Famílias celebraram a alegria do matrimónio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Dia Diocesano da Família 2017

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, presidiu no Domingo da Santíssima Trindade, 11 de junho, em Matosinhos, ao jubileu dos casais da diocese que celebram neste ano 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial

No domingo dia 11 de junho teve lugar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos a 16ª edição do Dia Diocesano da Família, com uma Eucaristia presidida por D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto. Concelebraram os bispos auxiliares, D. António Bessa Taipa, D. Pio Alves e D. António Augusto Azevedo e mais de 30 sacerdotes.

Com o tema “Matrimónio, um caminho de alegria”, a Pastoral Familiar esteve em festa numa iniciativa do Secretariado Diocesano, animado pelo diretor Ângelo Soares, que conseguiu juntar 1288 casais que celebram neste ano 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial. Para esta solene celebração eucarística, que reuniu cerca de 3000 fiéis, muito contribuiu o labor das estruturas paroquiais e vicariais da Pastoral Familiar

De registar as significativas colaborações da Vigararia de Matosinhos na animação litúrgica e do Grupo de Jovens de Pedroso-Gaia e dos escuteiros do CNE na organização do evento e acompanhamento dos casais jubilados, muitos deles carentes de uma atenção especial devido à idade avançada e à mobilidade reduzida.

Na sua homilia Dom António Francisco dos Santos saudou carinhosamente todos os presentes, especialmente, os casais jubilados, com uma especial referência e um abraço pessoal a um casal que celebra 75 anos de matrimónio neste ano de 2017. Referindo-se às leituras do Domingo da Santíssimo Trindade, o bispo do Porto convidou as famílias a caminharem e a entrarem “no mistério do amor de Deus” e a dialogarem com Deus “como fez Moisés no Sinai e como fez Nicodemos com Jesus”.

Dom António Francisco disse aos fiéis presentes na Eucaristia que “a família que vós sois é berço e é escola. É Igreja doméstica e santuário de amor em cujo rosto se lê o Evangelho da vida”. O bispo do Porto sublinhou a “beleza” e a “luz” que representam os filhos, os netos e bisnetos no caminho de vida em família. Em particular, Dom António Francisco assinalou “o júbilo da Igreja do Porto” com a “boa notícia” do “anúncio cristão sobre a família”.

Citando o Papa Francisco, o bispo do Porto convidou os casais jubilados a lerem a vida à luz da Exortação Apostólica sobre a Família “A alegria do amor”, tendo proposto um “olhar fixo em Jesus” para que o amor se torne “fecundo” reforçando “a educação dos filhos” e olhando com realismo “a realidade e os desafios da família”. Dom António Francisco acentuou ainda a necessidade de ser intensificada “a espiritualidade conjugal e familiar” e o compromisso em “acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”.

Destaque especial, na homilia do bispo do Porto, para o número 29 da Exortação Apostólica do Papa Francisco “A alegria do amor”, que citou dizendo que “a família é chamada a compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e a tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito”.

No final da celebração o padre Emanuel Brandão, assistente espiritual do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, proferiu umas breves palavras de saudação e agradecimento a todos quantos contribuíram para este evento. De salientar que o padre Emanuel Brandão anunciou que o Dia Diocesano da Família de 2018 será no domingo 27 de maio no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Importante momento após a Eucaristia foi a entrega aos casais jubilados dos respetivos diplomas de participação que foram distribuídos pelo bispo diocesano, pelos seus auxiliares e alguns sacerdotes destacados para esta tarefa. Um belo e significativo gesto de encontro e saudação com todos aqueles que participaram neste Dia Diocesano da Família.

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense
2017-10-11 16:12:03