Exposição recorda D. António Francisco dos Santos, no Mosteiro de Grijó, Gaia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

No âmbito das Festas de S. Salvador de Grijó foi inaugurada, na sexta-feira 13 de julho, a exposição Caritas Christi urget nos, “Movidos pelo amor de Deus” que serve de homenagem à figura de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto que faleceu no dia 11 de setembro de 2017. Esta exposição de pintura e escultura reúne trabalhos de 60 artistas.

Nesta abertura da exposição esteve presente o bispo do Porto, D. Manuel Linda e o Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. Anfitrião deste momento foi o pároco de Grijó, Cónego António Coelho que é também Vigário Geral da Diocese do Porto.

Como prelúdio do início da VII Exposição de Arte promovida pela paróquia de São Salvador de Grijó, os presentes que encheram por completa a Igreja, forma brindados com uma magnífica atuação do Coro do Mosteiro de Grijó sob a direção de Joaquim Marçal e com a participação do organista Daniel Ribeiro. Interpretaram com desempenho elevado a Missa Coral nº4, em sol menor, de Charles-François Gounod. Uma peça para coro a quatro vozes e órgão, publicada em 1888 e onde é constante a presença da melodia inicial do Credo em canto gregoriano.

Recordemos que na mensagem que escreveu para esta exposição o bispo do Porto sublinha desejar “que a beleza e a emoção desta exposição nos ajude a mover com amor, pelo amor e para o Amor. Nos ajude a mover para Deus. E para os outros, especialmente os pobres, os infelizes e os sem-esperança, pois são estes o verdadeiro rosto onde Deus habita” – escreve D. Manuel Linda.

De referir que D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, na sua qualidade de vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais escreveu também uma breve mensagem para esta exposição assinalando que “esta exposição fala-nos, com variadas linguagens artísticas, do amor e das suas obras: o Amor de Deus, o amor a Deus, o amor entre criaturas”.

As várias expressões plásticas, que nesta exposição, honram a memória e a obra de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto de 2014 a 2017, são dignas de nota de louvor especial pela sua diversidade e qualidade. Deixamos aqui a sugestão de uma visita à Exposição e também ao Mosteiro de Grijó.

(RS)

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida