Igreja Portucalense - nº 45 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Acaba de sair o fascículo 45 da revista da diocese do Porto Igreja Portucalense, referente ao período de setembro a dezembro de 2017.

A abrir a revista publicam-se um conjunto de textos alusivos ao falecimento de D. António Francisco do Santos em setembro passado: a mensagem de condolências do papa Francisco, a mensagem do Presidente da República, o voto de pesar da Assembleia da República e a mensagem da Conferência Episcopal Portuguesa. Juntam-se-lhes as homilias das missas exequial, de 7ª dia e de 30º dia, assim como um Breve esboço biográfico de D. António Francisco dos Santos, da autoria de Maria João Oliveira e Silva e Luís Carlos Amaral.

Em Da Sede de Pedro, a revista apresenta uma crónica da Santa Sé referente a esse período (A resiliência de um Papa serenamente firme, não obstante as aparências contrárias, de José M. Pacheco Gonçalves), assim como alguns textos pontifícios selecionados para a ilustrarem.

Em Atos Episcopais, reúnem-se a homilia e outras intervenções de D. António Francisco dos Santos, proferidas por ocasião da Peregrinação Diocesana a Fátima. Juntam-se-lhes duas  homilias e uma nota pastoral de D. António Taipa, administrador diocesano, e três homilias dos bispos auxiliares.

Em Secretariados, apresentam-se os textos programáticos para 2017/2018 do Secretariado Diocesano das Missões, do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e do Centro de Cultura Católica.

A secção Estudos é preenchida pelo artigo Padre Américo Monteiro de Aguiar. Um “teólogo da ação”, de Luís Leal, resultante da conferência proferida na Sessão solene de Início do Ano letivo do Centro de Cultura Católica.

Em Figuras e factos, alude-se ao falecimento de D. Manuel da Silva Martins, bispo emérito de Setúbal, com uma breve resenha biográfica e a homilia da missa exequial proferida em Leça do Balio por D. José Ornelas, bispo de Setúbal. Domingos Areais evoca na mesma secção o sexagésimo aniversário do falecimento de D. José Alves Correia da Silva, bispos de Leiria, oriundo do clero portucalense.

Em Livros, publicam-se os textos de apresentação de duas obras: As maravilhas de Deus na vida e no apostolado de Sílvia Cardoso, de Ângelo Alves, apresentado por José Eduardo Borges de Pinho, e Os retratos dos bispos do Porto na coleção do Paço Episcopal, de Maria João Oliveira e Silva e Luís Carlos Amaral, apresentado pelos autores.

A revista encerra-se com Registos - Cúria Diocesana, referindo os sacerdotes falecidos e as nomeações.

Igreja Portucalense

Boletim da Diocese do Porto