Trofa celebra Dia vicarial da catequese e do acólito PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

À semelhança dos anos anteriores, 25 de abril foi a data escolhida para a celebração do dia da catequese e do acólito da vigararia Trofa/Vila do Conde. Na celebração, presidida por D. Pio Alves, na qual concelebraram onze sacerdotes e com a participação de dois diáconos, estiveram presentes cerca de dois milhares de pessoas. Entre elas, ao redor de uma centena de acólitos.

Atendendo a que a vigararia é composta por 28 paróquias de dois concelhos, esta celebração é realizada alternadamente numa paróquia de Vila do Conde e noutra da Trofa. Depois de, no ano passado, Aveleda (Vila do Conde) ter sido a anfitriã deste evento, neste ano tal tarefa recaiu sobre Alvarelhos (Trofa).

Quinze minutos antes das onze horas, começava a sair da Junta de Freguesia (local onde os celebrantes e acólitos se paramentaram) o grande cortejo no qual, além de celebrantes e acólitos, se incorporaram os catequistas com as bandeiras dos padroeiros das paróquias da vigararia, rumo ao pavilhão Dário Marques, propriedade do Grupo Cultural e Recreativo. A animação litúrgica esteve a cargo do Grupo Coral Juvenil da paróquia anfitriã.

Na sua homilia, muito direcionada para os catequistas e os acólitos, D. Pio Alves enalteceu o trabalho e empenho dos catequistas das nossas paróquias. Após a comunhão, os acólitos fizeram a sua oração de consagração; depois, em uníssono, todos os presentes rezaram a oração a “Maria, Mãe dos Pobres”, composta por um dos sacerdotes da vigararia, prece esta fundamentada na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz 2018.

Brochura Caminhada
2018-11-14 16:53:38