Casais Novos “à prova de fogo” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Secretariados

Na tarde de domingo dia 24 de setembro teve lugar na Casa Diocesana de Vilar a 4ªedição do Encontro de Casais Novos da diocese do Porto. Uma iniciativa que reúne casais que contraíram matrimónio nos últimos 5 anos.

Tendo como tema a expressão “À prova de fogo”, inspirada no filme com o mesmo nome do qual foi apresentado um pequeno excerto, este encontro contou com mais de 60 casais e foi presidido por D. Pio Alves, bispo-auxiliar do Porto e pelo diretor do secretariado diocesano da pastoral familiar Ângelo Soares. Esteve também presente o assistente espiritual do secretariado padre Emanuel Brandão de Sousa. Este encontro foi marcado pelos testemunhos apresentados.

A Lurdes e o Laurentino apresentaram a sua história de família, com 5 filhos, muitos sacrifícios e tantas alegrias numa vida de profunda simplicidade. A Elisabete e o Nuno, também testemunharam uma família de 5 filhos e várias dificuldades, colmatadas pela ajuda atenta dos avós e a perseverança de uma vida onde a oração é importante.

Por sua vez o casal Manuela e António referiram as dificuldades sentidas na compatibilização entre os seus compromissos profissionais e a vida familiar, num matrimónio feliz, com dois filhos e muitas alegrias. De ausências físicas falaram o casal Isabel e Gonçalo que por razões profissionais vivem alguns momentos de separação num matrimónio sempre renovado pelos momentos de reencontro em família.

Este Encontro de Casais Novos contou também com o testemunho de Rui Calejo da Acege-Associação Cristã de Empresários e Gestores, que apresentou os princípios orientadores desta organização na promoção da dignidade humana nas empresas. Em particular, Rui Calejo sublinhou a importância da harmonização entre as famílias e a vida familiar e referiu iniciativas como “Cristo na empresa” e a certificação “Efr-Empresa Familiarmente Responsável”.

Após a apresentação dos testemunhos teve lugar um curto período de diálogo e partilha de experiências em pequenos grupos a que se seguiu um espaço de diálogo com o painel de testemunhos.

O Encontro de Casais Novos terminou com uma oração proposta por D. Pio Alves, bispo-auxiliar do Porto, que abençoou os jovens casais e os incentivou a continuarem com alegria o caminho do seu matrimónio e da vida familiar, tendo recordado um excerto das palavras proferidas por D. António Francisco dos Santos, na peregrinação diocesana a Fátima de dia 9 de setembro. Recordamos aqui esse pequeno texto: “Igreja do Porto: Vive esta hora, que te chama, guiada pelas mãos de Maria, a ir ao encontro de Cristo e a partir de Cristo a anunciar com renovado vigor e acrescido encanto a beleza da fé e a alegria do Evangelho. Viver em Igreja esta paixão evangélica é a nossa missão. A vossa e a nossa missão!”

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV