Faixa publicitária
“Quero que vocês sejam as pessoas mais alegres de entre os jovens” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

O bispo do Porto esteve com mais de 11.500 alunos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no Parque Oriental do Porto. Foi na quarta-feira dia 16 de maio numa festa plena de alegria, convívio, música e diversão numa organização do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas e dos professores e Educação Moral e Religiosa Católica das escolas da diocese.

 

Uma festa com insufláveis, jogos, diversão e muita música no palco principal onde atuaram Fenando Daniel, o DJ Kalash e KKBB e desfilaram alguns “youtubers” que têm grande afinidade com os mais novos. Estes foram os condimentos de um encontro pleno de alegria e juventude com o lema “Faz-te próximo, a aventura do encontro”.

Foi a 16ª edição do Encontro de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica da diocese do Porto e que só foi possível devido à colaboração da Câmara Municipal do Porto, através da empresa Porto Lazer, e ainda da Polícia Municipal, PSP, Cruz Vermelha e Proteção Civil.

D. Manuel Linda, bispo do Porto, encontrou-se com os jovens e com as várias autoridades presentes. “Querem que faça um discurso de meia hora?” – perguntou o bispo do Porto em jeito de brincadeira, recolhendo os sorrisos dos jovens e uma calorosa resposta negativa.

Cumprimentando os alunos de Religião e Moral, os seus professores e comunidades escolares ali presentes, D. Manuel Linda pediu aos jovens para levaram a sua alegria a todos. Foram estas as palavras do bispo do Porto: “Quero somente dizer-vos uma coisa: o nosso mundo não é tão alegre como possa parecer, há muita tristeza e há quem não acredite na vida. Quero que vocês sejam as pessoas mais alegres de entre os jovens” – declarou.

E o bispo do Porto questionou: “Com quem posso contar para semearmos aí muita alegria de viver, muitos saltos, muitos risos, muita simpatia? Ponha o dedo no ar com quem posso contar.” Foram imensas as mãos que se levantaram e D. Manuel Linda rematou: “Eu também estou. Parabéns.”

Estiveram também no evento a vereadora da Câmara do Porto responsável pelo pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, César Navio, pelo Conselho de Administração da PortoLazer, EM, o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, a presidente da Junta da União das Freguesias de Massarelos e Lordelo do Ouro, Sofia Maia e ainda o pároco de Campanhã, o Cónego Fernando Milheiro.

António Madureira é o coordenador desta grande organização que envolve muitos professores e colaboradores. Em entrevista à VP, revelou que os alunos naquele dia “estão a receber um prémio” pela sua escolha de frequentar as aulas de Moral Católica.

O Diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas assinalou ainda que durante todo o ano os professores de EMRC cuidam de cada aluno “como único e como pessoa que merece todo o nosso carinho e todo o nosso respeito” – afirmou.

António Madureira sublinhou ainda que neste dia os professores dizem aos alunos que estão “com eles desde o 1º ano até ao 12º ano e que, independentemente das opções que eles façam, se precisarem” os professores de Moral Católica estarão “de braços abertos para os acolher”. Esta “é a mensagem” que os professores querem “colocar bem presente na vida de cada um” dos alunos – declarou.

De destacar que 11 alunos finalistas do Curso de Medicina da Universidade do Minho, ex-alunos de EMRC e participantes do projeto Porta Nova, vão em missão para países africanos de língua portuguesa, e estiveram no evento a divulgar o seu projeto.

Segundo a organização deste evento estiveram ali representados 82 agrupamentos escolares da diocese do Porto.

Por Rui Saraiva - VP

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Recursos Gráficos
2018-07-13 15:07:10
Word
2018-07-13 14:53:13
Google Calendar - .CSV
2018-07-13 14:52:18
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.