Faixa publicitária
Conselho Diocesano de Pastoral: caminho de formação e amadurecimento PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

Para avaliar a implementação do plano pastoral «A alegria do Evangelho é a nossa missão» e programar o próximo projeto pastoral, reuniu, na Casa Diocesana de Vilar, no dia 18 de Maio de 2019, o Conselho Diocesano de Pastoral, sob a presidência do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e com presença dos seus bispos auxiliares.

Após saudar e agradecer a presença de todos, na palavra de abertura, o bispo do Porto situou a temática do projeto pastoral para os próximos três anos. Propõe-se a apresentação do fundamental cristão, através do aprofundamento dos três sacramentos da Iniciação Cristã, que se deve concretizar num estilo de vida e em atitudes cristãs. Terminou esta intervenção inicial pedindo propostas concretas para uma maior consciencialização da vida nova recebida no batismo.

 

De seguida, foi apresentado o contexto do projeto pastoral e as propostas do itinerário pastoral. Após um esforço de
proclamação e anúncio da alegria do Evangelho a todos, parece necessário encetar, em profunda ligação com o anúncio missionário, um caminho de iniciação cristã, unitário e coerente, em íntima relação com os sacramentos da Iniciação Cristã. Como refere o Papa Francisco «o primeiro anúncio deve desencadear também um caminho de formação e de amadurecimento» (EG 160).

Alguns conselheiros, não pondo em causa a pertinência da temática da Iniciação Cristã, colocaram a hipótese de antes de avançar para um novo projeto se dedicar um ano à avaliação do projeto anterior e à reflexão sobre os organismos de comunhão e de corresponsabilidade. Outros realçaram a necessidade de haver continuidade entre os dois projetos.

Após o intervalo foram apresentadas as conclusões dos trabalhos de grupo. Foi referido, no concerne ao plano pastoral anterior, que foi um fator de unificação e dinamização pastoral de toda a diocese. Criou dinâmicas pastorais a nível vicarial e diocesano. As caminhadas dos tempos litúrgicos fortes ajudaram na dinamização da pastoral paroquial e fortaleceram o sentido de pertença à mesma Igreja diocesana.

Já no que diz respeito ao primeiro ano do próximo plano pastoral dedicado ao sacramento do batismo foi apontada a necessidade da criação de equipas de catecumenado em todas as vigararias da diocese. Será também aconselhável criar equipas de batismo nas paróquias que possam fomentar preparação do sacramento e proporcionar uma boa celebração.

Devido à dificuldade de alguns pais e padrinhos estarem presentes nas reuniões de preparação foi proposto o uso das novas tecnologias numa formação não presencial. É urgente fazer um trabalho mais intenso e mais profundo com os pais das crianças da catequese e acompanhar os pais e as crianças que foram batizadas em bebés até à altura da inscrição da catequese. Será também necessário fazer um acampamento permanente aos que foram batizados em jovens e adultos.

Começando por agradecer o contributo de todos, na palavra final, D. Manuel Linda, felicitou D. António Augusto pela recente nomeação para a diocese de Vila Real, uma Igreja particularmente irmã da do Porto, e agradeceu-lhe o trabalho desempenhado na diocese do Porto. Realçou a nomeação da equipa diocesana de apoio aos casais em situação de fragilidade, composta por casais, juristas e sacerdotes. Convidou a todos a empenhar-se na maior integração destes casais e no processo de discernimento destas pessoas. Pediu o empenhamento de todos na preparação das Jornadas da Juventude de 2020, que deve envolver a todos e não só o Secretariado Diocesano da Juventude. Referiu, ao terminar, como é costume, que para o próximo ano pastoral será elaborada um calendário com todas as atividades diocesanas.

(inf: Comissão Permanente do Conselho Diocesano de Pastoral)

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.