Vigília da Imaculada Conceição, passado, presente e futuro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Catedral do Porto - dia 7 de dezembro, 21.30h

A devoção da cidade do Porto a Maria, mãe de Cristo, é muito antiga remontando mesmo a tempos medievais. Desde o século XVI que a imagem de Nossa Senhora está representada nas armas da cidade, ladeada de duas torres.

Segundo o historiador Hélder Pacheco “Desde o início da nacionalidade e desde o início da cidade enquanto couto do Porto e enquanto burgo, a padroeira é Nossa Senhora. Aliás, nos mais antigos brasões da cidade aparece ‘civitas virginis’, cidade da virgem”. Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação ou Nossa Senhora de Vandoma são distintas formas de invocar a Virgem Mãe cuja solenidade, enquanto padroeira da cidade, se celebra a 11 de outubro.

A Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada a 8 de Dezembro, que constitui um marco no calendário litúrgico, é também celebrativo da cultura, da tradição da espiritualidade da alma e da identidade do povo português.

No Porto, no âmbito da relevância desta festividade, tornou-se tradição a realização de uma Vigília de oração, no dia 7 de Dezembro. Durante muitos anos este encontro de oração e devoção à Virgem Mãe era realizado na Igreja da Trindade juntando diversos Movimentos católicos que se revezavam em períodos de uma hora. Também no Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS), para quem a Virgem assume um papel muito especial, as manifestações de amor à Mãe são diversas sendo a Vigília uma delas.

Para os casais das ENS, a Vigília da Imaculada Conceição significa um tempo de encontro de cada um consigo próprio, do casal e de todos com a Mãe do Senhor Jesus, que os ajuda a caminhar para Ele, em casal, família e comunidade. Ao contemplá-La, os casais das ENS reconhecem a altura e a beleza do projeto de Deus para cada ser humano! Citando D. António Francisco dos Santos, em Fátima 2017: “No campo da missão há trabalho para todos. Destinado a todos”.

Assim, nas Regiões da Diocese do Porto, durante vários anos, distintos Sectores tomaram a iniciativa de organizar Vigílias de oração na véspera da festividade da Imaculada Conceição.

Com a vinda para a Diocese do Porto, e como grande devoto que era da Virgem Maria, a quem tinha uma singular ligação, D. António Francisco dos Santos manifestou às Equipas de Nossa Senhora a sua vontade de que este tipo de manifestações de devoção à Mãe da Igreja, que eram algo dispersas, pudessem ser realizadas de forma alargada a toda a comunidade diocesana, tornando-se assim num encontro de Igreja mais amplo e agregador.

Assim, desde o ano de 2015, a Vigília da Imaculada Conceição tem lugar na Sé Catedral do Porto, conforme vontade expressa pelo nosso saudoso bispo, tendo sido integrada no Plano Diocesano da Pastoral, no âmbito da Pastoral Familiar.

Esta Vigília, preparada por casais das ENS, foi desde então, alargada a toda a comunidade da Diocese do Porto, procurando, cada vez mais integrar os diversos Movimentos da Pastoral Familiar porque mais do que as Associações, Movimentos e Obras, o mais importante é a Igreja Diocesana do Porto como tantas vezes realçou D. António Francisco.

Para finalizar, o Papa Paulo IV, no seguimento da reflexão desenvolvida pelo Vaticano II, ao publicar a exortação apostólica “Marialis Cultus”, sobre o culto a Nossa Senhora, afirma que a celebração do dia 8 de dezembro é celebração, “a um tempo, da Imaculada Conceição de Maria, da preparação radical para a vinda do Salvador e para o feliz início da Igreja sem mancha nem ruga” (MC4).

Queremos que estas palavras sejam introdução e justificação para a proposta que a Diocese do Porto faz para a noite da Vigília do dia 7 dezembro na nossa Sé Catedral do Porto, às 21.30h.

Para todos aclamarmos: “Toda sois formosa, ó Maria, sem mancha do pecado original!” E para todos louvarmos e agradecermos com Maria: “O Senhor fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome!”.

Equipas de Nossa Senhora da Diocese do Porto

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017