Faixa publicitária
Catequese da Vigararia de Matosinhos festejou o Domingo da Palavra PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Como vem sendo habitual, em tempo pascal, a Equipa Vicarial da Catequese, da Vigararia de Matosinhos, organiza anualmente um encontro com a Catequese da Infância e logo depois um outro com a Catequese da Adolescência.

No presente ano pastoral 2017/2018, a opção foi no sentido de aproveitar o encontro vicarial da catequese da Infância, para valorizar e festejar o Domingo da Palavra, de acordo com a proposta do Plano Diocesano de Pastoral (I.3.1.) e em resposta a um dos desafios do Papa Francisco, na Carta Apostólica com que concluiu o Ano da Misericórdia (Misericordia et misera, n.º 7).

 

O local escolhido foi o adro da Igreja de Matosinhos, com o seu “palco” natural, formado pelo pátio à entrada, em lugar mais elevado, tal como acontece na cena bíblica da proclamação do livro da Lei, numa praça ao ar livre, situada defronte da Porta das Águas (Neemias 8,1).

O encontro desenvolveu-se a partir da encenação de algumas passagens do referido livro de Neemias, do capítulo 2.º ao capítulo 8.º, com alguns enquadramentos e contextualizações, tais como a formação do Pentateuco (cena 1), a reconstrução das muralhas de Jerusalém (cena 2), o escrito do rolo da lei por Esdras (cena 3), a reconstituição dos levitas e a procissão da arca da aliança (cena 4), para culminar na leitura do Livro da Lei (cenas 5 e 6) e na reação emotiva e feliz, após a escuta da Palavra (cena 7) e o cântico de louvor. Foram envolvidas diretamente, “em palco”, 77 personagens, para além da “plateia” que interagia, chorando, cantando, aclamando, tal como outrora quando os levitas explicavam o sentido da Palavra e o povo respondia com voz forte, levantando as mãos e cantando: «Ámen! Ámen!».

No final daquela manhã, inteiramente dedicada à Palavra, Neemias disse ao povo:” “Ide para vossas casas, comei uma boa refeição, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que não têm nada preparado. Hoje é um dia consagrado a nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa fortaleza” (Neemias
8,10). E assim foi na tarde daquele domingo, dia 23 de abril: o Domingo da Palavra terminou com um ágape (convívio fraterno) entre todos, catequistas, catequizandos e pais e padres e diáconos permanentes.

Foi um notável acontecimento, de grande valor pedagógico e catequético, que fez deste “Domingo da Palavra” uma Festa com a Bíblia, um dia luminoso e feliz, com grande proveito pessoal e pastoral, para toda a Catequese da Infância da Vigararia de Matosinhos.

(AG)

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Recursos Gráficos
2018-07-13 15:07:10
Word
2018-07-13 14:53:13
Google Calendar - .CSV
2018-07-13 14:52:18
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.