Faixa publicitária
Amarante: visita pastoral a São Paio de Oliveira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias Vigararias

 

O Senhor D. António Augusto visitou, entre os dias 8 e 11 de Novembro, a Paróquia de São Paio de Oliveira, pertencente à Vigararia de Amarante. Foram dias marcados pelo diálogo entre os vários elementos e órgãos da comunidade.

 

As atividades tiveram início no dia 8, com a visita aos doentes acamados e às suas famílias, onde o Senhor Bispo deixou uma palavra de conforto e esperança. Seguiu-se um jantar que reuniu o Conselho Económico e os Membros da Junta e Assembleia de Freguesia. Este momento ficou marcado pela consciencialização da importância da partilha de conhecimento e de uma aproximação entre as instituições de forma a servir a comunidade. Marcada pela grande participação da comunidade, celebrou-se então a Eucaristia Semanal, presidida pelo Senhor D. António Augusto, que vincou a importância da fé recebida e da sua transmissão às gerações futuras. Após a Eucaristia, o Senhor Bispo voltou a reunir com a Junta e Assembleia de Freguesia. Em diálogo, uma das preocupações apontadas pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia foi o envelhecimento da população, agravada pela emigração resultante da crise económica, colocando em risco instituições como o Externato de Vila Meã. Mais uma vez, a importância do serviço na vida foi realçada, sendo que ambas as instituições desempenham um papel fundamental para o bem da comunidade a que se dedicam.

No dia 9, o Senhor Bispo efetuou a visita às empresas que, na sua maioria de cariz familiar e de carácter diversificado, contribuem para o bem-estar económico e social da comunidade. Seguiu-se um jantar com os colaboradores e delegados dos vários grupos paroquiais, após o qual se reuniram para dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos diversos sectores pastorais. Nesta “Assembleia Paroquial”, apelidada assim pelo Senhor Bispo, este realçou a importância dos vários órgãos de um mesmo corpo, a Igreja, animados pelo Espírito Santo. O Senhor D. António Augusto fez notar ainda a necessidade do serviço missionário na comunidade cristã, que se torna cada vez mais relevante num contexto globalizado, apontando que mais do que um obstáculo, este pode servir como meio de aproximação e acolhimento. Por último, lançou ainda o desafio para instituir o Conselho Pastoral Paroquial.

No dia 10, o Senhor Bispo reuniu com as crianças, pais e catequistas da Paróquia de São Paio de Oliveira onde, também com eles, reforçou a importância da transmissão da fé, relembrando o papel fundamental de ambas as gerações neste processo. Seguiu-se a celebração da Eucaristia com a Unção dos Doentes onde deixou uma palavra de esperança aos mesmos, agora fortalecidos pela força de Deus. O dia terminou com um encontro do Senhor D. António Augusto com as Associações locais e um jantar partilhado, onde foi visível a comunhão e cooperação entre as mesmas.

No último dia da Visita Pastoral, o Senhor D. António Augusto presidiu à celebração da Eucaristia, após a qual procedeu à bênção da Via-Sacra colocada na escadaria adjacente à Igreja de São Paio de Oliveira. Tal como na celebração Eucarística anterior, foi um momento marcado pela grande adesão da comunidade.

(inf: Liliana Costa)

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.