Um Seminário em tempo de globalização PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

A propósito das primeiras ordenações de presbíteros do Seminário Diocesano Redemptoris Mater, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, fez publicar a seguinte nota que aqui divulgamos:

“O nosso Seminário Redemptoris Mater produziu «os primeiros frutos da seara». É para isso que ele existe. E o que poderia ser uma não-notícia, devido ao contexto e significado profundo, reveste-se de verdadeira importância.

Primeiro, porque os ordenados, geograficamente, vêm de longe: passaremos a contar, entre o nosso clero e entre os formados na nossa Diocese, com sacerdotes provenientes de outros continentes, cor da pele, culturas e mentalidades.

Depois, porque se filiam numa específica espiritualidade. E isso não dará pretexto para a desunião, mas representa uma enorme riqueza, como acentuou o Papa Bento XVI em Fátima, no encontro com o clero.

Finalmente, o seu processo formativo pode ajudar-nos a encontrar uma nova forma de seleção das vocações e mesmo um outro modelo de funcionamento dos nossos Seminários «maiores» que, há quatrocentos anos, desde Trento, seguem sempre o mesmo esquema.

Tudo isto são boas notícias para um mundo e um tempo que mudou muito e que, habitualmente, designamos como «globalização».”

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40