Faixa publicitária
Propostas de Formação Teológico-Pastoral do Centro de Cultura Católica do Porto para 2019/2020 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias - Notícias

O Centro de Cultura Católica do Porto (CCC), a funcionar na Casa da Torre da Marca, dá a conhecer o seu programa de cursos e atividades formativas para o ano letivo de 2019/2020, pensado sob inspiração da exortação apostólica “Christus vivit”, no seguimento do sínodo sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, e quando surgem os primeiros sinais duma atenção próxima da diocese do Porto à iniciação cristã. Deste contexto emerge o lema “Aprofundar a experiência fundante da fé”, em torno do qual gravitam as várias iniciativas, numa atenção específica à espiritualidade juvenil e aos conteúdos essenciais da fé, concretizada numa disciplina e num ciclo respetivamente. Outras disciplinas do plano curricular habitual também correspondem aos desafios atuais, nomeadamente no que respeita à formação da consciência moral, ao discernimento vocacional, à leitura espiritual da Sagrada Escritura, à cultura e à família.

Mantendo as suas propostas formativas estruturantes já habituais no âmbito teológico-pastoral e da formação para os vários ministérios, o CCC apresenta três novidades para o próximo ano: 1. O currículo do Curso Básico de Teologia integra duas novas disciplinas ­– Introdução à Sagrada Escritura; Deus entre gadgets e sonhos: Espiritualidade Juvenil ? que, como todas as outras, podem ser frequentadas isoladamente. 2. Para aprofundar a fé cristã, foi programado o ciclo de documentários “Viagem ao Fundamental da Fé I”, a continuar posteriormente. 3. A ação de formação em Iconografia Cristã vai continuar com um terceiro nível, em que se podem inscrever também aqueles que não frequentaram os anteriores

Os cursos previstos:

O CCC mantém em 2019/2020 os habituais Cursos no âmbito da teologia, da catequese e educação da fé, e da liturgia, destinados aos que buscam uma fé mais esclarecida, àqueles que as comunidades entendem formar para os vários serviços eclesiais, às religiosas que desejam aprofundar os seus conhecimentos teológicos no âmbito da sua vida de consagração e aos candidatos ao diaconado permanente no seu percurso formativo para a ordenação.

1.Curso Básico de Teologia

O Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos distribuído por três anos em regime rotativo, faculta aos alunos uma formação teológico-pastoral de nível médio. As aulas decorrem às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral (das 19 às 21 horas) e aos sábados de manhã (8.30 às 13 horas).

Em 2019/2020 vão ser lecionadas as seguintes disciplinas pelos professores indicados: : Teologia Fundamental (José Pedro Angélico); Deus entre gadgets e sonhos: Espiritualidade Juvenil (Alexandre Freire Duarte); Pastoral Familiar (Emanuel Brandão de Sousa); Teologia da Vocação (Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações); Liturgia I: O diálogo de Deus com o seu Povo (João da Silva Peixoto); Introdução à Sagrada Escritura (Domingos Areais); História da Igreja I: Época Antiga e Medieval (Adélio Fernando Abreu); Sagrada Escritura II: O Evangelho e os Evangelhos (Domingos Areais); Teologia Moral I: Moral Fundamental (Maria da Glória Magalhães).

De modo a ir ao encontro do interesse e da disponibilidade dos alunos, para além da inscrição para frequência integral do Curso, admite-se também a inscrição por disciplinas.

2. Curso Complementar de Formação de Catequistas

O Curso Complementar de Formação de Catequistas, organizado em colaboração com o Secretariado Diocesano da Educação Cristã, vai ser lecionado aos sábados de manhã, em regime rotativo, segundo um plano de estudos trienal, que integra no próximo ano as seguintes disciplinas do Curso Básico de Teologia: Liturgia I; Introdução à Sagrada Escritura; História da Igreja I; Sagrada Escritura II; Teologia Moral I. Ao triénio curricular segue-se um ano de estágio sob orientação do Secretariado Diocesano da Educação Cristã.

3.Cursos de Ministérios Litúrgicos

Os Cursos de Ministérios Litúrgicos, pensados e desenvolvidos em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornecem àqueles que os frequentam as competências necessárias para o exercício dos ministérios e serviços no âmbito da liturgia. No seguimento dos anos anteriores, estão previstos os seguintes cursos:

- O Curso de Acólitos, que forma para o serviço litúrgico do altar e do presidente na celebração da Eucaristia e dos outros sacramentos e sacramentais e integra as seguintes disciplinas: Ano Litúrgico; Arte e Liturgia; Cerimonial; História da Salvação; Lecionário; Liturgia; Movimento e Expressão Corporal; Simbólica Litúrgica.

- O Curso de Leitores, que forma para o serviço litúrgico da Palavra e integra as seguintes disciplinas: Arte de Dizer; Coro de Leitores; História da Salvação; Lecionário; Liturgia; Sagrada Escritura; Proclamação Litúrgica.

- O Curso de Música Litúrgica, que forma para o serviço litúrgico de canto e música (organistas, diretores de coro e de assembleia, salmistas, cantores…) e se desdobra no Curso Preparatório, no Curso de Salmistas e no Curso Geral. O Curso Preparatório visa proporcionar aos candidatos as habilitações indispensáveis para poderem frequentar com aproveitamento o Curso Geral e integra as disciplinas de Canto, Coro, Formação Musical e Piano. O plano de estudos do Curso de Salmistas é constituído pelas disciplinas de Arte de Dizer, Canto, Coro, Formação Musical, História da Salvação, Instrumento de Tecla, Liturgia e Proclamação Litúrgica. No Curso Geral são lecionadas as disciplinas de Coro, Direção Coral, História da Música Sacra, História da Salvação, Harmonia, Liturgia e Órgão.

Estes cursos, de duração trienal, são lecionados aos sábados de manhã (leitores e acólitos) e também de tarde (música litúrgica).

Condições de inscrição e frequência:

As inscrições nos cursos antes referidos fazem-se até 31 de julho e de 2 a 27 de setembro na secretaria do CCC (Casa da Torre da Marca – Rua D. Manuel II, 286 – 4050-344 PORTO – Tel. 226094639 – Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ; ccc.diocese-porto.pt), de segunda a sexta-feira das 15 às 19 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Durante o mês de agosto a secretaria encontra-se encerrada. Os candidatos ao Curso de Música Litúrgica fazem o teste de admissão a 28 de setembro. As aulas do Curso Básico de Teologia começam a 3 de outubro e as da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos e do Curso Complementar de Formação de Catequistas a 5 de outubro.

Para se proceder à inscrição, é necessário satisfazer as seguintes condições consoante os cursos:

- Curso Básico de Teologia: 12º ano de escolaridade ou equivalente.

- Curso Complementar de Formação de Catequistas: Curso Geral de Catequistas; apresentação do pároco ou superior da comunidade.

- Cursos de Acólitos e Leitores: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade.

- Curso de Salmistas: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais.

- Curso Preparatório de Música: 9º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; idade máxima de 26 anos.

- Curso Geral de Música: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; aprovação em teste de admissão em Piano e Formação Musical, de acordo com o programa disponível no CCC; idade máxima de 30 anos.

 

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Quer receber as nossas novidades no seu e-mail? Subscreva a nossa Newsletter especificando o seu endereço de e-mail:

Entrada Solene de D. Manuel Linda na Diocese do Porto

Agência Ecclesia

Guia?o.56.ª.Semana.Orac?a?o.Vocac?o?es Versão reduzida
2019-04-26 12:20:40
Cartaz e banner FB
2019-04-17 14:56:29
Pagela Oração
2019-04-17 14:56:10
Guião
2019-04-17 14:55:11
Faixa publicitária
Faixa publicitária


© Diocese do Porto, Todos os Direitos Reservados.