Homilia da Missa de Ramos de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Documentos - Homilias 2019

Salvos no amor

Esta celebração dos Ramos e da Paixão do Senhor possui dois âmbitos de referência que parecem inconciliáveis entre si: o aplauso e o triunfo contrastam fortemente com a condenação e a morte de cruz. Não obstante, a primeira parte quase se dilui na segunda e a Paixão predomina sobre os Ramos. Porquê?

A entrada triunfal em Jerusalém refere-se à simpatia e emotividade do povo para com Jesus. Julgo que nem sequer se poderá falar em amor por parte da multidão. Mas na Paixão, sim, há amor e do mais puro, daquele que não espera nada em troca. O Senhor, na verdade, pode dizer ao Pai: “Eis-me aqui. Eu venho, à Deus, para fazer a vossa vontade” (Heb 10, 7). E esta vontade é o nosso bem total: é uma vontade salvífica.

Quer dizer: a salvação não consiste, principalmente, num ato de amor da pessoa a Deus. A salvação é um amor atuado na história por parte de Deus, em Cristo, em nosso benefício. De tal forma que, mesmo que nós não amássemos a Deus, nem por isso deixaríamos de ser salvos em Jesus Cristo. Mas, é claro, Amor com amor se paga: seríamos absolutamente insensíveis se não nos rendêssemos a esse Amor que se nos dirige e nos eleva. Isto é, Amor que nos salva.

São estes os traços que São Lucas mais sublinha, sensível como é àqueles pormenores que fazem toda a diferença. O Evangelista destaca esta bondade do Senhor, continuamente em ação, quer no acolhimento do traidor, quer no perdão a Pedro, no consolar as mulheres que choram ou na intercessão que faz em favor de quem o crucifica e injuria.

A salvação é amor atuado. O Senhor salvou-nos porque se fez vítima de expiação ao assumir em si as nossas culpa, ódios, rancores e faltas de amor. Tomou tudo isto sobre si e não fugiu aos golpes e ao sofrimento que deveria recair sobre nós. Aceite, assim, o nosso lugar, por amor e só por amor, a sua paixão torna-se fonte de salvação. E, consequentemente, também motivo de vitória e triunfo. Por isso, no espírito deste dia, de alguma forma, já se inclui o hossana pascal.

Vivamos esta semana na dimensão do amor que responde ao Amor primeiro.

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40