Gemunde recebe visita pastoral de D. Pio Alves PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Desde do dia 23 até ao dia 28 deste mês a paróquia de Gemunde viveu uma semana maravilhosa. O Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, esteve em Visita Pastoral.

O Conselho de pastoral preparou o programa para esta visita. Foram  agendadas visitas às escolas, às associações e instituições, às empresas que se encontram situadas na nossa paróquia, aos doentes, comunidade cigana e   vários encontros com os grupos da paróquia: Fabriqueira, Pastoral Familiar, Vocacional, Grupo de Jovens, Catequese e todos os outros.

D. Pio Alves foi recebido  por umas dezenas de paroquianos, na terça-feira 23 de janeiro, às 10:00 da manhã . Este gesto de boas vindas e de carinho foi  lampejo de Fé que faltava para acreditar que algo de maravilhoso se ia passar esta semana.

A visita começou por uma breve oração na Igreja Paroquial. Seguiu-se a visita ao edifício da  Junta de freguesia, onde houve oportunidade de falar com os nossos autarcas e perceber os êxitos e as dificuldades que sentem. As duas Escolas do Ensino Básico e o Jardim de Infância foram visitadas. Foi encantador ver as crianças interagirem com o Bispo, quer em diálogo com perguntas inocentes, quer com cânticos ou rimas que preparam para este momento. Até o envolvimento dos pais, através das associações de pais, fez-se notar de diversas maneiras.

Um dos momentos altos desta visita foi a ida ao acampamento cigano. Um acolhimento belo e encantador. Jesus, na pessoa do Bispo e acompanhantes esteve presente.  A ida lá foi  um gesto   que marcou todos os que viveram aquele momento. Verdadeiramente a Fé e a Esperança ultrapassaram o medo e o preconceito.

Outro momento marcante foi a forma como os idosos doentes e as suas famílias  receberam o D. Pio.  Havia enorme   expectativa  e ansiedade demonstrada, por muitos modos e meios. Há que apontar também o encontro com os agricultores e visita a uma exploração de leite.

Pode dizer-se, que todos os momentos passados com D. Pio Alves, marcaram indelevelmente os corações das crianças, dos jovens e dos adultos para sempre. As reuniões com os grupos paroquiais superaram todas as expectativas. A forma clara e objetiva das questões que colocaram ao Bispo demonstraram que, nesta comunidade paroquial, há vida e generosidade e bom entendimento.

Sublinho o encontro com os Jovens por dois motivos: o primeiro pela forma como o Bispo se posicionou junto deles como alguém como eles, que têm mais dúvidas que certezas e não tem medo de pedir conselhos. Mas também da forma que os soube incentivar, nesta caminhada e na procura do próximo, pois são eles já o presente e serão o futuro. Nota especial para a catequese da infância e da adolescência: partilharam com o Bispo um carinho único de quem têm o coração puro.

A Eucaristia com a catequese e famílias foi o ponto alto deste encontro, aproximadamente 160 crianças cantaram, rezaram e fizeram momentos de silêncio. Um verdadeiro encontro com Jesus, nada mais poderíamos pedir.

No âmbito mais civil das visitas às empresas, a uma clínica, vivemos momentos de comunhão simplesmente únicos. As portas abriram-se, o respeito demonstrado foi extraordinário  e, na maior parte das situações, sentimos que estávamos perante verdadeiras famílias, tal foi o carinho demonstrado. Duas empresas receberam a bênção.

Na sexta-feira, dia 26, houve oração na Igreja e procissão ao Cemitério. A oração, o canto e a água benta lançada sobre aos presentes e as sepulturas foram sinais da fé na ressurreição. O cemitério pelos cuidados que todos têm era duma beleza rara, como sublinhou o Bispo.

No Domingo, desde muito cedo, se juntaram vários paroquianos para fazerem um tapete de flores para recebermos o Bispo nesse dia. Receberam o Sacramento da Confirmação 12 paroquianos. Momento vivido por toda a Assembleia  pelo silêncio e canto.

As zeladoras da Igreja fizeram arranjos maravilhosos e cobriram os altares com as suas mais belas toalhas. Existem ainda vários sinais que nos levaram a testemunhar a presença do Espírito Santo, deste os Dons, colocados, junto ao Círio Pascal, ao sinal de uma pomba que aparecia no varandim do nosso coro, simplesmente lindo.

Tivemos a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Bragança Fernandes, os senhores vereadores Dr. Paulo Ramalho e de Emília Santos, Presidente da Junta da Freguesia.

D. Pio Alves deixou-nos o testemunho de verdadeiro pastor em todos os gestos e palavras. Gemunde ficou maravilhada e marcada pela sua presença.

(PS-PD-RS)

Folheto