“D. António Francisco dos Santos” será o nome da nova ponte entre Porto e Gaia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

D. António Francisco dos Santos foi uma personalidade construtora de pontes de diálogo e de comunhão – foi o que afirmaram os presidentes das Câmaras de Porto, Rui Moreira  e Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues,  na apresentação pública desta obra que aconteceu na manhã desta quinta-feira dia 12 de abril.

Na cerimónia de apresentação desta nova ponte sobre o rio Douro, que decorreu no Laboratório Eng. Edgar Cardoso em Gaia, esteve também presente o Administrador Diocesano do Porto. D. António Taipa que felicitou os presidentes de Câmara das duas autarquias pela iniciativa. Confessando-se profundamente emocionado, D. António Taipa destacou a figura de D. António Francisco dos Santos salientando o registo “simples” e “afetivo” de um bispo que foi “muito amado” – referiu.

O Administrador Diocesano do Porto assinalou que “D. António Francisco era uma grande ponte”: “O D. António era uma grande ponte, entre as pessoas e entre as instituições. E foi isso que o notabilizou” – salientou D. António Taipa declarando:

“O D. António foi um homem de proximidade, que foi capaz de sair de si próprio e das suas pequenas ou grandes preocupações pessoais para ir ao encontro dos necessitados, dos doentes e dos pobres, de toda a gente e de todas as instituições” – disse o Administrador Diocesano do Porto.

De referir que nesta sessão de apresentação da nova ponte sobre o Douro que ligará as cidades de Porto e Gaia estiveram também os bispos auxiliares D. Pio Alves e D. António Augusto Azevedo.

O nome do bispo do Porto, que faleceu a 11 de setembro de 2017, ficará assim a batizar a nova ponte que ligará as zonas de Campanhã no Porto e Oliveira do Douro em Vila Nova de Gaia. Esta nova infraestrutura tem um custo orçamentado de 12 milhões de euros e deverá ser inaugurada em 2022. Será paga exclusivamente pelos municípios de Porto e Vila Nova de Gaia.

A sétima ponte que unirá estas duas autarquias percorrerá 250 metros entre as duas margens e partirá da zona do Areinho, em Oliveira do Douro, até à marginal do Porto na Avenida Gustavo Eiffel.

Na nova ponte vão transitar peões, bicicletas e transporte rodoviário.

(RS) - www.vozportucalense.pt

Brochura Caminhada