Faixa publicitária
Gemunde recebe visita pastoral de D. Pio Alves PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Desde do dia 23 até ao dia 28 deste mês a paróquia de Gemunde viveu uma semana maravilhosa. O Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, esteve em Visita Pastoral.

O Conselho de pastoral preparou o programa para esta visita. Foram  agendadas visitas às escolas, às associações e instituições, às empresas que se encontram situadas na nossa paróquia, aos doentes, comunidade cigana e   vários encontros com os grupos da paróquia: Fabriqueira, Pastoral Familiar, Vocacional, Grupo de Jovens, Catequese e todos os outros.

D. Pio Alves foi recebido  por umas dezenas de paroquianos, na terça-feira 23 de janeiro, às 10:00 da manhã . Este gesto de boas vindas e de carinho foi  lampejo de Fé que faltava para acreditar que algo de maravilhoso se ia passar esta semana.

 

A visita começou por uma breve oração na Igreja Paroquial. Seguiu-se a visita ao edifício da  Junta de freguesia, onde houve oportunidade de falar com os nossos autarcas e perceber os êxitos e as dificuldades que sentem. As duas Escolas do Ensino Básico e o Jardim de Infância foram visitadas. Foi encantador ver as crianças interagirem com o Bispo, quer em diálogo com perguntas inocentes, quer com cânticos ou rimas que preparam para este momento. Até o envolvimento dos pais, através das associações de pais, fez-se notar de diversas maneiras.

Um dos momentos altos desta visita foi a ida ao acampamento cigano. Um acolhimento belo e encantador. Jesus, na pessoa do Bispo e acompanhantes esteve presente.  A ida lá foi  um gesto   que marcou todos os que viveram aquele momento. Verdadeiramente a Fé e a Esperança ultrapassaram o medo e o preconceito.

Outro momento marcante foi a forma como os idosos doentes e as suas famílias  receberam o D. Pio.  Havia enorme   expectativa  e ansiedade demonstrada, por muitos modos e meios. Há que apontar também o encontro com os agricultores e visita a uma exploração de leite.

Pode dizer-se, que todos os momentos passados com D. Pio Alves, marcaram indelevelmente os corações das crianças, dos jovens e dos adultos para sempre. As reuniões com os grupos paroquiais superaram todas as expectativas. A forma clara e objetiva das questões que colocaram ao Bispo demonstraram que, nesta comunidade paroquial, há vida e generosidade e bom entendimento.

Sublinho o encontro com os Jovens por dois motivos: o primeiro pela forma como o Bispo se posicionou junto deles como alguém como eles, que têm mais dúvidas que certezas e não tem medo de pedir conselhos. Mas também da forma que os soube incentivar, nesta caminhada e na procura do próximo, pois são eles já o presente e serão o futuro. Nota especial para a catequese da infância e da adolescência: partilharam com o Bispo um carinho único de quem têm o coração puro.

A Eucaristia com a catequese e famílias foi o ponto alto deste encontro, aproximadamente 160 crianças cantaram, rezaram e fizeram momentos de silêncio. Um verdadeiro encontro com Jesus, nada mais poderíamos pedir.

No âmbito mais civil das visitas às empresas, a uma clínica, vivemos momentos de comunhão simplesmente únicos. As portas abriram-se, o respeito demonstrado foi extraordinário  e, na maior parte das situações, sentimos que estávamos perante verdadeiras famílias, tal foi o carinho demonstrado. Duas empresas receberam a bênção.

Na sexta-feira, dia 26, houve oração na Igreja e procissão ao Cemitério. A oração, o canto e a água benta lançada sobre aos presentes e as sepulturas foram sinais da fé na ressurreição. O cemitério pelos cuidados que todos têm era duma beleza rara, como sublinhou o Bispo.

No Domingo, desde muito cedo, se juntaram vários paroquianos para fazerem um tapete de flores para recebermos o Bispo nesse dia. Receberam o Sacramento da Confirmação 12 paroquianos. Momento vivido por toda a Assembleia  pelo silêncio e canto.

As zeladoras da Igreja fizeram arranjos maravilhosos e cobriram os altares com as suas mais belas toalhas. Existem ainda vários sinais que nos levaram a testemunhar a presença do Espírito Santo, deste os Dons, colocados, junto ao Círio Pascal, ao sinal de uma pomba que aparecia no varandim do nosso coro, simplesmente lindo.

Tivemos a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Bragança Fernandes, os senhores vereadores Dr. Paulo Ramalho e de Emília Santos, Presidente da Junta da Freguesia.

D. Pio Alves deixou-nos o testemunho de verdadeiro pastor em todos os gestos e palavras. Gemunde ficou maravilhada e marcada pela sua presença.

(PS-PD-RS)

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Folheto
2018-05-04 16:29:44
Suplemento
2018-03-15 12:02:31
Boletim
2018-02-21 12:43:29
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.