Catequese da Vigararia de Matosinhos festejou o Domingo da Palavra PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Como vem sendo habitual, em tempo pascal, a Equipa Vicarial da Catequese, da Vigararia de Matosinhos, organiza anualmente um encontro com a Catequese da Infância e logo depois um outro com a Catequese da Adolescência.

No presente ano pastoral 2017/2018, a opção foi no sentido de aproveitar o encontro vicarial da catequese da Infância, para valorizar e festejar o Domingo da Palavra, de acordo com a proposta do Plano Diocesano de Pastoral (I.3.1.) e em resposta a um dos desafios do Papa Francisco, na Carta Apostólica com que concluiu o Ano da Misericórdia (Misericordia et misera, n.º 7).

O local escolhido foi o adro da Igreja de Matosinhos, com o seu “palco” natural, formado pelo pátio à entrada, em lugar mais elevado, tal como acontece na cena bíblica da proclamação do livro da Lei, numa praça ao ar livre, situada defronte da Porta das Águas (Neemias 8,1).

O encontro desenvolveu-se a partir da encenação de algumas passagens do referido livro de Neemias, do capítulo 2.º ao capítulo 8.º, com alguns enquadramentos e contextualizações, tais como a formação do Pentateuco (cena 1), a reconstrução das muralhas de Jerusalém (cena 2), o escrito do rolo da lei por Esdras (cena 3), a reconstituição dos levitas e a procissão da arca da aliança (cena 4), para culminar na leitura do Livro da Lei (cenas 5 e 6) e na reação emotiva e feliz, após a escuta da Palavra (cena 7) e o cântico de louvor. Foram envolvidas diretamente, “em palco”, 77 personagens, para além da “plateia” que interagia, chorando, cantando, aclamando, tal como outrora quando os levitas explicavam o sentido da Palavra e o povo respondia com voz forte, levantando as mãos e cantando: «Ámen! Ámen!».

No final daquela manhã, inteiramente dedicada à Palavra, Neemias disse ao povo:” “Ide para vossas casas, comei uma boa refeição, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que não têm nada preparado. Hoje é um dia consagrado a nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa fortaleza” (Neemias
8,10). E assim foi na tarde daquele domingo, dia 23 de abril: o Domingo da Palavra terminou com um ágape (convívio fraterno) entre todos, catequistas, catequizandos e pais e padres e diáconos permanentes.

Foi um notável acontecimento, de grande valor pedagógico e catequético, que fez deste “Domingo da Palavra” uma Festa com a Bíblia, um dia luminoso e feliz, com grande proveito pessoal e pastoral, para toda a Catequese da Infância da Vigararia de Matosinhos.

(AG)

Recursos Gráficos