Bispo do Porto recebeu «Medalha de Honra» do Município de Marco de Canaveses PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

D. António Francisco dos Santos recebeu «mais alto galardão» pela «promoção da solidariedade social»

O bispo do Porto foi homenageado com a Medalha de Honra da Câmara Municipal de Marco de Canaveses numa sessão pública no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“É um mérito sobretudo da Igreja presente aqui no Marco, dos sacerdotes, dos leigos, daqueles que aqui trabalham ao longo de tantos anos e de tantos séculos”, disse D. António Francisco dos Santos, que partilhou a homenagem com todos os cidadãos marcoenses.

Em declarações à estação ‘Porto Canal’, o bispo do Porto afirmou que “falta ainda muito caminho a percorrer” quanto à solidariedade.

“Falta a capacidade de nos colocarmos uns e outros em comunhão, em diálogo e em trabalho conjunto para que a vida de todos seja melhor, para que haja mais justiça social, para que haja mais aproximação e mais proximidade entre aqueles que têm maiores dificuldades e maiores possibilidades”, desenvolveu D. António Francisco dos Santos.

O também presidente da Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da Igreja Católica em Portugal, observou que “a Igreja e as autarquias” têm feito “um trabalho muito meritório neste campo”.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses realça que a Medalha de Honra é o “mais alto galardão” que o município da Diocese do Porto atribui.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses explicou que D. António Francisco dos Santos recebeu a distinção pela “dedicação na promoção da solidariedade social”.

“Semeando esperança, numa missão de proximidade junto da população de forma simples e fraterna”, assinalou o edil Manuel Moreira, divulga o município na rede social Facebook.

O autarca observou que a medalha “confere” ao bispo do Porto “o estatuto de cidadão honorário” de Marco de Canaveses.

CB -  22 jul 2017 (Ecclesia)

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense