Faixa publicitária
Arouca celebra Festas da Rainha Santa Mafalda PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

Com forte componente cultural, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda promove eventos que preparam e solenizam a celebração da festa em hora de Santa Mafalda, padroeira da vila e do concelho de Arouca. Esse dia é feriado Municipal.

 

Eventos programados: No sábado, 28 de abril, às 15h – Mesa redonda: O Mosteiro de Arouca, o Contexto Religioso Cisterciense e a “Rainha Santa”, na Biblioteca D. Domingos Pinho Brandão, com a presidência de Carlos Brito, Juiz da Irmandade e tendo como participantes: Luís Carlos Amaral (Universidade do Porto) que apresenta o tema As «reformas» da Igreja e a renovação da vida monástica na Europa dos séculos XI e XII; Walter Osswald (Universidade do Porto e autor do Roteiro dos Mosteiros Cistercienses em Portugal) – Património cisterciense português- perspectivas da sua valorização; Maria Alegria Marques (Universidade do Coimbra) fala de A rainha D. Mafalda, senhora de Arouca e de muitos cuidados. Os convidados são apresentados por Maria de Lurdes C. Fernandes (Universidade do Porto, vogal da Mesa Administrativa da Irmandade). Às 17h haverá um momento musical. No domingo, 29 de abril, às 17h30, realiza-se um Concerto Coral Sinfónico, com o Coro Polifónico da Lapa e Orquestra Sine Nomine, sob a direção de Filipe Veríssimo, com Tiago Ferreira ao órgão. O programa contempla a Missa em Sol Maior de Franz Schubert (1797-1828) e Vésperas Solenes Comum de Nossa Senhora, de P. Ferreira dos Santos (n. 1936).

Na terça feira, 1 de maio, ás 17h, Concerto em honra da Rainha Santa Mafalda pelo grupo coral de Urrô, no cadeiral do mosteiro. Na quarta feira 2 de maio, Dia da Rainha Santa Mafalda: ás 9h, Alvorada com lançamento de foguetes, desfile da Banda Musical de Arouca através da Avenida 25 de Abril; 10h45, Acolhimento dos fiéis e devotos com concerto de órgão por Nicolas Roger; ás 11h, Missa solene presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Augusto Azevedo, com a participação do Grupo Coral de Urrô, acompanhado ao órgão por Nicolas Roger. Transmissão em direto da Rádio Regional de Arouca; às 13h, Almoço no Hotel São Pedro, para Convidados e Irmãos previamente inscritos; às 15h, Concerto pela Banda Musical de Arouca, na Praça Brandão de Vasconcelos; às 17h, Cerimónias religiosas e procissão solene pelas ruas da vila de Arouca, com a representação das Irmandades e Confrarias do Concelho de Arouca e da Irmandade do Mosteiro de Lorvão; às 18h30 – Continuação do concerto pela Banda Musical de Arouca, na Praça Brandão de Vasconcelos.

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Brochura Caminhada
2018-11-14 16:53:38
Word - V5
2018-11-06 15:59:47
PDF - V4
2018-11-06 15:45:09
Semana dos Seminários
2018-10-22 15:26:09
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.