Jornada Diocesana do Dia Mundial do Doente - 11 de Fev. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Com Maria na fragilidade, saciar-se nas fontes da alegria

A celebração do Dia Mundial do Doente (dia 11 de Fevereiro), começará com um encontro de preparação para quem pretende receber o Sacramento da Santa Unção, orientado pelo Padre Pedro Cameira, sj. no dia 7 de Fevereiro, terça-feira, das 19 às 20, numa sala do Creu (Rua Oliveira Monteiro). Este encontro é aberto a todos os que nele queiram participar, independentemente de irem receber o sacramento ou não.

A celebração do Dia Mundial do Doente, será presidida pelo senhor D. António Augusto, na noite do sábado 11 de fevereiro, pelas 21.30h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, dos Padres Jesuitas, no Porto.

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde propõe como local esta igreja, no dia em que se assinala a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, para inserir a vigília de reflexão e oração sobre a fragilidade humana no espírito da comemoração das Aparições de Fátima.

A Vigília constará de dois momentos distintos.

No primeiro, algumas pessoas partilharão o seu testemunho da fé vivida em alguma experiência de fragilidade como são, entre outras, a doença, a deficiência, a idade avançada ou o luto.

No segundo momento, realizar-se-á a celebração da Santa Unção e D. António Augusto administrará este Sacramento a quantos se encontrem nas condições previstas pela Igreja para o receber e o desejem.

Todos são convidados para esta jornada, que está a ser preparada como oportunidade oferecida para olhar a experiência da fragilidade humana como caminho para Deus, em Igreja. Particularmente convidados são aqueles que exercem qualquer serviço de visita e acompanhamento, nas paróquias, instituições ou hospitais, aos membros mais fragilizados das comunidades. Terão um lugar especial todos os que, a viver situações de sofrimento, tenham, no entanto, saúde e mobilidade suficientes para participar, desejem ou não receber a Santa Unção.

O Secretariado da Pastoral da Saúde dirige um particular convite a todos os que se preparam para participar no Curso Pastoral da Fragilidade que começa na terça-feira seguinte, 14 de fevereiro, na Torre da Marca, organizado em colaboração com o CCC.

D. António Francisco dos Santos fala sobre o padre Joaquim Cunha, sacerdote mais idoso de Portugal

Decreto Sobre as Virtudes do Servo de Deus ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO Bispo do Porto e Missionário
2017-07-25 11:34:15
2017-07-20 17:35:49