Faixa publicitária
Casais Novos “à prova de fogo” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Na tarde de domingo dia 24 de setembro teve lugar na Casa Diocesana de Vilar a 4ªedição do Encontro de Casais Novos da diocese do Porto. Uma iniciativa que reúne casais que contraíram matrimónio nos últimos 5 anos.

Tendo como tema a expressão “À prova de fogo”, inspirada no filme com o mesmo nome do qual foi apresentado um pequeno excerto, este encontro contou com mais de 60 casais e foi presidido por D. Pio Alves, bispo-auxiliar do Porto e pelo diretor do secretariado diocesano da pastoral familiar Ângelo Soares. Esteve também presente o assistente espiritual do secretariado padre Emanuel Brandão de Sousa. Este encontro foi marcado pelos testemunhos apresentados.

 

A Lurdes e o Laurentino apresentaram a sua história de família, com 5 filhos, muitos sacrifícios e tantas alegrias numa vida de profunda simplicidade. A Elisabete e o Nuno, também testemunharam uma família de 5 filhos e várias dificuldades, colmatadas pela ajuda atenta dos avós e a perseverança de uma vida onde a oração é importante.

Por sua vez o casal Manuela e António referiram as dificuldades sentidas na compatibilização entre os seus compromissos profissionais e a vida familiar, num matrimónio feliz, com dois filhos e muitas alegrias. De ausências físicas falaram o casal Isabel e Gonçalo que por razões profissionais vivem alguns momentos de separação num matrimónio sempre renovado pelos momentos de reencontro em família.

Este Encontro de Casais Novos contou também com o testemunho de Rui Calejo da Acege-Associação Cristã de Empresários e Gestores, que apresentou os princípios orientadores desta organização na promoção da dignidade humana nas empresas. Em particular, Rui Calejo sublinhou a importância da harmonização entre as famílias e a vida familiar e referiu iniciativas como “Cristo na empresa” e a certificação “Efr-Empresa Familiarmente Responsável”.

Após a apresentação dos testemunhos teve lugar um curto período de diálogo e partilha de experiências em pequenos grupos a que se seguiu um espaço de diálogo com o painel de testemunhos.

O Encontro de Casais Novos terminou com uma oração proposta por D. Pio Alves, bispo-auxiliar do Porto, que abençoou os jovens casais e os incentivou a continuarem com alegria o caminho do seu matrimónio e da vida familiar, tendo recordado um excerto das palavras proferidas por D. António Francisco dos Santos, na peregrinação diocesana a Fátima de dia 9 de setembro. Recordamos aqui esse pequeno texto: “Igreja do Porto: Vive esta hora, que te chama, guiada pelas mãos de Maria, a ir ao encontro de Cristo e a partir de Cristo a anunciar com renovado vigor e acrescido encanto a beleza da fé e a alegria do Evangelho. Viver em Igreja esta paixão evangélica é a nossa missão. A vossa e a nossa missão!”

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV

Vigília
2017-11-02 17:36:10
Rosário
2017-11-02 17:35:48
Áudio
2017-11-02 17:34:38
Oração Universal
2017-11-02 17:31:54
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.