Faixa publicitária
Homilia da Missa de Ramos de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2019

Salvos no amor

Esta celebração dos Ramos e da Paixão do Senhor possui dois âmbitos de referência que parecem inconciliáveis entre si: o aplauso e o triunfo contrastam fortemente com a condenação e a morte de cruz. Não obstante, a primeira parte quase se dilui na segunda e a Paixão predomina sobre os Ramos. Porquê?

 

A entrada triunfal em Jerusalém refere-se à simpatia e emotividade do povo para com Jesus. Julgo que nem sequer se poderá falar em amor por parte da multidão. Mas na Paixão, sim, há amor e do mais puro, daquele que não espera nada em troca. O Senhor, na verdade, pode dizer ao Pai: “Eis-me aqui. Eu venho, à Deus, para fazer a vossa vontade” (Heb 10, 7). E esta vontade é o nosso bem total: é uma vontade salvífica.

 

Quer dizer: a salvação não consiste, principalmente, num ato de amor da pessoa a Deus. A salvação é um amor atuado na história por parte de Deus, em Cristo, em nosso benefício. De tal forma que, mesmo que nós não amássemos a Deus, nem por isso deixaríamos de ser salvos em Jesus Cristo. Mas, é claro, Amor com amor se paga: seríamos absolutamente insensíveis se não nos rendêssemos a esse Amor que se nos dirige e nos eleva. Isto é, Amor que nos salva.

São estes os traços que São Lucas mais sublinha, sensível como é àqueles pormenores que fazem toda a diferença. O Evangelista destaca esta bondade do Senhor, continuamente em ação, quer no acolhimento do traidor, quer no perdão a Pedro, no consolar as mulheres que choram ou na intercessão que faz em favor de quem o crucifica e injuria.

A salvação é amor atuado. O Senhor salvou-nos porque se fez vítima de expiação ao assumir em si as nossas culpa, ódios, rancores e faltas de amor. Tomou tudo isto sobre si e não fugiu aos golpes e ao sofrimento que deveria recair sobre nós. Aceite, assim, o nosso lugar, por amor e só por amor, a sua paixão torna-se fonte de salvação. E, consequentemente, também motivo de vitória e triunfo. Por isso, no espírito deste dia, de alguma forma, já se inclui o hossana pascal.

Vivamos esta semana na dimensão do amor que responde ao Amor primeiro.

 

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.