos, Porto, a 8 de junho de 1899. Foi beatificada em 1 de novembro de 1975, pelo Papa Paulo VI. Está sepultada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Ermesinde.

2 - D. Sílvia Cardoso Ferreira da Silva – Leiga.

Nasceu em Paços de Ferreira a 26 de julho  de  1882 e aí faleceu em 2 de novembro de 1950. Foi declarada Venerável em 27 de março de 2013, pelo Papa Francisco. Está sepultada na Igreja matriz de Paços de Ferreira.

3 - D. António José de Sousa Barroso – Bispo do Porto.

Nasceu em Remelhe, Barcelos, a 5 de novembro de 1854 e faleceu no Porto a 31 de agosto de 1918. Foi missionário em Angola, Prelado de Moçambique, Bispo de Meliapor, na Índia, e Bispo do Porto de 1899 a 1918. Está sepultado em Remelhe, Barcelos.

4 - Padre Américo Monteiro de Aguiar – Sacerdote.

Nasceu em Galegos, Penafiel, a 23 de outubro de 1887 e faleceu no Hospital de Santo António, Porto, a 16 de julho de 1956. Foi o fundador da Obra da Rua. Está sepultado na Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Penafiel.

5 - Irmã Maria Rita de Jesus – Religiosa da Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

Nasceu no Porto a 23 de janeiro de 1885 e aqui faleceu em 1965. Está sepultada no Cemitério da Ordem da Lapa.

6 - Ana de Jesus Maria José de Magalhães – Leiga.

Nasceu em Arrifana, Santa Maria da Feira, em agosto de 1811 e ali faleceu em 25 de março de 1875. Está sepultada no adro da Igreja de Arrifana.

II - Um testemunho de gratidão

É sempre muito demorada e exigente a organização dos processos canónicos de beatificação e de canonização dos santos. São muitos aqueles que são chamados a trabalhar com dedicação e generosidade na organização destes processos nas suas várias etapas, seja em sede de Postulação, seja no Tribunal Eclesiástico do Porto ou na Congregação da Causa dos Santos, em Roma.

Dou graças a Deus pelo acolhimento, pela dedicação e pelo interesse oferecidos à organização cuidada dos processos e às iniciativas levadas a efeito em ordem ao conhecimento da vida e do testemunho de santidade destes irmãos nossos. É grande a força mobilizadora que os santos têm na vida das pessoas e das comunidades cristãs, porque eles incarnam nas suas vidas a Palavra de Deus e traduzem para a Igreja e para o mundo de hoje os sonhos divinos.

Permito-me realçar como momento de grande mobilização de toda a Diocese a recente celebração da transladação de D. Sílvia Cardoso para a Igreja matriz de Paços de Ferreira. Junto a esta grata evocação o meu reconhecimento a Monsenhor Ângelo Alves, grande obreiro da Causa de Canonização de D. Sílvia Cardoso, que agora, dada a sua idade e limitações de saúde, pede para ser dispensado do seu múnus de Vice-Postulador.

III - No horizonte do futuro.

Há datas marcantes da vida destes irmãos, cujos processos de canonização estão a decorrer, que queremos evocar e a celebrar com a devida dignidade e com o merecido relevo. Sabemos todos que os santos nos oferecem sinais de vida nova para a Igreja neste caminho sinodal que estamos a percorrer e iluminam o nosso olhar com a esperança de um mundo melhor.

Aproximando-se o centenário da morte de D. António Barroso a 31 de Agosto de 2018 e sendo necessário preparar, programar e celebrar dignamente esse momento nomeei o Padre António Coelho de Oliveira, Vigário Geral da Diocese, para presidir a uma Comissão Diocesana que oriente e coordene tudo quanto às celebrações diocesanas diga respeito.

Atendendo, por seu lado, o pedido de Monsenhor Cónego Ângelo Alves indiquei, para lhe suceder, ao Postulador da Causa de D. Sílvia Cardoso, Monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, o nome do Padre Joaquim Samuel Ribeiro Guedes, Vigário da Vara de Paços de Ferreira, que trabalha no processo de canonização de D. Sílvia Cardoso desde o seu início e foi nomeado Vice-Postulador no passado dia 12 de dezembro de 2016.

Com a mesma solicitude foi necessário nomear o Padre Manuel António dos Santos Carvalho Mendes, sacerdote da Obra da Rua, Vice-Postulador da causa de canonização do Padre Américo Monteiro de Aguiar, para substituir o anterior Vice- Postulador, Padre Carlos José Galamba Bragança Ferreira, falecido a 22 de abril de 2011.

Convido toda a Diocese a dar graças a Deus pela Irmã Maria do Divino Coração, por D. Sílvia Cardoso, D. António Barroso, Padre Américo, Irmã Maria Rita de Jesus e Ana de Jesus Magalhães, a quem a Igreja do Porto tanto deve.

Esta é a hora, igualmente, de intensificar a nossa oração para que estes irmãos e irmãs sejam reconhecidos oficialmente pela Igreja como santos e nossos intercessores junto de Deus. Eles são já para todos nós um dom de Deus, um exemplo de santidade e uma fonte de alegria e de bênção.

Porto, 19 de janeiro de 20017

António, Bispo do Porto

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense
2017-10-11 16:12:03
Powerpoint + PDF
2017-10-09 11:26:12
Recursos gráficos
2017-09-19 13:45:08
Formato ICS (Google, Outlook, iCal, ...)
2017-08-21 15:07:09
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.