Faixa publicitária
I Seminário Thesaurus sobre o Inventário de Bens Culturais da Igreja PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

A Diocese do Porto acolheu uma formação organizada pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja que teve como objetivo propor uma uniformização de procedimentos de inventário dos bens culturais da Igreja

Foi no Auditório do Paço Episcopal do Porto que, no dia 12 de março, decorreu o “I Seminário Thesaurus: Inventário de Bens Culturais da Igreja”. Uma iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Prosseguindo o conjunto de atividades programadas no âmbito do Projeto Thesaurus, este Seminário teve como principal objetivo a partilha e apresentação de resultados do trabalho em curso nas dioceses portuguesas.

Em declarações à VP, Sandra Saldanha, do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, assinalou que com este Seminário foi possível “pela primeira vez tornar um pouco mais visível e público o trabalho que ao longo de vários anos tem sido feito”. Sandra Saldanha sublinhou ainda que “todas as dioceses têm desenvolvido as suas atividades nesta área do inventário, que é uma área das mais importantes no contexto dos bens culturais da Igreja”. Portanto, este seminário pretende pela primeira vez dar a conhecer de uma forma mais clara e mais visível o trabalho que tem vindo a ser feito” – afirmou.

 

De salientar que este encontro de formação teve também como objetivo fomentar a colaboração e a adequação dos respetivos procedimentos de inventário, proporcionando o debate em torno destas problemáticas. Nas palavras de Sandra Saldanha o objetivo é “concertar as várias dioceses e os vários trabalhos que desenvolvem nesta área, no sentido de se apoiarem umas às outras” potenciando “os trabalhos que vão sendo feitos”.

Foram três os momentos de formação neste Seminário: primeiro foi apresentada uma comunicação de José Angel Rivera de las Heras, Delegado Diocesano para o Património e a Cultura de Zamora – Espanha, subordinada ao tema: “Inventário dos Bens do Património Religioso e Cultural da Igreja em Espanha”. De seguida, foram abordados “Caminhos e Estratégias” e num terceiro momento foram apresentados “Projetos em Curso”.

Ainda a propósito do programa deste I Seminário, Sandra Saldanha, considerou que esta formação poderá ajudar a “uniformizar os procedimentos” de inventário. “Ou seja, o Projeto Thesaurus desafia as dioceses a seguirem uma determinada forma de trabalhar, sob o ponto de vista dos procedimentos” – declarou Sandra Saldanha destacando o facto de ter sido apresentado nesta formação um “Manual de Procedimentos de Inventário de Bens Culturais da Igreja que resulta do trabalho conjunto entre as várias instituições integradas no Projeto Thesaurus”.

 

Em representação da Comissão Episcopal da Cultura, Bens culturais e Comunicações Sociais, esteve neste Seminário, D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto e vogal desta Comissão Episcopal. Em declarações à VP, D. Pio Alves afirmou que o Thesaurus é um projeto que “vem avançando com alguma lentidão porque implica muitos recursos financeiros, que não existem”. Por isso, “o objetivo do Secretariado é dar formação, criar sensibilidade, e na medida do possível, tentar, junto das instâncias estatais, encontrar modos de financiamento para que as dioceses possam ter um apoio que é imprescindível para que o inventário possa, de facto, avançar a um ritmo mais acelerado” – sublinhou D. Pio Alves. De referir que esteve presente neste Seminário, Paula Silva da Direção Geral do Património Cultural.

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.