“Quero que vocês sejam as pessoas mais alegres de entre os jovens” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

O bispo do Porto esteve com mais de 11.500 alunos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no Parque Oriental do Porto. Foi na quarta-feira dia 16 de maio numa festa plena de alegria, convívio, música e diversão numa organização do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas e dos professores e Educação Moral e Religiosa Católica das escolas da diocese.

Uma festa com insufláveis, jogos, diversão e muita música no palco principal onde atuaram Fenando Daniel, o DJ Kalash e KKBB e desfilaram alguns “youtubers” que têm grande afinidade com os mais novos. Estes foram os condimentos de um encontro pleno de alegria e juventude com o lema “Faz-te próximo, a aventura do encontro”.

Foi a 16ª edição do Encontro de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica da diocese do Porto e que só foi possível devido à colaboração da Câmara Municipal do Porto, através da empresa Porto Lazer, e ainda da Polícia Municipal, PSP, Cruz Vermelha e Proteção Civil.

D. Manuel Linda, bispo do Porto, encontrou-se com os jovens e com as várias autoridades presentes. “Querem que faça um discurso de meia hora?” – perguntou o bispo do Porto em jeito de brincadeira, recolhendo os sorrisos dos jovens e uma calorosa resposta negativa.

Cumprimentando os alunos de Religião e Moral, os seus professores e comunidades escolares ali presentes, D. Manuel Linda pediu aos jovens para levaram a sua alegria a todos. Foram estas as palavras do bispo do Porto: “Quero somente dizer-vos uma coisa: o nosso mundo não é tão alegre como possa parecer, há muita tristeza e há quem não acredite na vida. Quero que vocês sejam as pessoas mais alegres de entre os jovens” – declarou.

E o bispo do Porto questionou: “Com quem posso contar para semearmos aí muita alegria de viver, muitos saltos, muitos risos, muita simpatia? Ponha o dedo no ar com quem posso contar.” Foram imensas as mãos que se levantaram e D. Manuel Linda rematou: “Eu também estou. Parabéns.”

Estiveram também no evento a vereadora da Câmara do Porto responsável pelo pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, César Navio, pelo Conselho de Administração da PortoLazer, EM, o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, a presidente da Junta da União das Freguesias de Massarelos e Lordelo do Ouro, Sofia Maia e ainda o pároco de Campanhã, o Cónego Fernando Milheiro.

António Madureira é o coordenador desta grande organização que envolve muitos professores e colaboradores. Em entrevista à VP, revelou que os alunos naquele dia “estão a receber um prémio” pela sua escolha de frequentar as aulas de Moral Católica.

O Diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas assinalou ainda que durante todo o ano os professores de EMRC cuidam de cada aluno “como único e como pessoa que merece todo o nosso carinho e todo o nosso respeito” – afirmou.

António Madureira sublinhou ainda que neste dia os professores dizem aos alunos que estão “com eles desde o 1º ano até ao 12º ano e que, independentemente das opções que eles façam, se precisarem” os professores de Moral Católica estarão “de braços abertos para os acolher”. Esta “é a mensagem” que os professores querem “colocar bem presente na vida de cada um” dos alunos – declarou.

De destacar que 11 alunos finalistas do Curso de Medicina da Universidade do Minho, ex-alunos de EMRC e participantes do projeto Porta Nova, vão em missão para países africanos de língua portuguesa, e estiveram no evento a divulgar o seu projeto.

Segundo a organização deste evento estiveram ali representados 82 agrupamentos escolares da diocese do Porto.

Por Rui Saraiva - VP

Recursos Gráficos