Faixa publicitária
Benção das Pastas 2019: Bispo do Porto pediu empenho social aos finalistas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Na Missa da Benção das Pastas, D. Manuel Linda alertou para o perigo do individualismo e exortou os jovens, que agora entram no mercado de trabalho, a utilizarem o seu diploma universitário em benefício da sociedade

 

A Semana da Queima das Fitas começa no Porto com a Benção das Pastas dos finalistas universitários. As famílias e amigos dos jovens estudantes reuniram-se em dia festivo e repleto de emoções, fazendo também dedicação amorosa às mães que o domingo dia 5 de maio celebrava.

Bem cedo, naquela manhã, eram já muitos os estudantes que ensaiavam os cânticos e preparavam todos os pormenores da Missa que foi presidida por D. Manuel Linda, bispo do Porto na Avenida dos Aliados bem no coração da invicta cidade do Porto. Concelebrou D. Armando Domingues, bispo auxiliar do Porto e também vários sacerdotes que estão ligados ao acompanhamento dos estudantes universitários. Participaram nesta Missa milhares de pessoas.

 

Dimensão social no futuro trabalho dos finalistas

Na sua homilia, D. Manuel Linda referiu que, na leitura do Evangelho, Jesus manifesta-se aos seus discípulos de modo simples, num episódio no qual Jesus “providencia o bem-estar” dos pescadores numa faina abundante, mas também das suas “famílias”. Desta forma, “o diploma” dos estudantes universitários – lembrou o bispo do Porto fazendo a analogia com a celebração daquele dia – “é a certeza de que o Senhor providencia o vosso sustento” – afirmou.

“Assim como eu fiz, vós deveis fazer também” – são as palavras de Jesus aos seus discípulos, que D. Manuel Linda recordou na sua homilia para afirmar a “dimensão social” de um curso universitário. “O vosso curso é um instrumento de trabalho, mas não só para vosso benefício É também para benefício da sociedade” – declarou o bispo do Porto pedindo empenho social aos jovens finalistas universitários.

O serviço da comunidade foi uma das tónicas da homilia de D. Manuel Linda que pediu aos estudantes, que agora vão entrar no mundo do trabalho, para não planarem nas suas vidas voando por cima dos outros. Alertando os jovens para o perigo do individualismo, exortou-os a não verem os outros do alto, perdendo, assim, o contacto com a realidade. É preciso “servir a comunidade” – afirmou o bispo do Porto no final da sua homilia.

“As vossas fitas chegam ao Céu”

No final da Eucaristia, o padre José Pedro Azevedo, responsável pela animação da Pastoral Universitária na diocese do Porto, proferiu uma curta mensagem na qual expressou a sua alegria pelo cumprimento de mais uma Benção das Pastas. Sublinhou que esta é preparada ao longo do ano por toda a equipa da Pastoral Universitária e pelos finalistas com muito empenho e dedicação.

Saudou os representantes das diferentes instituições de Ensino Superior e várias autoridades que permitiram a realização deste evento, com um especial agradecimento à Câmara Municipal do Porto. Fez também um particular agradecimento ao Coro e músicos que animaram a celebração eucarística.

Destaque para a saudação aos protagonistas da festa, os finalistas, a quem o padre José Pedro Azevedo declarou: “as vossas fitas, acreditem: chegam ao Céu!”

A alegria da Benção

No final da eucaristia o bispo do Porto, D. Manuel Linda, percorreu todo o espaço onde estavam os finalistas., aspergindo com água benta e saudando os estudantes. Este é sempre um momento de alegre contacto e mesmo de comoção para os jovens estudantes finalistas. Findo um tempo de árduo trabalho e estudo este é um momento de agradecimento a Deus pelo período percorrido, para muitos estudantes, com grande sacrifício. O bispo do Porto a todos saudou com afável disponibilidade e simpatia.

texto e fotos Rui Saraiva - VP

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.