Faixa publicitária
D. Manuel Linda visitou a ala pediátrica do Hospital de S. João PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

A primeira visita do novo bispo do Porto a uma instituição da cidade foi à ala pediátrica do Hospital de S. João. Aí encontrou-se com as crianças que vivem momentos de sofrimento juntamente com as suas famílias. Ofereceu-lhes pequenos ovos de Páscoa, um carinho e um sorriso de esperança.

Na tarde de terça-feira dia 17 de abril, D. Manuel Linda foi recebido pelo Dr. António Oliveira e Silva, presidente do Conselho de Administração com quem teve um breve encontro de cortesia. O objetivo não era institucional mas pastoral. O bispo do Porto queria estar com as meninas e meninos do S. João. Nessa visita teve a guiá-lo o Dr. Manuel Fontoura, Diretor de Serviço e o Enfermeiro Francisco, sempre com a presença acolhedora do Capelão do Hospital, padre Paulo Teixeira.

 

Cumprimentou médicos e enfermeiros, auxiliares e administrativos mas a atenção de D. Manuel Linda foi toda para as crianças e adolescentes hospitalizados. Procurou saber do estado de saúde de cada uma delas dando-lhes uma palavra de esperança e de consolo. O bispo do Porto contactou também com as famílias de algumas dessas crianças.

Entretanto, por uma feliz coincidência de calendário, no final da tarde de visita de D. Manuel Linda à ala pediátrica do Hospital de S. João, realizou-se a oração mensal promovida pelo Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Centro Hospitalar do S. João. Na Capela do Hospital estavam presentes cerca de 120 pessoas entre doentes, profissionais de saúde e voluntários. Destaque para o grupo da Missão País constituído, sobretudo, por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto que animaram este momento de “Oração do Entardecer no Hospital”.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, D. Manuel Linda sublinhou que quis visitar o Hospital de S. João porque quer “estar com as pessoas”, em particular no mundo hospitalar. Disse ainda que viu “muito carinho” e “competência técnica” na ala pediátrica do Hospital de S. João. O bispo do Porto referiu também que esta visita foi para vincar um seu objetivo que é o da “humanização” das organizações.

Recorde-se que umas das ideias lançadas na sua primeira homilia na sua Entrada Solene na diocese, no domingo dia 15 de abril, foi precisamente a “humanização das organizações”. Nesse dia de início da sua missão pastoral na diocese, D. Manuel Linda assinalou “dois âmbitos” de atuação da “comunidade crente”, o interno e o externo: “internamente, na santificação, isto é, no tornar os corações mais sensíveis, mais semelhantes ao de Cristo; externamente, contribuindo para a humanização das organizações e das estruturas, no respeito pela autonomia das realidades terrenas” – declarou o bispo do Porto na ocasião.

(RS)

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.