Faixa publicitária
Saudação e ação de graças pela eleição ao cardinalato de D. António Marto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Textos e Apresentações

Como é do domínio público, o Santo Padre escolheu para com ele trabalhar mais de perto no governo universal da Igreja, elevando-o à dignidade cardinalícia, o atual Bispo de Leiria-Fátima, D. António Augusto dos Santos Marto.

O novo Cardeal realizou parte da sua formação sacerdotal no nosso Seminário Maior do Porto e, após o doutoramento em Roma, a ele voltaria como formador e prefeito de estudos, em 1997. Ao longo de vinte e três anos, até 2000, ano da sua eleição para o Episcopado, exerceu, entre nós, uma intensa atividade docente e pastoral. Na nossa cidade, lecionou no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, no Centro de Cultura Católica e no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (Faculdades de Teologia e de Direito), vindo a ser eleito para Diretor-adjunto da Faculdade de Teologia. Ao mesmo tempo, percorreu a Diocese em conferências, pregações e até na preparação para o Crisma, de cuja atividade viria a resultar uma obra em dois volumes.

 

É de todos conhecida a simpatia que D. António Marto devota ao Porto: aqui tem muitos dos seus melhores amigos e por aqui passa sempre que a agenda lho permite. E também é notória a recordação carinhosa que a Igreja do Porto dedica a quem com ela tanto se relacionou.

Por tudo isto, a Diocese do Porto participa do imenso júbilo com que os amigos celebram esta feliz escolha de D. António Marto para o Cardinalato, agradecem muito ao Santo Padre e pedem ao Espírito de Deus cumule de graças e de bênçãos quem, a partir do «sagrado colégio», é agora chamado a ajudar o Papa Francisco na tarefa da renovação da Igreja, de modo a corresponder cada vez mais ao rosto do Ressuscitado e a constituir-se sinal de esperança para este mundo globalizado, mas também com fortes convulsões. Pelos seus dotes de sabedoria, fina sensibilidade pastoral, reconhecido otimismo e plena adesão à fé católica, o Cardeal D. António Marto constituirá uma forte mais-valia para a Igreja universal e para o mundo que servimos.

Enquanto o felicito vivamente em nome de toda a Diocese, também lhe asseguro a certeza da nossa oração. Iguais sentimentos dirijo ao Papa Francisco, ele que, como tantas outras vezes, nos surpreende com a ousadia típica de um «homem de Deus».

Porto, 20 de maio de 2018

 

+ Manuel, Bispo do Porto

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Recursos Gráficos
2018-07-13 15:07:10
Word
2018-07-13 14:53:13
Google Calendar - .CSV
2018-07-13 14:52:18
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.