Fundação Spes promove homenagem a D. Manuel Martins PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

A Fundação Spes, criada por D. António Ferreira Gomes, promove, no dia 20 de janeiro de 2018, às 15 horas, no auditório paroquial de Cedofeita, no Porto, uma sessão solene de homenagem a D. Manuel da Silva Martins, que foi pároco de Cedofeita, Vigário Geral da Diocese do Porto e primeiro Bispo de Setúbal (1975-1998).

D. Manuel Martins, natural de Leça do Balio (n. a 20 de janeiro de 1927), faleceu na cidade da Maia em 24 de setembro de 2017.

Esta homenagem recorda a sua passagem pela paróquia de Cedofeita e a sua presidência da Fundação Spes, que exerceu ao longo de vários anos, após a aceitação pelo Papa da sua renúncia à diocese de Setúbal, em abril de 1998, após quase 23 anos como Bispo daquela diocese.

Nesta homenagem intervêm figuras ligadas à pessoa e à ação pastoral de D. Manuel Martins: o General Ramalho Eanes, o Bispo D. Carlos Azevedo, o antigo deputado e Ministro José da Silva Peneda e o Bispo Administrador da Diocese do Porto, D. António Taipa.

Será apresentado um livro com escritos de D. Manuel Martins, publicados no Jornal de Matosinhos em 2016 e 2017, com o título “Nascemos livres”.

Tem um prefácio de Eugénio Fonseca (Presidente da Caritas). A apresentação é feita por José Ferreira Gomes, Presidente da Fundação Spes.

Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017

Angelus TV