Informações - Peregrinação Diocesana a Fátima PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Aproxima-se a data da Peregrinação Diocesana a Fátima, iniciativa que se inscreve no espírito deste ano do Centenário das Aparições e que marcará o início do novo ano pastoral.

A Comissão Diocesana apresenta algumas informações necessárias e úteis para uma boa organização:

• Recomenda-se uma preparação prévia nas paróquias ou instituições (momentos de oração, sacramento da reconciliação ou catequeses). Como subsídio sugere-se o guião usado na visita da Imagem da Virgem peregrina.
  • O material para os peregrinos (guião, dezena e cachecol) deve ser levantado no Paço Episcopal na semana de 4 a 8 de Setembro nos horários de funcionamento. Os materiais serão fornecidos de acordo com o que consta da ficha enviada e deverão ser pagos no ato de entrega na tesouraria da diocese.
  • Chegada a Fátima pelas 10 horas e concentração frente ao altar do recinto pelas 10H30. A essa hora os Presbíteros e diáconos paramentam-se na sacristia habitual por trás da Capelinha das Aparições (o Santuário fornece os paramentos).
  • Os acólitos devem levar túnica e preparar-se entre as 10H15 e 10H45 num espaço próprio e amplo na Casa da Nossa Senhora das Dores a que se acede por uma entrada ao fundo da colunata norte.
  • Os estandartes das paróquias e outros símbolos das instituições diocesanas colocam-se às 10H30 em volta do monumento ao Sagrado Coração de Jesus.
  • Terminada a eucaristia, haverá espaço para o almoço e algum tempo livre.
  • Às 15H30 será a concentração junto da Capelinha para a oração do Terço.
  • Os frágeis inscritos, juntamente com o seu acompanhante, terão lugar na colunata norte. A entrada faz-se pela rampa exterior que dá acesso a essa colunata. Em articulação com os serviços do santuário, o secretariado diocesano da Pastoral da Saúde dará todo o apoio aos frágeis. Nesse sentido estará previsto um espaço para estacionamento mais próximo da colunata e ainda um espaço para o descanso e higienização dos frágeis.
  • Aos coros participantes, pede-se que se inscrevam, preenchendo um pequeno formulário. É muito importante termos a indicação o mais aproximada possível do número de cantores participantes.

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

D. António Maria Bessa Taipa em entrevista à Voz Portucalense
2017-10-11 16:12:03