“A nossa sociedade precisa de ternura” – o bispo do Porto na Procissão da Luz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

D. Manuel Linda afirmou que na sociedade “quando há ternura há proximidade”, tendo assinalado que de Maria, Mãe de Jesus, “obtemos imensa ternura”. O bispo do Porto destacou que com a luz da fé “sabemos que não estamos abandonados” e podemos, assim, “caminhar na mesma direção num forte projeto social”

Mais de um milhar de diocesanos caminhou com Nossa Senhora pelas ruas do centro da cidade do Porto, recitando o Terço e entoando cânticos na noite de sábado dia 26 de maio.

Na ocasião, o bispo do Porto assinalou a sua “enorme alegria por este belíssimo momento” em que a cidade do Porto “tornou-se uma igreja”. D. Manuel Linda recordou que o Porto é conhecido como “a cidade do trabalho, da liberdade e da Virgem”. Contudo, é esta última característica que dá força às duas primeiras. “É a Virgem que faz a ligação entre o trabalho humano e a liberdade” – disse D. Manuel Linda.

O bispo do Porto deixou três breves notas: na primeira falou de ternura dizendo que ao acompanharmos Nossa Senhora “dela obtemos imensa ternura” sobretudo nos dias mais difíceis da nossa existência, pois ela é “nossa Mãe” – frisou.

O bispo do Porto afirmou que “a nossa sociedade precisa de ternura” e “precisa de se comprometer com a ternura, porque quando há ternura há proximidade”– sublinhou D. Manuel Linda acentuando que quando falta ternura “despachamos os outros e não queremos saber deles”.

“Grande parte dos problemas que hoje enfrenta a nossa sociedade, os ditos problemas fraturantes, são isto mesmo: fraturam porque não há conhecimento da ternura que nos leva ao compromisso” – disse o bispo do Porto salientando que “com Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe nós estamos comprometidos porque a ternura que sentimos nela é a ternura que depois lhe devotamos”.

Em segundo lugar D. Manuel Linda falou de luz recordando que a Procissão daquela noite foi feita com “uma luz acesa” nas mãos. Uma “luz que simboliza a fé” que “recebemos no batismo” e que estava “nas nossas mãos ou nas mãos dos nossos pais ou padrinhos no dia do nosso batismo” e que nos acompanha durante toda a vida. “Gostamos de ser acompanhados por esta luz” que é a luz da vivência da “fé” que “temos sempre connosco” – disse o bispo do Porto assinalando que, desta forma, “sabemos que não estamos abandonados” pois “há um Pai que cuida de nós” – afirmou.

Numa última e terceira nota D. Manuel Linda sublinhou que nesta Procissão “todos caminhamos na mesma direção”, uma “bonita imagem” para a nossa sociedade pois demonstra que é possível na vida “todos caminharmos para o mesmo horizonte, todos na mesma direção” – declarou o bispo do Porto referindo que seria bom estarmos todos “lado a lado sem nos acotovelarmos”.

“As sociedades modernas precisam disto: sabermos caminhar na mesma direção num forte projeto social” – ressaltou D. Manuel exortando os fiéis a caminharem “lado a lado como irmãos” com as outras pessoas.

O bispo do Porto exortou os presentes a passarem aos outros esta mensagem de ternura e de proximidade para que no próximo ano, no encerramento do mês mariano de 2019, compareçam ainda mais fiéis a esta Procissão da Luz.

Antes da Benção Final, tempo ainda para uma breve alocução do Cónego Fernando Milheiro, pároco de Campanhã e vigário da vigararia nascente da cidade do Porto, na qual salientou que neste momento de oração e procissão todos os fiéis presentes estiveram unidos a tantos outros que também rezam com Nossa Senhora em tantos outros lugares.

O Cónego Milheiro sublinhou ainda o trabalho desenvolvido, para esta iniciativa, pelas paróquias da cidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto. Agradecimento especial às forças policiais presentes e aos escuteiros.

Esta foi mais uma edição da “Procissão da Luz na Cidade da Virgem” que teve o seu início nos frutos da caminhada pastoral “Missão 2010”. O dia sempre escolhido é o 31 de maio que este ano, devido à coincidência da data com a Solenidade do Corpo de Deus, viu ser o sábado, 26 de maio, o momento para esta iniciativa mariana.

A Procissão da Luz reúne a Cidade do Porto, Cidade da Virgem, à volta de Maria, a Mãe que nos leva a encontrar Jesus. Numa organização das vigararias nascente e poente da cidade do Porto, esta procissão, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, começou na Igreja da Trindade e percorreu as ruas Fernandes Tomás, Santa Catarina, Passos Manuel, Praça D. João I, Avenida dos Aliados, e regressou à Trindade onde teve lugar a Mensagem do bispo do Porto e a Bênção Final.

Por Rui Saraiva - VP

Ficha de inscrição e programa
2018-06-13 15:14:45
Ficha de inscrição