Seminário de História Religiosa 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Este Ciclo será constituído por 10 sessões, de entrada livre e destinadas não apenas a investigadores mas igualmente ao público em geral interessado nestas matérias. As referidas sessões terão lugar de fevereiro a julho(seis sessões) e de setembro a dezembro (quatro sessões), na terceira segunda-feira de cada mês (à exceção das sessões de julho e dezembro, conforme indicado), entre as 18h e as 20h, nas instalações da UCP-Porto – Polo da Foz.

Da noção ciceroniana de religião como processo de “releitura” (relegere) ou, no dizer de Lactâncio e Sto. Agostinho, como expressão de “religação” (religare) ontológico-existencial entre Homem e Divino, um dado fundamental emerge como transversal e permanente: a múltipla consubstanciação de tais dinamismos num sem número de manifestações que, considerados na sua individualidade ou no seu conjunto, enformam o que se pode designar como identidade histórico-cultural (porque cultual) da Humanidade. Neste contexto, o debate académico sobre estas múltiplas concretizações (da arquitetura à literatura, da música à arquivística, para citar apenas alguns dos respetivos universos) é tarefa de suprema relevância para a compreensão não apenas de tal dinâmica relacional (Homem-Divino), mas igualmente e sobretudo da própria identidade como processo in fieri. Assim, o presente ciclo do Seminário de História Religiosa, levado a cabo no contexto da comemoração do “Ano Europeu do Património Cultural”, propõe-se abarcar um conjunto diversificado de temáticas que se consideram cronológica e geograficamente significativas para um aprofundamento do conhecimento e compreensão dos “diálogos e(m) permanência” entre os universos patrimonial e religioso no contexto português.

• 19 de fevereiro
  • Inventário na Diocese do Porto
  • Eliana Sofia Almeida Calado (Comissão Diocesana de Infraestruturas e Bens Culturais)
  • » Resumo da sessão