COMUNICADO SOBRE O CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE MIRAGAIA PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

A abertura, manutenção ou encerramento de qualquer instituição da Igreja, sejam IPSS ou outras, deve ter sempre em conta as necessidades sociais locais, a capacidade de resposta a essas mesmas necessidades e o respeito por outras instituições.

A decisão de dar início ao processo de insolvência do Centro Social e Paroquial de Miragaia a partir do próximo dia 1 de Setembro do corrente ano de 2017 foi tomada tendo em consideração, nomeadamente, que:

- O Centro Social e Paroquial de Miragaia não dispõe de meios financeiros para cumprir com as suas obrigações.

- Os seus rendimentos não são suficientes para fazer face às despesas e encargos da vida corrente do Centro.

- Deixou de pagar as suas obrigações e não tem meios ou rendimentos que lhe permitam fazê-lo.

- A situação, que se foi degradando substancialmente ao longo dos últimos anos, é de manifesta rutura financeira, cessação de pagamentos e impossibilidade de cumprimento das suas obrigações.

Nesta decisão, difícil e dolorosa para a Diocese, procurou-se garantir a justiça com os trabalhadores e o cuidado futuro dos atuais utentes.

Neste sentido, os trabalhadores, através do processo de insolvência, verâo asseguradas as retribuições em dívida, a atribuição de um fundo de garantia salarial que cobre a compensação devida até ao teto assegurado pelo próprio fundo e o subsídio de desemprego. A Comissão Administrativa e a Diocese manifestam ainda a sua disponibilidade para apoiar os trabalhadores na procura de novos postos de trabalho.

Quanto aos utentes, a Diocese sabe estar garantido que todos têm assegurados os serviços e cuidados, prestados por outras Instituições da área da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto.

Porto, 16 de junho de 2017

Pe. Jorge Duarte

(Diretor do Secretariado Diocesano de Comunicação)

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017