Homilia no Dia do Apostolado da Oração PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2017

1.Ao apresentar à Diocese o lema do Plano diocesano de Pastoral para estes cinco anos: «A Alegria do Evangelho é nossa missão» estava consciente de que este lema não é apenas uma bela expressão inspirada na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, mas é, sobretudo, um imperativo indeclinável de cada cristão e um caminho obrigatório de uma Igreja que tem no horizonte a realização de um Sínodo.

Anunciar com fidelidade a Palavra e o Amor de Deus foi, desde sempre, uma missão exigente. Assim o compreende o Povo de Israel, como ouvimos na primeira leitura do Livro do Deuteronómio. Israel, depois de um período de dúvida e de desalento provocados pelo dureza do caminho, renasce para a fidelidade diante de Deus, para a comunhão como Povo unido em torno dos mandamentos do Senhor e para a esperança em Deus, verdadeiro, leal e fiel e coloca a sua causa nas mãos d’Aquele que o chama a guardar as leis e preceitos do Seu amor (cf. deut 7, 6-11)..

Assim o compreende Jesus no Evangelho que partilha com os Apóstolos o peso e o jugo da missão, ao pedir-lhes que não tenham medo e ao garantir-lhes que Deus, o Pai do Céu, vela por eles dia e noite, estará sempre a seu lado e revela os mistérios maiores aos simples, aos humildes, aos mansos e misericordiosos de coração (cf. Mt 11, 25-30).

2. É do amor de Deus pelo Seu Povo e do testemunho de misericórdia e mansidão de coração que nasce a força para a missão aqui renovada junto do Coração de Jesus e na presença da Beata Irmã Maria do Divino Coração, religiosa desta Congregação do Bom Pastor e da Caridade, cujo corpo repousa nesta igreja do Bom Pastor, na paróquia de S. Lourenço de Ermesinde.

É o mesmo encanto dessa coragem profética e a igual beleza desse testemunho apostólico que desde criança sempre encontrei, a partir de casa e da minha família, nos Zeladores e nos Associados do Apostolado da Oração. A minha presença hoje aqui, neste Dia Diocesano do Apostolado da Oração tem também esse significado: dar graças a Deus pela vossa missão de mensageiros da Sua Palavra e de testemunhas vivas deste zelo apostólico que leva o Seu Amor, que o Coração de Jesus espelha e significa, a todos os corações, a todas as famílias e a todas as paróquias da nossa diocese.

3. Olhemos o nosso mundo de frente. Face aos dramas do mundo e à fragilidade e à dor humanas, como há apenas uma semana nos sentíamos em Portugal, a braços com os incêndios destruidores, em Pedrógão Grande, vemos como continua a ser importante olhar para Jesus Cristo, o Filho de Deus, que ofereceu a sua vida toda a Deus por nós, pela Igreja e pelo mundo!

O Apostolado da Oração tem essa missão e esse mérito: envolvermos Jesus, o Servo Sofredor, e todos os nossos irmãos que sofrem num mesmo olhar, um olhar iluminado pela luz da Páscoa, que celebra a morte do Senhor, contempla o Seu Coração aberto, do qual jorrou sangue e água, e proclama a sua ressurreição, até que Ele venha.

A dádiva do Corpo e Sangue de Cristo, na Última Ceia, não é diferente nem está separada da entrega de Cristo na Cruz. É um mesmo acto de amor a Deus, seu Pai, e de entrega redentora a todos nós, seus irmãos.

Vivemos e celebramos este Mistério de Amor na Eucaristia e contemplamo-lo diante do Coração de Jesus trespassado pela lança. Por isso compreendemos as palavras de Jesus aos seus discípulos: “Quando for elevado da terra atrairei todos a mim” (Jo 12, 32).

O drama do Calvário é grande demais para a compreensão humana, porque ali se decidiu o destino da Humanidade redimida. Também nós somos chamados a beber do mesmo cálice, para vivermos e ensinarmos a sabedoria da cruz, como escrevia Paulo aos Coríntios: «frente às diversas sabedorias do mundo, eu prego Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas para os que foram chamados Ele é poder de Deus e sabedoria de Deus » ( cf 1 Cor 1, 23-24).

4. Contemplemos o Coração do Senhor, como Ele se apresentou a Santa Margarida Maria, em Paray-le-Monial. Na Cruz, do lado trespassado do Senhor morto, S. João viu jorrar sangue e água, sob o olhar terno e materno de Maria, a Mãe dolorosa, ali presente.

Mas a luz da Páscoa, que o Coração aberto de Jesus antecipa, não se faz tardar e brilha já, para lá da penumbra da morte e da densidade do sofrimento, na adoração daquele Calvário silencioso, em que tudo foi consumado e no encontro com tantas pessoas que oferecem a vida a aliviar o sofrimento dos irmãos mais frágeis, inocentes e sacrificados do nosso tempo.

Ajoelhemos também nós deste Sagrado Coração e diante de tantos irmãos e irmãs para quem a cruz da doença, do medo, da solidão, do desânimo ou da provação é hoje mais pesada. Pensemos sobretudo naqueles a quem faltam cireneus com olhar de irmãos que com eles transportem a sua cruz.

São estes verdadeiros adoradores da Cruz do Senhor, os abençoados Zeladores e Associados do Apostolado da Oração, os que tocam a Carne de Cristo nas chagas dos nossos irmãos, os indispensáveis cireneus da humanidade e os necessários profetas de uma Igreja renovada na alegria do Evangelho e na comunhão fraterna.

5. Rezemos, caríssimos Associados e Zeladores, neste Dia Diocesano do Apostolado da Oração da Igreja do Porto, como o fazemos em cada manhã no oferecimento das obras do dia:

Quando vires, Senhor, pobres na nossa cidade, gente sem pão nem abrigo, sem mesa e sem lar nas nossas terras… Faz meu o Teu olhar. Ensina-me os Teus passos. Acolhe-me no Teu Coração. Recebe as suas dores. Fala-me da missão que me confias para bem deles na Tua Igreja.

Para que a vida e missão da Igreja, que me chamaste a servir, se centrem em Ti, Senhor Jesus, Bom Pastor, e receba do Teu Coração o encanto da santidade de vida e o fascínio permanente do Teu Amor.

Ermesinde, Igreja do Bom Pastor, 25 de junho de 2017

António, Bispo do Porto